quinta-feira, 22 de março de 2012

Taça da Liga - Gil Vicente x Braga (Meia-Final)

1ª Parte
Ambas as equipas tinham como primeira opção ofensiva o contra-ataque, no entanto, abordavam esses lances de forma diferente. O Gil Vicente procurava recorrentemente colocar a bola nas costas da defesa do Braga, procurando a velocidade de Hugo Vieira que tentava jogar sempre no limite do fora de jogo. Contrariamente ao que seria de esperar de uma equipa que joga em contra-ataque, o Gil Vicente não esperava pelo Braga no seu meio campo defensivo e Hugo Vieira mostrou-se muito activo na pressão à linha defensiva do Braga e o golo que conseguiram nasceu de uma recuperação da bola no meio campo ofensivo.
No Braga, a primeira referência dos contra-ataques era Lima mas nunca recebia a bola nas costas, optando por dar profundidade num primeiro momento, de forma a aumentar o espaço entre linhas e depois recebia a bola num dos corredores laterais ou no corredor central entre os sectores defensivo e médio adversário, jogando depois para a entrada de um dos extremos ou de Mossoró que aproveitavam os espaços deixados livres pelo defesa que era arrastado pela marcação a Lima. Mossoró também teve um papel importante no ataque mostrando uma grande mobilidade com frequentes trocas posicionais com os extremos, o que dificultava a defesa do Gil Vicente pois nunca puderam contar com um posicionamento fixo e previsível dos jogadores mais adiantados do Braga.

2ª Parte
Com o Braga em vantagem, o Gil Vicente começou a assumir o jogo e o Braga, com o decorrer do jogo, foi recuando as suas linhas e assumindo uma postura mais prudente, dando ainda mais ênfase ao contra-ataque. Esta tendência foi mais marcante a partir do momento que o Gil Vicente alterou o seu sistema táctico, jogando com 2 pontas de lança e aumentando o número de bolas altas colocadas na área onde João Vilela se juntava frequentemente aos 2 jogadores mais ofensivos na zona de finalização. Em 1-4-4-2, os laterais Rodrigo Galo e Júnior Caiçara tiveram um papel muito importante dando largura ao jogo e tirando partido de deslocamentos em profundidade para aumentar as oportunidades de cruzamento para a área.

Penaltis
1 - Lima remata para o lado direito com Adriano a adivinhar o lado mas a não conseguir defender.
1 - João Vilela remata para o lado esquerdo a meia altura com Quim a adivinhar mas a não conseguir defender.
2 - Custódio remata para o lado esquerdo com Adriano a cair para o lado contrário.
2 - Cláudio remata ao ângulo do lado direito com Quim a cair para o lado contrário.
3 - Hélder Barbosa remata para a direita a meia altura com Adriano a defender.
3 - Rodrigo Galo remata para a direita com Quim a cair para o lado contrário.
4 - Ukra a rematar para o lado esquerdo com Adriano a defender.
4 - Júnior Caiçara remata ao ângulo esquerdo com Quim a cair para o lado contrário.

Jogadores-Chave
No Gil Vicente, Hugo Vieira foi claramente dos jogadores mais importantes no processo ofensivo, sendo a referência da maioria dos ataques. Adriano Facchini fez também uma excelente exibição com intervenções muito importantes, tanto nos 90' como nos penaltis.
No Braga, Lima teve um papel preponderante em quase todas as oportunidades de golo da sua equipa, tanto como finalizador, como a abrir espaços e a servir os colegas.

Substituições
Int - Entra Zé Luís para o lugar de Luis Carlos. Troca directa.
60' - Entra João Vilela para o lugar de André Cunha. Troca directa.
65' - Entra Ukra para o lugar de Paulo César. Troca directa.
76' - Entra Éder para o lugar de César Peixoto. Mudam para 1-4-4-2 com Éder a médio direito, Richard a médio esquerdo, Luís Manuel e Vilela a médios centro com Vilela numa posição mais ofensiva, Zé Luís e Hugo Vieira a pontas de lança.
78' - Entra Édson Rivera para o lugar de Mossoró. Rivera vai para extremo esquerdo e Hélder Barbosa joga a 10.
88' - Entra Djamal para o lugar de Hugo Viana. Troca directa.

Golos
16' - César Peixoto rouba a bola a Hugo Viana no meio campo ofensivo e desmarca de imediato Hugo Vieira que conduz a bola até dentro da área e, já pressionado pelos centrais, pica a bola por cima de Quim.
25' - Lima recebe a bola e abre para Mossoró na esquerda que avança no terreno e já na área, cruza para o meio onde Lima se antecipa ao defesa e desvia para a baliza.
31' - Do lado esquerdo, Lima dribla um adversário dentro da área e remata, Adriano defende para o centro da área onde Hélder Barbosa, na recarga, faz o golo.
89' - Caiçara aproveita uma sobra para, na entrada da área, rematar de primeira rasteiro ao segundo poste com Quim a ser mal batido e a deixar a bola passar por baixo dos braços.

Gil Vicente
1 - Adriano Facchini
2 - Rodrigo Galo
10 - André Cunha (77 - João Vilela)
25 - César Peixoto (20 - Éder)
44 - Cláudio
54 - Halisson
58 - Luis Carlos (99 - Zé Luís)
66 - Luís Manuel
70 - Hugo Vieira
80 - Júnior Caiçara
89 - Richard

Braga
1 - Quim
4 - Nuno André Coelho
8 - Mossoró (11 - Édson Rivera)
9 - Paulo César (7 - Ukra)
10 - Hélder Barbosa
13 - Miguel Lopes
18 - Lima
20 - Elderson
27 - Custódio
44 - Douglão
45 - Hugo Viana (22 - Djamal)

Cartões Amarelos: Hugo Vieira (24'), Hélder Barbosa (59'), Douglão (82'), Hugo Viana (83'), Richard (86') e Júnior Caiçara (90').

Assistência: Desconhecido (Estádio Cidade de Barcelos)

Clima: Céu limpo (10ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário