quinta-feira, 5 de abril de 2012

Europa League - Metalist x Sporting (Quartos de Final - 2ª Mão)

Resultado na 1ª Mão
Sporting 2 x 1 Metalist

1ª Parte
O Metalist teve o domínio do jogo mas muito por culpa da acção mais cautelosa do Sporting no processo defensivo, que deu muito espaço aos ucranianos para trocarem a bola em segurança entre sector defensivo e os médios defensivos. Apesar de terem tido muito a bola em sua posse, o Metalist mostrou-se muito perigoso no contra-ataque. Em ataque posicional, mostrou-se uma equipa dividida em seis jogadores defensivos e quatro ofensivos, sendo que os seis jogadores mais defensivos tinham muito pouca influência na criação de situações de finalização. Os jogadores mais ofensivos mostram frequentemente uma criatividade muito grande, principalmente com Taison e Cleiton Xavier a serem muito perigosos com bola. Frequentemente, tentavam virar o cenrto do jogo para o corredor lateral contrário aproveitando a basculação da defesa do Sporting para o lado da bola.
O Sporting entrou forte, com uma pressão muito forte ao portador da bola adversário nas transições defensivas mas cedo recuou para o seu meio campo, esperando aí a equipa adversária, com Van Wolfswinkel e Matías Fernández a serem os jogadores mais ofensivos, pressionando aí a linha defensiva adversária, sendo que a maior preocupação era em não deixar a bola entrar no corredor central da sua zona defensiva. No geral, tiveram uma postura defensiva muito responsável, jogando com os sectores muito próximos e recuados no seu terço defensivo quando a bola chegava aos jogadores mais ofensivos do Metalist. Ofensivamente, o Sporting optou naturalmente por dar preferência ao contra-ataque no primeiro momento ofensivo.

2ª Parte
A substituição ao intervalo não trouxe grandes alterações tácticas ao Metalist mas promoveu um jogo mais directo para os jogadores da frente. Ainda assim, a principal alteração do jogo ocorreu por parte do Sporting, já após o golo do Metalist, alterando o seu sistema táctico para 1-4-3-3. Esta alteração fez com que o Sporting conseguisse fechar melhor o corredor central através de uma acção mais subida dos médios centro, obrigando o Metalist a jogar ainda mais directo, o que facilitou a acção defensiva do Sporting devido à elevada estatura dos seus centrais, principalmente de Xandão que esteve muito forte no jogo aéreo. Quando o Metalist conseguia colocar a bola jogável no último terço ofensivo, continuavam a predominar as combinações directas e indirectas, sempre com um jogo apoiado. Todas as substituições do Sporting foram com uma tendência mais defensiva ao contrário das do Metalist que foram naturalmente mais ofensivas, no entanto o Sporting não se deixou dominar em demasia, dificultando a entrada do Metalist no seu meio campo defensivo. Muito provavelmente, foi a alteração de sistema táctico de Sá Pinto que valeu a vitória na eliminatória.

Jogadores-Chave
No Metalist, Taison foi sempre um jogador muito perigoso com bola.
No Sporting, Rui Patrício foi muito importante ao defender o penalti mas Xandão tem de ser referido pela segurança que deu ao sector.

Golos
44' - Capel no lado esquerdo flecte para o meio e cruza com o pé direito para Van Wolfswinkel que ao 2º poste cabeceia para o poste contrário, não dando hipóteses ao guarda-redes.
57' - Cruzamento do lado esquerdo para o corredor central onde Devych cabeceia para Cristaldo que em frente a Patrício remata rasteiro para o golo.

Substituições
Int - Entra Marko Devych para o lugar de Edmar. Cleiton Xavier desce para médio defensivo e Devych passa a jogar a 10.
60' - Entra Renato Neto para o lugar de Matías Fernández. Passam a jogar em 1-4-3-3 com Neto a médio defensivo, André Martins e Schaars a médios interiores.
71' - Entra Marlos para o lugar de Juan Torres. Marlos é um médio mais ofensivo.
72' - Entra André Santos para o lugar de André Martins. Troca directa.
83' - Entra Evaldo para o lugar de Diego Capel. Insúa passa para extremo esquerdo e Evaldo fica como lateral esquerdo. Capel mostrava sinais de estar muito cansado.
85' - Entra Sebastián Blanco para o lugar de Serhiy Pshenichnykh. Blanco é um médio mais ofensivo, Marlos terá ficado responsável por fechar no corredor esquerdo.

Metalist
29 - Oleks Goryainov
3 - Cristian Villagra
4 - Andriy Berezovchuk
8 - Edmar (33 - Marko Devych)
10 - Cleiton Xavier
11 - José Sosa
17 - Serhiy Pshenichnykh (23 - Sebastián Blanco)
19 - Juan Torres (25 - Marlos)
21 - Jonathan Cristaldo
22 - Milan Obradović
77 - Taison

Sporting
1 - Rui Patrício
4 - Anderson Polga
8 - Stijn Schaars
9 - Ricky van Wolfswinkel
10 - Marat Izmailov
11 - Diego Capel (6 - Evaldo)
14 - Matías Fernández (31 - Renato Neto)
28 - André Martins (26 - André Santos)
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa
93 - Xandão

Cartões Amarelos: Andriy Berezovchuk (41'), José Sosa (59'), Xandão (63'), Juan Torres (69'), Taison (82'), Evaldo (89') e Milan Obradović (92').

Assistência: 38500 (Oblast Sports Complex Metalist)

Clima: Céu nublado (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário