sábado, 15 de setembro de 2012

Liga BBVA - Sevilha x Real Madrid (4ª Jornada)

1ª Parte
O Sevilha mostrou-se muito forte nas transições defensivas, tentando sempre ganhar a bola antes que o adversário conseguisse colocar a bola numa zona de segurança, recorrendo à falta várias vezes para impedir um contra-ataque do Real Madrid. Quando isso acontecia, desciam até ao seu meio campo e desciam as suas linhas jogando de uma forma coesa, basculando bem para o corredor da bola, compactando sempre a equipa. Um dos médios centro acompanhava sempre as movimentações de Özil impedindo que o Real Madrid conseguisse receber bolas entrelinhas. Ofensivamente, apostavam claramente no contra-ataque e nos ataques rápidos, tentando explorar tanto quanto possível a velocidade de Jesús Navas.
O Real Madrid jogou claramente em ataque posicional, conseguindo um domínio claro na posse da bola. Circulavam várias vezes a bola de forma a trocar de corredor de jogo mas essas circulações eram feitas quase sempre pela cobertura ofensiva o que fez com que a bola demorasse mais a circular. Tiveram muitas dificuldades em explorar as zonas interiores do último terço ofensivo. Defensivamente pressionaram muito alto mas é difícil saber se essa era a estratégia inicial ou não, uma vez que entraram no jogo praticamente a perder. Dificultaram ao máximo a construção do jogo do adversário, eliminando grande parte das acções de contra-ataque do Sevilha.

2ª Parte
Com as substituições ao intervalo, o Real Madrid não muda o seu sistema táctico mas muda, por força das características dos jogadores que entraram, a sua forma de jogar. Benzema entra para o lado direito, tornando-se mais numa ameaça em zonas de finalização que propriamente num jogador para ganhar a linha de fundo. Khedira fica a jogar na posição dez, jogando Modric mais recuado, ele que aproveitou bem o espaço livre deixado pelos jogadores do Sevilha que jogavam mais recuados no terreno. Com estas trocas, o Real Madrid perdeu alguma segurança nas transições defensivas, uma vez que Xabi Alonso foi por várias situações o único médio centro em acções defensivas mas conseguiu criar muitas dificuldades à defesa do Sevilha que viram a bola chegar muito perto do golo. As trocas do Sevilha serviram basicamente para refrescar a equipa, sempre com uma tendência defensiva, colocando atacantes com mais capacidade defensiva que os jogadores que saíram. 

Jogadores-Chave
No Sevilha, Jesús Navas foi sempre o jogador mais perigoso, sendo sempre o jogador mais perigoso e mais solicitado nas manobras ofensivas.
No Real Madrid, Modric teve um bom impacto no início da 2ª parte. Pepe fez um jogo muito seguro na defesa.

Marcha no Marcador
2' - 1x0 (Piotr Trochowski)

Substituições
Int - Entra Luka Modric para o lugar de Ángel Di María. Modric fica a jogar a médio centro, ao lado de Alonso, Khedira passa para a posição dez.
Int - Entra Karim Benzema para o lugar de Mesut Özil. Benzema fica a jogar a extremo direito.
61' - Entra Manu del Moral para o lugar de Ivan Rakitic. Troca directa.
65' - Entra José Callejón para o lugar de Álvaro Arbeloa. Khedira passa para lateral direito, Callejón fica como extremo direito e Benzema actua como segundo avançado.
71' - Entra Antonio Luna para o lugar de Álvaro Negredo. Del Moral passa para ponta de lança, Luna para extremo esquerdo e Trochowski fica na posição dez.
82' - Entra Geoffrey Kondogbia para o lugar de Piotr Trochowski. Passam a jogar em 1-4-3-3 com três médios de contenção, sendo Kondogbia um deles.


Árbitro: Alberto Undiano Mallenco

Cartões Amarelos: Gonzalo Higuaín (6'), Fernando Navarro (6'), Ángel Di María (28'), Pepe (40'), Ivan Rakitic (44') e Antonio Luna (88').

Assistência: Desconhecido (Ramón Sánchez Pizjuán)

Clima: Céu limpo (32ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário