domingo, 20 de maio de 2012

Taça de Portugal - Académica x Sporting (Final)

1ª Parte
Tacticamente, a Académica jogou de uma forma muito disciplinada, com os jogadores a mostrarem uma grande coordenação nas acções defensivas. O trio do meio campo jogou sempre muito próximo e nas transições defensivas eram muito rápidos a aproximarem-se do sector defensivo. Em organização defensiva, mostrou-se algum cuidado em impedir os médios do Sporting em receber a bola na 2ª fase de construção do Sporting. Ofensivamente, havia alguma tendência em explorar a velocidade dos extremos mas souberam aproveitar bem a qualidade dos médios David Simão e Adrien, com muito do seu jogo a passar por eles.
O Sporting respeitou o adversário durante o processo defensivo, fazendo descer regularmente os seus extremos para defender as habituais subidas dos laterais Hélder Cabral e Cédric. Ofensivamente, os médios Elias e Schaars tiveram muitas dificuldades em vir buscar jogo devido à acção dos médios da Académica, viu-se por vezes ambos os médios a subir no terreno e Matías a descer para conseguir espaço para receber a bola e atacar pelo corredor central. A maior parte das progressões ofensivas do Sporting ocorreram pelos corredores laterais, que pelos laterais, quer pelos extremos.
Apesar de um ligeiro domínio do Sporting na posse da bola, as oportunidades de golo foram escassas para ambas as equipas e o único golo do jogo ocorreu devido a um desequilíbrio momentâneo causado por uma lesão de Polga.

2ª Parte
O Sporting mudou o sistema táctico para 1-4-3-3 e com Izmailov e Matías no meio, mostraram mais mobilidade e consequentemente, conseguiram mais desequilíbrios à conta da boa capacidade técnica dos seus jogadores. Isto fez com que o jogo ficasse mais aberto e para além de conseguirem mais oportunidades de finalização, também permitiram que a Académica as criasse. Por volta dos 60', Capel e Carrillo trocam de flanco, procurando mais diagonais interiores, talvez uma forma de sobrecarregar o meio campo defensivo da Académica. Aos 69', a Académica responde e muda para 1-4-2-3-1, procurando mais segurança defensiva na zona central de finalização pois começava a ser difícil para Diogo Melo aguentar a acção dos 2 médios interiores e as diagonais interiores dos extremos. A partir daqui não houve mais alterações tácticas (excepto aos 85' que Onyewu passa para ponta de lança) e a Académica passa progressivamente a preocupar-se principalmente em aguentar a vantagem enquanto o Sporting ia apostando mais no processo ofensivo.

Jogadores-Chave
Na Académica, Adrien foi muito importante na circulação da bola no corredor central. Abdoulaye e Diogo Melo também fizeram um jogo muito bom a nível defensivo.
No Sporting, Capel conseguiu vários desequilíbrios com bola mas acabou por ser inconsequente.

Golos
4' - À entrada da área, David Simão abre para o lado esquerdo onde Diogo Valente cruza ao 2º poste para Marinho que aparece a cabecear para o golo.

Substituições
Int - Entra Marat Izmailov para o lugar de Elias. Sporting muda para 1-4-3-3 com Schaars a ficar como médio defensivo, Izmailov e Matías a médios interiores.
69' - Entra Flávio Ferreira para o lugar de David Simão. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Flávio e Diogo Melo a médios defensivos e Adrien na posição 10.
70' - Entra André Martins para o lugar de Emiliano Insúa. Schaars passa para lateral esquerdo e André Martins fica a médio defensivo.
77' - Entra Jeffrén para o lugar de Matías Fernández. Jeffrén vai para extremo esquerdo e Carrillo fica como médio interior.
80' - Entra Danilo para o lugar de Diogo Melo. Troca directa.
91' - Entra Rui Miguel para o lugar de Marinho. Troca directa.

Académica
12 - Ricardo
10 - Adrien Silva
13 - João Real
20 - Marinho (19 - Rui Miguel)
21 - Abdoulaye
22 - David Simão (4 - Flávio Ferreira)
23 - Diogo Valente
36 - Edinho
41 - Cédric Soares
50 - Diogo Melo (99 - Danilo)
55 - Hélder Cabral
Treinador: Pedro Emanuel

Sporting
1 - Rui Patrício
4 - Anderson Polga
5 - Oguchi Onyewu
8 - Stijn Schaars
9 - Ricky van Wolfswinkel
11 - Diego Capel
14 - Matías Fernández (17 - Jeffrén)
18 - André Carrillo
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa (28 - André Martins)
77 - Elias (10 - Marat Izmailov)
Treinador: Ricardo Sá Pinto

Cartões Amarelos: Diogo Melo (23'), Cédric Soares (33'), João Pereira (35'), Elias (44'), Emiliano Insúa (45'+2), David Simão (69'), Stijn Schaars (73'), Marinho (90') e Ricardo (93').

Assistência: 37500 (Estádio Nacional)

Clima: Céu pouco nublado (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário