sexta-feira, 29 de junho de 2012

Euro 2012 - Alemanha x Itália (Meia-Final)

1ª Parte
A Alemanha jogou em ataque posicional, com o habitual envolvimento ofensivo de um dos médios defensivos (normalmente Khedira). Apesar de Kroos ser supostamente o extremo direito, poucas vezes apareceu junto à linha lateral para receber a bola, pelo que procurava bastante as zonas mais interiores, tendo sido várias as vezes em que é Özil que vai dar solução ao corredor lateral. Isto fez com que Boateng subisse mais no terreno do que aquilo que é habitual, tendo feito alguns cruzamentos para a área em zonas mais adiantadas. Khedira também apareceu várias vezes no lado direito do ataque. Defensivamente, viu-se alguma preocupação em retirar tempo e espaço a Pirlo (principal organizador de jogo de Itália). O facto de Kroos defender também muito dentro, fez com que Chiellini subisse bastante no terreno, mesmo sendo um jogador claramente mais defensivo que ofensivo, tendo inclusive estado na construção do primeiro golo do jogo. 
A Itália atacou predominantemente pelo corredor central, jogando um futebol apoiado mas não abdicando de alguns lançamentos longos directamente para os jogadores mais adiantados, com Cassano e Balotelli a darem soluções fora das suas posições, quer nos corredores, quer em zonas mais recuadas para servir de apoio à entrada dos médios em zona mais adiantada. O lateral esquerdo é central de raiz e o lateral direito é lateral esquerdo de raiz (apesar de também fazerem de forma competente as posições em que jogaram hoje) pelo que a equipa não aproveitou muito a largura dada pelos laterais da forma como poderia ter feito com jogadores mais habituados a essas missões tácticas. Chiellini subiu no corredor para servir como apoio, não dando garantias à sua equipa na condução da bola, e Balzarett, melhor ofensivamente, acabava por não criar perigo no cruzamento pois tinha de puxar sempre a bola para o seu pé esquerdo, perdendo tempo de acção. Sem bola, jogaram com os sectores defensivo e médio muito coesos, no entanto os avançados pouco defendiam, guardando-se para as transições ofensivas.

2ª Parte
Ao intervalo, a Alemanha retira Gómez e Podolski, dois jogadores com muito pouca influência no jogo, para colocar Klose e Reus. Não mudou muito o sistema de jogo, melhorando apenas a eficiência do jogo ofensivo no corredor lateral direito mas o esquerdo manteve-se inconsequente, com grande parte das acções ofensivas a serem levadas a cabo pelo lateral Lahm. As substituições da parte de Itália não foram surpresa, com os dois avançados substituídos (algo habitual ao longo do torneio) e Motta a entrar por Motolivo, garantido mais poder defensivo no meio campo. Aos 71' a Alemanha tira um defesa para acrescentar um avançado e começa a jogar de uma forma menos organizada, até porque seria a primeira derrota em mais de 15 jogos oficiais e era natural que não estivessem devidamente preparados para jogar daquela forma. A tendência do jogo não se alterou significativamente e a Alemanha só conseguiu reduzir, já nos descontos, graças a um penalti.

Jogadores-Chave
Na Alemanha, Khedira esteve muito bem no seu envolvimento ofensivo, aparecendo sempre em zonas desprotegidas pelo adversário.
Na Itália, o destaque vai para Balotelli que foi muito inteligente a aparecer nos espaços e decidiu o jogo com dois golos marcados.

Golos
20' - Chiellini do lado esquerdo passa para Cassano que está no limite da área, este livra-se de dois adversários e cruza para a pequena área onde aparece Balotelli a cabecear para o golo.
36' - Num contra-ataque, Montolivo faz um passe longo para as costas da defesa para a desmarcação de Balotelli que na frente de Neuer remata forte para o golo. 
92' - Özil marca o penalti para o lado direito com Buffon a não chegar à bola. 

Substituições
Int - Entra Miroslav Klose para o lugar de Mario Gómez. Troca directa.
Int - Entra Marco Reus para o lugar de Lukas Podolski. Reus fica a jogar a extremo direito e Kroos passa para o lado esquerdo.
58' - Entra Alessandro Diamanti para o lugar de Antonio Cassano. Troca directa. 
63' - Entra Thiago Motta para o lugar de Riccardo Montolivo. Troca directa.
70' - Entra Antonio Di Natale para o lugar de Mario Balotelli. Troca directa com Di Natale a jogar descaído para a esquerda e Diamanti para a direita. 
71' - Entra Thomas Müller para o lugar de Jérôme Boateng. Passam a jogar em 1-3-5-2 com Müller a jogar a extremo direito e Reus a jogar mais na zona central, juntamente com Klose.

Alemanha
1 – Manuel Neuer
5 – Mats Hummels
6 – Sami Khedira
7 – Bastian Schweinsteiger
8 – Mesut Özil
10 – Lukas Podolski (21 – Marco Reus)
14 – Holger Badstuber
16 – Philipp Lahm
18 – Toni Kroos
20 – Jérôme Boateng (13 – Thomas Müller)
23 – Mario Gómez (11 – Miroslav Klose)
Treinador: Joachim Löw

Itália
1 – Gianluigi Buffon
3 – Giorgio Chiellini
6 – Federico Balzaretti
8 – Claudio Marchisio
9 – Mario Balotelli (11 – Antonio Di Natale)
10 – Antonio Cassano (22 – Alessandro Diamanti)
15 – Andrea Barzagli
16 – Daniele De Rossi
18 – Riccardo Montolivo (5 – Thiago Motta)
19 – Leonardo Bonucci
21 – Andrea Pirlo
Treinador: Cesare Prandelli

Árbitro: Stéphane Lannoy (França)

Cartões Amarelos: Mario Balotelli (37'), Leonardo Bonucci (60'), Daniele De Rossi (84'),  Thiago Motta (88') e Mats Hummels (93').

Assistência: 55540 (Narodowy - Polónia)

Clima: Pouco nublado (19ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário