domingo, 11 de novembro de 2012

Liga Zon Sagres - Rio Ave x Benfica (9ª Jornada)

1ª Parte
O Rio Ave nunca se precipitou a lançar a bola longo para o ataque, apesar de algumas vezes ter sido obrigado a isso devido à pressão do Benfica. O João Tomás não tem velocidade para receber bolas longas nas costas da defesa e os extremos Ukra e Filipe Augusto estavam normalmente muito recuados nos momentos de transição ofensiva para darem solução para um passe longo. Atacaram mais eficazmente pelo lado esquerdo, com Filipe Augusto muitas vezes a receber a bola para dentro e permitir que Edimar subisse no corredor lateral. Edimar mostrou-se mais ofensivo que Lionn e Wíres (jogadores que atuaram como laterais direitos). Sem bola, pressionavam o guarda-redes adversário para obrigá-lo a jogar longo de forma a prejudicar as hipóteses de saírem na 1ª fase de construção com bola controlada. Uma vez que tinham quase sempre superioridade numérica no meio campo, era uma forma de aumentarem as hipóteses de conseguir ganhar as bolas divididas. Estruturalmente, defendiam com duas linhas de quatro jogadores com ambos os extremos a descerem no terreno de forma a ajudarem a controlar as subidas dos laterais adversários.
O Benfica jogou em ataque posicional, rodando sempre a bola de forma a que esta chegasse aos corredores laterais, sendo aí que o Benfica dava seguimento à esmagadora maioria dos ataques. Ola John e Salvio eram normalmente responsáveis pelos últimos passes para os avançados. Com os jogadores do corredor central em inferioridade numérica e sem darem grandes mostras de poderem desequilibrar em lances individuais, estes serviam apenas de apoios para darem seguimento à circulação da bola. Salvio esteve mais desamparado no ataque com André Almeida a apoiar pouco as ações de ataque por esse corredor, no lado esquerdo Melgarejo subiu muito no corredor mas Ola John arriscava muitas vezes lances individuais e não deu toda a produtividade a esse corredor de forma a aumentar o número de cruzamentos para a área.

2ª Parte
No intervalo, o Rio Ave faz algumas mudanças posicionais dentro do seu sistema tático com Filipe Augusto a descer para médio centro (ao lado de Tarantini), Braga a passar para extremo esquerdo e Vítor Gomes a subir para a posição dez. Foi uma forma eficiente de aproveitar a criatividade de Vítor Gomes que acabou por significar mais perigo para a baliza adversária. Apesar do Benfica não fazer grandes mudanças, Lima começou a descer frequentemente no terreno para vir buscar jogo e dar assim mais apoio no corredor central para a 2ª e 3ª fase de construção. Apesar do resultado não se alterar até ao fim do jogo, a entrada de Tope Obadeyi alterou significativamente a tendência do jogo com nenhum dos laterais direitos (primeiro André Almeida, depois Miguel Vítor) a conseguirem lidar com a sua velocidade e capacidade de drible. O Benfica altera o seu sistema para uma espécie de 1-4-2-3-1 com Bruno César a ficar como médio centro perto de Matic, Miguel Vítor a ir para lateral direito e André Almeida a subir para extremo direito (já tinha amarelo e um desequilibrador como adversário direto) e Gaitán a ficar como segundo avançado. Num dos ataques pelo lado esquerdo, no último ataque do Rio Ave, um passe atrasado para Vítor Gomes só não deu golo depois de uma brilhante defesa de Artur.

Jogadores-Chave
No Rio Ave, Vítor Gomes fez um bom jogo na posição dez. Tope também conseguiu vários desequilíbrios no corredor esquerdo apesar de pouco tempo em jogo.
No Benfica, Matic fez um jogo muito bom a nível defensivo, conseguindo equilibrar um meio campo em inferioridade numérica durante quase todo o jogo.

Marcha no Marcador
45'+2 - 0x1 (Lima)

Substituições
14' - Entra Vítor Gomes para o lugar de Lionn. Vítor Gomes passa para médio centro e Wíres desce para lateral direito. Lionn saiu lesionado.
31' - Entra Bruno César para o lugar de Enzo Pérez. Troca direta com Enzo Pérez a sair lesionado.
63' - Entra Nicolás Gaitán para o lugar de Salvio. Troca direta.
80' - Entra Tope Obadeyi para o lugar de Braga. Troca direta.
83' - Entra Miguel Vítor para o lugar de Lima. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Miguel Vítor a lateral direito, André Almeida a extremo direito, Gaitán na posição dez e Bruno César a médio centro ao lado de Matic.
88' - Entra Esmael Gonçalves para o lugar de Ukra. Troca direta.


Árbitro: Bruno Esteves

Cartões Amarelos: Nemanja Matic (68'), Marcelo (78'), André Almeida (80') e Artur Moraes (83').

Assistência: Desconhecido (Estádio dos Arcos)

Clima: Seco (8ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário