sábado, 26 de outubro de 2013

Liga BBVA - Barcelona 2 x 1 Real Madrid (10ª Jornada)


Marcha no Marcador
19' - 1x0 (Neymar)
78' - 2x0 (Alexis Sánchez)
91' - 2x1 (Jesé Rodríguez)

1ª Parte
A maior surpresa deste jogo foi a constituição da equipa do Real Madrid, não pelo sistema tático pois repetiram o 1-4-3-3 do jogo da Champions mas pela colocação de Sergio Ramos como médio defensivo e Gareth Bale a ponta de lança. A colocação de um central naquela zona do campo fazia sentido contra o Barcelona (algo já feito na última época por Mourinho) pois é a zona de ação do ponta de lança adversário mas era esperado que fosse Pepe, um jogador mais rotinado no meio campo, ainda assim Ancelotti não quis abdicar da velocidade no eixo da sua defesa, optando pela dupla mais apta nesse aspeto. Gareth Bale teve uma dupla função, sendo que ofensivamente foi uma aposta clara na sua velocidade (é dos jogadores mais rápidos da atualidade) para explorar o contra-ataque e defensivamente não deu espaço nenhum a Busquets, um jogador chave na circulação da bola na equipa do Barcelona. Esta função defensiva do ponta de lança do Real Madrid acabou por limitar muito a circulação da bola em zonas mais recuadas do Barcelona, dificultando também a variação do centro do jogo. Apesar do Real Madrid esperar pelo Barcelona no seu meio campo defensivo, jogou com a sua linha defensiva subida, compactando a sua equipa mas expondo-se muito nas costas da defesa, mesmo com a velocidade dos seus centrais, algo que é sempre um risco quando a equipa adversária tem jogadores como Xavi ou Iniesta. O Barcelona não trouxe surpresas, jogando em ataque posicional mas tentando vários passes de rutura para a entrada dos extremos Messi e Neymar, aproveitando a subida da linha defensiva adversária. O seu ponto forte foi como de costume as transições defensivas, anulando praticamente todas as tentativas do Real Madrid sair em contra-ataque.

2ª Parte
Não houve surpresas estratégicas nesta segunda parte, para além da maior necessidade do Real Madrid em chegar à baliza adversária para fazer o golo do empate, o que fez com que a equipa subisse mais de uma forma geral no campo. As duas primeiras substituições de Ancelotti foram as esperadas, com a saída de Sergio Ramos depois de ter arriscado o segundo cartão amarelo e a saída de Bale que está ainda à procura da sua melhor forma. Tata Martino começou por retirar Fàbregas para colocar Alexis a extremo para ajudar a defender o corredor por onde atacava Ronaldo (era Messi que estava a jogar nessa posição sendo que naturalmente, não se mostrou eficaz em tarefas mais defensivas) e mais tarde retirou Iniesta para colocar Song, tendo já os olhos colocados na defesa do resultado. Felizmente para o Barcelona, logo após a entrada de Song, Alexis Sánchez faz o segundo golo e a abordagem de Tata Martino ao jogo fez ainda mais sentido. O Real Madrid, já perto do final do jogo, ainda consegue marcar através de Jesé, num contra-ataque conduzido por Ronaldo.

Substituições
56' - Entra Asier Illarramendi para o lugar de Sergio Ramos. Troca direta.
61' - Entra Karim Benzema para o lugar de Gareth Bale. Troca direta.
70' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de Cesce Fàbregas. Messi passa para ponta de lança e Alexis fica como extremo direito.
76' - Entra Jesé Rodríguez para o lugar de Ángel Di María. Troca direta.
77' - Entra Alex Song para o lugar de Andrés Iniesta. Troca direta.
84' - Entra Pedro Rodríguez para o lugar de Neymar. Troca direta.


Árbitro: Undiano Mallenco

Cartões Amarelos: Sergio Busquets (7'), Sergio Ramos (14'), Adriano (35'), Sami Khedira (59'), Marcelo (64') e Cristiano Ronaldo (80').

Assistência: 98761 (Camp Nou)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário