terça-feira, 8 de março de 2011

Champions League - Barcelona x Arsenal (Oitavos de Final - 2ª Mão)

Relativamente ao Barcelona, a sua forma de jogar manteve-se inalterável em relação aos jogos anteriores. É uma equipa com uma identidade muito marcada e sempre fiel aos seus princípios de jogo. Sempre a jogar pela segurança com Xavi, Iniesta e Mascherano em constantes movimentações para procurar os espaços vazios para receberem a bola e, sempre que possível, a lançarem bolas em profundidade para as costas da defesa, grande parte delas a irem para o corredor lateral direito onde Daniel Alves apareceu muitas vezes sozinho devido ao arrastamento de Clichy para o corredor central por parte de Pedro.

O Arsenal, devido à vantagem à partida na eliminatória (venceu em casa 2-1), fez um jogo mais defensivo que o habitual, com os extremos Nasri e Rosický a fecharem muitas vezes os respectivos corredores laterais de modo a compensarem as subidas dos laterais do Barcelona. No meio fechavam sempre Wilshere, Diaby e Fàbregas sendo que van Persie ficava encarregue de pressionar os defesas adversários. Foi assim que o Arsenal jogou durante grande parte da 1º parte (depois de nos primeiros minutos esboçar uma linha defensiva mais alta).

Durante toda a 1ª parte, o domínio do jogo foi, como esperado, para o Barcelona com o Arsenal a cumprir muito bem a sua função defensiva, anulando grande parte das jogadas ofensivas do Barcelona. Ainda assim, a equipa da casa conseguiu algumas vezes aparecer na zona de finalização, com Almunia (substituiu Szczesny aos 19' que se lesionou num dedo) a fazer um conjunto de defesas muito importantes. Apesar do bom trabalho defensivo do Arsenal, o Barcelona consegue marcar golo aos 45'+3' com um golo fantástico de Messi em mais um passe de ruptura pelo corredor central.

Na 2ª parte, com o Arsenal a precisar de marcar um golo para passar à frente da eliminatória, Fàbregas não desceu tanto como na 1ª parte e aparecia mais frequentemente próximo de van Persie a pressionar a defensiva e meio campo do Barcelona. Aos 52' o Arsenal marca o golo do empate (que lhe dava vantagem na eliminatória) através de canto e volta logo de seguida à estratégia inicial.

Momento do Jogo
Aos 55', van Persie leva o segundo cartão amarelo, o Arsenal passa a jogar sem avançado, dando mais espaço e tempo para construir jogo desde o seu meio-campo. Ainda assim, o Barcelona, mesmo nas transições ofensivas, continuava a não perder o critério no lançamento de bolas em profundidade e continuava a jogar pelo seguro. É aos 68' que Xavi, numa jogada brilhante do Barcelona, consegue igualar a eliminatória que, devido à expulsão de van Persie, estava completamente desequilibrada para o lado do Barcelona. O Arsenal não podia limitar-se a defender durante o resto do jogo pois na melhor das hipóteses conseguia ir a prolongamento jogando com menos um jogador, contra a equipa que melhor cria espaços em todo o mundo. Era Fàbregas que ocupava mais o espaço adiantado do Arsenal mas sempre tendo mais responsabilidades defensivas que ofensivas. 2' depois do golo de Xavi, penalti a favor do Barcelona convertido facilmente por Messi. O jogo manteve-se igual, agora com a certeza que não haveria prolongamento mas o Arsenal mantinha a esperança pelo que apenas um golo dava-lhes acesso à próxima eliminatória.

Era de esperar que o Barcelona começasse a preocupar-se mais a nível defensivo mas manteve a sua forma de jogar, sendo que a opção mais defensiva que Guardiola escolheu foi colocar Afellay por Villa, um jogador com uma tendência mais defensiva que no processo defensivo fechava melhor o corredor para ajudar Adriano (mais tarde Maxwell) a anular Arshavin.

Jogadores-Chave
No Barcelona, é difícil escolher o jogador mais influente porque todos eles têm as suas missões bem definidas e cada movimentação de qualquer jogador tem um propósito. No entanto, a genialidade de Messi (já um cliché no futebol moderno) acaba por se destacar pela imprevisibilidade de acções, criando perigo quando menos se espera. Uma equipa pode criar estratégias para anular as acções padrão do adversário mas não há estratégia que pare Lionel Messi. Também Iniesta teve muita influência na partida, a fazer uma assistência e a fazer um trabalho fantástico para o golo de Xavi.
No Arsenal, Nasri e Wilshere fizeram um grande jogo, o primeiro criando muito perigo nas transições ofensivas e o último tendo um papel muito importante na recuperação de bolas no meio campo. Almunia fez uma exibição muito boa e anulou várias oportunidades flagrantes do Barcelona.

Substituições
A primeira substituição do jogo foi forçada por uma lesão de Szczesny (entrada do guarda-redes Almunia).
A entrada de Arshavin aos 73' pelo Rosický veio procurar uma dinâmica mais ofensiva, explorando o talento do russo para criar situações de perigo no ataque.
Bendtner entrou aos 78' para o lugar do capitão Fàbregas, com Wenger a definir assim a sua decisão de colocar um homem com características mais ofensivas no meio, passando a jogar em 1-4-4-1 (em detrimento do anterior 1-4-5-0 com Fàbregas a jogar como falso avançado).
Afellay entrou aos 82' para o lugar de Villa, com Guardiola a aproveitar a sua tendência 'não tão ofensiva' como Villa para segurar mais o corredor esquerdo onde Arshavin era um jogador capaz de criar perigo a qualquer altura.
Aos 88' Keita entrou para o lugar de Mascherano, sendo um jogador mais possante a nível físico, dando mais segurança ao meio campo defensivo após a entrada de Bendtner.
Maxwell entrou aos 90' para o lugar de Adriano, refrescando o corredor onde o Arsenal poderia criar mais perigo.

Golos
45'+3' - A fechar a primeira parte, Iniesta ganha uma bola perto da área adversária, com um excelente trabalho tira 2 jogadores do caminho fazendo um passe de ruptura onde aparece Messi que com um toque brilhante levanta a bola sobre Almunia para depois, sem deixar cair a bola, rematar para a baliza.
52' - Canto para o Arsenal, marcado por Nasri para a entrada da pequena área, com Busquets a cabecear para a própria baliza.
68' - Iniesta consegue passar por 2 jogadores em direcção à entrada da área, passa para Villa que de primeira isola Xavi que na cara de Almunia não tem problemas em marcar o segundo golo do Barcelona.
70' - Pedro ganha o penalti, Messi na marcação coloca no lado esquerdo do guarda-redes Almunia que fica no meio da baliza.

Barcelona
Víctor Valdés
Daniel Alves
Sergio Busquets
Éric Abidal
Adriano (Maxwell - 90')
Javier Mascherano (Seydou Keita - 88')
Xavi Hernández
Andrés Iniesta
Pedro Rodríguez
Lionel Messi
David Villa (Ibrahim Afellay - 82')

Arsenal
Wojciech Szczesny (Manuel Almunia - 19')
Bacary Sagna
Johan Djourou
Laurent Kozcielny
Gaël Clichy
Abou Diaby
Jack Wilshere
Cesc Fàbregas (Nicklas Bendtner - 78')
Tomás Rosický (Andrey Arshavin - 73')
Samir Nasri
Robin van Persie

Cartões Amarelos: Laurent Kozcielny (16'), Bacary Sagna (29'), Jack Wilshere (37'), Robin van Persie (45'+1') e (56').

Cartões Vermelhos: Robin van Persie (56')

Assistência: 96000

Condições Climatéricas: Céu limpo, 12ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário