quarta-feira, 16 de março de 2011

Champions League - Real Madrid x Lyon (Oitavos de Final - 2ª Mão)

O Real Madrid jogou o seu jogo habitual, aproveitando as características individuais dos seus jogadores para criar desequilíbrios à equipa do Lyon. A opção mais utilizada no processo ofensivo (também nos contra-ataques) era o passe para Ronaldo ou Di María que tinham a clara tendência de fazer penetrações para o corredor central, abrindo espaços nos corredores laterais para a subida de Marcelo e Sérgio Ramos. Houve também uma clara tendência de impedir a 2ª fase de construção do Lyon, obrigando a linha defensiva a jogar longo directamente para o ataque, prevenindo assim a participação de Gourcuff que era provavelmente o jogador do Lyon mais perigoso no meio-campo.

O Lyon aproveitou bem a subida dos seus laterais, principalmente Cissokho, que tinham sempre espaço para receber a bola quando esta vinha do corredor central pois a defesa à zona do Real fazia com que a linha defensiva fichasse o corredor central abrindo o lateral. Gourcuff, no processo defensivo, muitas vezes ocupava o lugar de segundo avançado, sendo um dos responsáveis (juntamente com Lisandro) em pressionar a linha defensiva do Real Madrid, também tentando impedir a 2ª fase de construção do adversário.

Foi o Real Madrid que mais perigo criou na 1ª parte, com várias oportunidades de golo e aos 37' surgiu naturalmente o golo do Real que acabou por não ter grande efeito na forma de jogar do Lyon dado que nada mudava no ruma da eliminatória (tal como no início do jogo, o Lyon precisava de marcar pelo menos um golo).

Na 2ª parte, o Lyon colocou em campo Gomis que passou a jogar a ponta de lança, com Lisandro a descair mais para o lado esquerdo e Delgado a passar para o lado direito). Foi uma clara opção de ataque que acabou também por acarretar maiores riscos defensivos. Cissokho passava a ter mais espaço para explorar do lado esquerdo do ataque (Lisandro jogava numa posição mais interior que Delgado) mas o Real também veio mais prevenido na 2ª parte para o perigo de Cissokho e Di María passou a ter funções mais defensivas a fechar o corredor lateral, dando uma preciosa ajuda a Sérgio Ramos que passou a preocupar-se mais com o corredor central no processo defensivo. À medida que o tempo ia avançando, o Lyon passava a ter cada vez menos precauções no processo defensivo e mais uma vez, o golo do Real apareceu com alguma naturalidade. Com o resultado em 2-0, o Lyon arriscou tudo e acabou por sofrer o 3-0, num jogo que já era dominado (em termos qualitativos e não quantitativos) pelo Real Madrid.

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Benzema esteve incansável na procura de espaços no ataque, jogando em sintonia com Di María e Ronaldo. Também Di María teve um importante papel, anulando por completo Cissokho que era o responsável por grande parte das jogadas de ataque do Lyon. No entanto é difícil escolher o melhor jogador em campo quando se vê uma equipa a jogar 'como equipa', com todos os jogadores a terem as suas missões bem definidas em todas as fases do jogo.
No Lyon, o melhor jogador em campo foi Lloris que fez um conjunto de defesas brilhantes em grandes oportunidades do Real que poderiam ter decidido o jogo ainda na 1ª parte.

Substituições
Ao intervalo, Gomis entra pelo lugar de Briand, ocupando a posição de ponta de lança com Lisandro a actuar ao seu lado, mais descaído para o lado esquerdo. Isto fez com que o Cissokho tivesse mais espaço para atacar.
Aos 69' entra Pied para o lugar de Gourcuff. Este último, já com cartão amarelo, estava a ter muito pouca influência no jogo.
Aos 74' Adebayor substitui Ronaldo que esteve em dúvida para o jogo devido a lesão. Já com o resultado em 2-0, não se justificava arriscar um agravamento de uma eventual lesão do jogador mais influente da equipa.
Aos 78' é Granero a entrar para o lugar de Di María. Um clara opção de gestão da equipa quando o resultado já estava em 3-0.
Aos 80' Pjanic substitui Delgado, já sem grandes hipóteses de alterar o resultado.
84' é quando Lass Diarra entra para o lugar de Benzema que recebe os merecidos aplausos. Esta substituição sela o jogo, dando mais consistência defensiva num jogo que já estava decidido.

Golos
37' - Marcelo passa para Ronaldo e continua a sua corrida para o corredor central, onde recebe novamente a bola de Ronaldo, tirando 2 adversários do caminho antes de rematar para o golo.
66' - Marcelo com um passe longo do corredor lateral tenta colocar a bola em Özil que não chega à bola, tal como o defensor do Lyon, quando de trás aparece Benzema a isolar-se (Cris não se fez ao lance) e a marcar facilmente na cara de Lloris.
76' - Özil consegue ganhar uma bola aérea, isolando Di María que na cara de Lloris, picou a bola por cima do mesmo. Um golo merecido depois de uma exibição menos exuberante devido às suas missões tácticas.

Real Madrid
Casillas
Sérgio Ramos
Ricardo Carvalho
Pepe
Marcelo
Khedira
Xabi Alonso
Di María (Granero - 78')
Özil
Ronaldo (Adebayor - 74')
Benzema (Lass Diarra - 84')

Lyon
Lloris
Réveillère
Cris
Lovren
Cissokho
Toulalan
Gourcuff (Pied - 69')
Källström
Briand (Gomis - Int)
César Delgado (Pjanic - 80')
Lisandro

Cartões Amarelos: Pepe (9'), Ricardo Carvalho (30'), Gourcuff (38'), Cissokho (54').

Assistência: (Desconhecido)

Condições Climatéricas: Céu nublado, 10ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário