domingo, 3 de abril de 2011

Liga Zon Sagres - Benfica x Porto (25ª Jornada)


Em termos motivacionais, o Porto era o grande favorito para este jogo com a hipótese de se tornar campeão no estádio do seu maior rival. O Benfica, matemáticas à parte, já só estava a cumprir calendário e apesar de querer salvar a honra, já pouco tinha a ganhar.

O Benfica viu-se obrigado a fazer uma adaptação na posição de defesa direito devido à lesão de Maxi Pereira e Airton, médio defensivo, foi o escolhido para essa posição. Como costume, defenderam à zona e pressionaram muito alto, tentando não dar espaço de construção ao Porto, principalmente nos corredores laterais. O método de jogo ofensivo foi o ataque posicional mas não foi tão eficaz devido à acção da equipa adversária.

O Porto, também a defender à zona, fez igualmente uma pressão muito alta sobre a bola com a preocupação de cortar as linhas de passe ao portador da bola para evitar que o Benfica jogasse curto na construção de jogo. Ciente do bloco alto que o Benfica costuma adoptar, o Porto optava regularmente pelo jogo directo nas transições ofensivas com a bola metida nas costas da defesa, explorando a velocidade dos seus atacantes nos 20 ou 30 metros que estavam livres entre a defesa do Benfica e o seu guarda-redes. Faziam assim com que o Benfica não subisse tanto a linha defensiva (estratégia também adoptada pelo Inter de Milão contra o Barcelona, na época passada). Dos três jogadores do meio-campo, era Moutinho que pressionava o segundo central (Falcao ficava com o primeiro) de modo a evitar a 2ª fase de construção do Benfica.

Na 2ª parte, apesar das substituições do Benfica ao intervalo, tudo se manteve na mesma e as mudanças no jogo acabaram se realizar em função das expulsões que aconteceram. Quando Otamendi é expulso, o Porto passa a jogar em 1-4-4-1 com Hulk sozinho na frente da ataque. O Benfica mantém a mesma forma de jogar, gozando agora de mais espaço para trocar a bola mas a coesão da equipa do Porto era igualmente forte, havendo pouco espaço de penetração para o Benfica no seu terço ofensivo. O Porto ainda fez algumas trocas posicionais após a entrada de Cristián Rodríguez mas o sistema táctico manteve-se o mesmo. Ainda ouve tempo para a expulsão de Cardozo, após um vermelho directo que colocou ambas as equipas em igualdade numérica.

Substituições
Ao intervalo, César Peixoto entra para o lugar de Pablo Aimar, que já tinha cartão amarelo e por uma ou outra vez arriscou ver o segundo.
Ao intervalo, entra também Cardozo para o lugar de Franco Jara. Troca directa sendo que a intenção talvez tenha sido aproveitar um jogador mais possante para poder combinar com os jogadores dos corredores e com o outro avançado.
Aos 60', Jardel entra para o lugar de Airton que se lesiona. Jardel fica no centro da defesa com Luisão e Sidnei passa a jogar a defesa direito.
Por volta dos 72', devido à expulsão anterior de Otamendi, Bellushi entra para o lugar de Varela, sendo que este passa a jogar a médio esquerdo e Guarín fica do lado direito, com Moutinho e Fernando no meio (este último numa posição um pouco mais recuada).
Aos 72' entra também Maicon pelo Falcao, ocupando o lugar que foi deixado vago pela expulsão de Otamendi.
Aos 81' entra Cristián Rodríguez para o lugar de Guarín, ficando o primeiro a jogar do lado esquerdo do meio campo, passando o Bellushi para o lado direito. O Porto aproveitou assim a frescura de um jogador muito rápido para mesmo com menos um jogador ainda poder criar perigo nas transições.

Golos
9' - Hulk desarma Javi García à entrada da área com a bola a sobra para Guarín que ganha a linha de fundo e um remate à baliza quase sem ângulo, conta com a ajuda de Roberto que esperava um cruzamento e acaba por meter a bola dentro da baliza.
17' - Otamendi faz falta sobre Franco Jara e na conversão do penalti, Saviola bate Helton
26' - Falcao isolado, afasta a bola de Roberto que o derruba dentro da área. Hulk na cobrança coloca a bola para o lado esquerdo de Roberto que ainda adivinhou o lado mas não chegou à bola.

Benfica
Roberto
Airton (Jardel - 60')
Luisão
Sidnei
Fábio Coentrão
Javi García
Salvio
Pablo Aimar (César Peixoto - Int)
Nicolás Gaitán
Saviola
Franco Jara (Cardozo - Int)

Porto
Helton
Fucile
Rolando
Otamendi
Álvaro Pereira
Fernando
Guarín (Cristián Rodríguez - 81')
João Moutinho
Hulk
Falcao (Maicon - 72')
Varela (Bellushi - 72')

Cartões Amarelos: Pablo Aimar (3'), Airton (13'), Otamendi (16'), Fábio Coentrão (21'), Roberto (25'), Fucile (32'), Javi García (68'), Otamendi (70'), Álvaro Pereira (82'), Jardel (88'), João Moutinho (93')

Cartões Vermelhos: Otamendi (70'), Cardozo (87')

Assistência: 40433

Condições Climatéricas: Céu nublado, 16ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário