quarta-feira, 6 de abril de 2011

Champions League - Chelsea x Manchester United (Quartos de Final - 1ª Mão)


O Chelsea não entrou com uma atitude dominadora em fase defensiva (deixava o Manchester trocar a bola na linha defensiva sem grandes problemas) com Torres muitas vezes a aproximar-se da sua linha média. A excepção era quando a bola era recebida por Rafael, em que Zhirkov tinha a preocupação de pressionar de imediato para forçar o erro do lateral brasileiro. Quando optavam pelo ataque posicional, havia uma tendência para atacar pelos corredores laterais com Bosingwa a fazer muitas vezes o overlap a Ramires e a ganhar a linha de fundo. Mesmo quando os médios centro levavam a bola pelo corredor central, havia uma clara tendência para os avançados darem linha de passe no corredor lateral, não havendo assim passes de ruptura para as costas da defesa adversária. No entanto, foram muitas as vezes em que optaram pelo ataque rápido com bolas directas para o ataque, com Drogba a ser o alvo preferencial.

Tal como o Chelsea, também o Manchester United optava por não pressionar a linha defensiva adversária apesar de jogar ainda mais recuado que o Chelsea, esperando a equipa adversária no próprio meio campo. Valencia e Park mostraram uma grande preocupação em fechar o corredor lateral no processo defensivo. O golo marcado relativamente cedo (23') também ajudou a esta mentalidade mais defensiva.

Durante praticamente todo o jogo, o Chelsea teve um maior domínio do jogo com o Manchester a criar poucas oportunidades de finalização. Ainda assim, foi na 2ª parte que a superioridade do Chelsea foi maior. Mesmo com os médios alas do Manchester a terem uma grande preocupação defensiva, foi dos corredores laterais que sairam os lances de maior perigo para o Chelsea. Após a substituição de Bosingwa, Essien que havia passado para defesa direito, acabou por ter um papel importante a nível defensiva porque, apesar de em processo defensivo ter assumir o mesmo papel que Bosingwa, no processo ofensivo tinha uma clara tendência de flectir para o meio, criando superioridade numérica. A partir deste momento, o Manchester United foi totalmente dominado pelo Chelsea mas mantendo ainda assim o resultado. Um empate não teria sido injusto, apesar da 'justiça' nos resultados ser algo muito relativo.

Jogadores-Chave
No Chelsea, Fernando Torres foi um jogador muito participativo no ataque e conseguia dar seguimento aos lances com relativa facilidade. Bosingwa também esteve bem nas penetrações pelos corredores laterais com um par de cruzamentos muito perigosos para a área.
No Manchester United, o maior destaque terá de ir para van der Sar que fez um conjunto de defesas importantíssimas que permitiu à sua equipa não sofrer golos no jogo. Park também foi muito importante no processo defensivo, tanto ao nível do desarme como a nível posicional.

Substituições
Aos 51' Nani entra para Rafael que sai lesionado num joelho. Nani assume a posição de médio ala direito, passando Valencia a ocupar a posição de Rafael.
Malouda entra aos 70' para o lugar de Zhirkov. Este último teve uma exibição algo apagada e não sendo um jogador tão talentoso quanto Malouda, acabou por ser uma opção inteligente para explorar a falta de rotina de Valencia como lateral direito.
Também aos 70', Anelka substitui Drogba, não havendo grandes alterações na forma de jogar da equipa.
Aos 78' entra John Obi Mikel para o lugar de Bosingwa. Com esta troca, Mikel fica no meio campo e Essien passa para lateral direito.
Aos 78' entra também Berbatov para o lugar de Chicharito, que havia tido uma exibição fraca, sem grande participação no jogo.
Aos 94' entra Smalling para o lugar de Park Jin-Sung com o único propósito de queimar tempo.

Golos
23' - Carrick faz um passe a virar o centro de jogo para o corredor lateral esquerdo onde Giggs recebe orientado para a baliza ao chegar à linha de fundo, faz um passe atrasado para Rooney que de primeira remata para o 2º poste com a bola a bater no poste e a entrar.

Chelsea
Petr Cech
Bosingwa (John Obi Mikel - 78')
Ivanovic
John Terry
Ashley Cole
Ramires
Michael Essien
Lampard
Zhirkov (Malouda - 70')
Drogba (Anelka - 70')
Fernando Torres

Manchester United
Edwin van der Sar
Rafael (Nani - 51')
Rio Ferdinand
Vidic
Evra
Valencia
Carrick
Ryan Giggs
Park Ji-Sung (Smalling - 94')
Rooney
Chicharito (Berbatov - 78')

Cartões Amarelos: Zhirkov (36'), Ramires (60'), Michael Essien (66'), Vidic (74'), Edwin van der Sar (80'), Fernando Torres (90').

Assistência: (Desconhecido)

Condições Climatéricas: Céu limpo (22ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário