quarta-feira, 13 de abril de 2011

Champions League - Tottenham x Real Madrid (Quartos de Final - 2ª Mão)


Contexto
Na primeira mão, o Real Madrid ganhou o jogo em Madrid por 4-0, tendo uma enorme vantagem para este jogo o que lhes dá segurança para controlar o jogo. O Tottenham tinha de, na melhor das hipóteses, marcar 4 golos para igualar a eliminatória.

Ambas as equipas começaram o jogo tendo como primeira opção de ataque o contra-ataque ou ataque rápido, o que fez com que o jogo tivesse um ritmo inicial muito grande. Depois dos 10', o ritmo desceu ligeiramente com as equipas a preferir o ataque posicional assim que ganhavam a posse de bola.

O Tottenham optou por um jogo mais directo para o ataque ou para o corredor lateral esquerdo, sendo que esta última opção era a mais usada com Gareth Bale a ser muito solicitado. O meio campo não participou muito no jogo, muito por culpa desta forma de jogar. Huddlestone era o médio mais defensivo, relegando as responsabilidades de construir jogo para os restantes jogadores do meio-campo.

O Real Madrid jogou da forma habitual, com a frente de ataque a ter um jogo muito fluído, não só em termos de passe como em termos de movimentações, com os jogadores a terem muita liberdade para se movimentarem pelos 3 corredores de jogo. Os laterais tinham por isso de subir no terreno para permitir que o Real tivesse uma ocupação racional do espaço de jogo (com Sérgio Ramos a subir mais que Arbeloa porque Ronaldo, mais que Marcelo, saía muitas vezes do seu corredor de jogo). Esta tendência de Ronaldo fazia também com que Özil caísse mais no corredor direito.

Ambas as equipas entraram na 2ª parte tal como saíram da 1ª. Aos 50', Ronaldo acaba definitivamente com a eliminatória (se é que já não estava decidida) e a partir daí, o jogo tornou-se num jogo de gestão por parte do Real. O Tottenham baixou claramente os braços e apesar de ainda procurar o golo (mais não fosse, tinham de lutar pelo orgulho da equipa), notou-se uma clara desmotivação na maior parte dos jogadores.

Jogadores-Chave
No Tottenham, Gareth Bale, tal como é habitual, foi um jogador muito activo e participou em vários ataques da equipa da casa. Na 2ª parte foi Defoe a ter maior influência criando as oportunidades de golo mais importantes.
No Real Madrid, todo o sector médio e ofensivo (incluindo os defesas laterais) foi muito importante na dinâmica ofensiva da equipa, sendo que os centrais não estão incluídos porque pouco trabalho tiveram.

Substituições
57' - Entra Granero por Sérgio Ramos. Marcelo passa para lateral esquerdo, Arbeloa para lateral direito, Granero para direito e Ronaldo para extremo esquerdo. Sérgio Ramos estava em risco de suspensão e depois de Ricardo Carvalho ter visto o cartão amarelo, que o colocou de fora da 1ª mão da meia-final, esta foi uma forma de impedir que a defesa ficasse ainda mais desfalcada para esse jogo.
61' - Entra Defoe por Lennon. Van der Vaart passa para o lado direito e Defoe joga a ponta de lança. O Tottenham passa assim a jogar com 2 avançados, tentando com isso criar mais perigo. A colocação de van der Vaart no lado direito fez com que Corluka subisse mais no terreno por o primeiro tinha muito a tendência de flectir para o corredor central.
65' - Entra Kaká por Cristiano Ronaldo. Kaká fica a jogar a número 10 com Özil a passar para extremo. Ronaldo era outro jogar em risco de suspensão.
71' - Entra Sandro por Huddlestone. Troca directa, entrando um jogador mais forte tecnicamente e capaz de criar mais perigo no processo ofensivo.
75' - Entra Benzema por Xabi Alonso. Granero fica a jogar na posição de Xabi Alonso, com Benzema a ir para extremo esquerdo e Özil para o lado direito. Mais um acto de gestão da equipa. Com 3 pontas de lança no plantel, é agora importante que todos tenham mais minutos para estarem em boa forma desportiva e como tal, foi Xabi Alonso a ser poupado.
83' - Entra Kranjcar por Modric. Troca directa sem grande influência no jogo.

Golos
50' - Cristiano Ronaldo recebe um passe curto no corredor central e, ainda longe da baliza, aproveita o espaço livre para arriscar (e é mesmo este o termo) o remate, sendo que Gomes, numa intervenção muito infeliz, vê a bola passar por entre as mãos para depois entrar caprichosamente na baliza.

Tottenham
Gomes
Corluka
Gallas
Dawson
Assou-Ekotto
Lennon (Defoe - 61')
Huddleston (Sandro - 71')
Luka Modric (Kranjcar - 83')
Gareth Bale
van der Vaart
Pavlyuchenko

Real Madrid
Casillas
Sérgio Ramos (Granero - 57')
Albiol
Ricardo Carvalho
Arbeloa
Khedira
Xabi Alonso (Benzema - 75')
Cristiano Ronaldo (Kaká - 65')
Mesut Özil
Marcelo
Adebayor

Cartões Amarelos: Ricardo Carvalho (39') e Granero (79').

Assistências: (Desconhecido)

Clima: Céu nublado (8ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário