sábado, 23 de abril de 2011

Liga BBVA - Valencia x Real Madrid (33ª Jornada)


Contexto
A 6 jogos do fim do campeonato, o Valencia está relativamente confortável no 3º lugar sendo que não tem grandes objectivos que não sejam a manutenção desse mesmo lugar (que lhes dão acesso directo à Champions League). No entanto, o Villareal está a 6 pontos do Valencia e ainda pode apanhar o Valencia.
O Real Madrid dificilmente perderá o 2º lugar e estando a 8 pontos do Barcelona, também já não conta atingir o 1º lugar. Apesar disso, vem de uma vitória na final da Copa del Rey e vai ter a meio da semana a 1ª Mão da Meia-Final da Champions League, ou seja, utilizou este jogo para colocar em campo uma equipa de segunda linha de forma a poupar jogadores para o jogo com o Barcelona.

O jogo começou com o Valencia a apostar no ataque posicional utilizando muito a subida dos laterais (que apostaram bastante nos cruzamentos para a área), deixando muitas vezes atrás apenas os centrais e o médio defensivo Topal. Este aspecto foi muito aproveitado pelo Real Madrid que jogou predominantemente em contra-ataque, colocando quase sempre as bolas nos corredores laterais, espaços deixados livres pelos laterais do Valencia. Este constante desequilíbrio defensivo custou ao Valencia todos os golos sofridos no jogo. O Real Madrid, à imagem do que fez nos últimos jogos com o Barcelona, jogou em 1-4-3-3 com um médio defensivo. A diferença foi que os seus laterais não subiam no terreno, dando uma maior segurança no sector defensivo e dando liberdade aos avançados e médios interiores a avançarem no terreno e a criarem igualdade numérica nas transições ofensivas. Outra grande diferença em ambas as equipas foi a mobilidade dos 3 jogadores mais atacantes, sendo que os do Real Madrid mostraram uma enorme mobilidade com constantes trocas de posição, ao contrário dos atacantes do Valencia que mantiveram sempre a mesma posição.

Na 2ª parte tudo se manteve igual, com o Valencia a cometer os mesmos erros e o Real Madrid continuou a explorar essas mesmas fraquezas, apesar de a vantagem de 4 golos fizesse com que entrassem na partida a permitir que o Valencia tivesse um maior domínio. Ainda assim o Real Madrid voltou a marcar aos 52' transformando o restante jogo num período de gestão por parte de José Mourinho. Apesar disso, o Valencia foi feliz nas substituições com a equipa a conseguir mudar de atitude após o primeiro golo, partilhando a partir daí o domínio com o Real Madrid.

Jogadores-Chave
No Valencia, Mata e Jonas foram os jogadores que mais perigo criaram.
No Real Madrid, Kaká foi muito importante na manobra ofensiva, sendo que todos os 3 avançados estiveram muito bem em termos de posicionamento nas transições. Também os 3 médios centro estiveram muito bem a criar constantemente superioridade numérica no meio campo.

Substituições
58' - Entra Joaquín por Pablo Hernández. Troca directa.
58' - Entra Jonas por Maduro. Sai um médio com características mais defensivas para entrar um médio mais criativo.
62' - Entra Xabi Alonso por Canales. Entra um jogador mais experiente para a mesma posição.
66' - Entra Cristiano Ronaldo por Higuaín. Ronaldo ainda está na disputa pelo prémio do melhor marcador e possivelmente entra para tentar fazer um golo para o ajudar no objectivo individual.
74' - Entra Pedro León por Garay. Albiol passa para central, Lass Diarra para lateral direito, Xabi Alonso para médio defensivo e Pedro León fica a jogar a médio centro.
81' - Entra Jordi Alba por Mathieu. Troca directa.

Golos
22' - Higuaín, descaído para o lado direito, cruza largo e rasteiro para o lado esquerdo com o Guaita a falhar a intercepção e a permitir ao Benzema finalizar com relativa facilidade.
30' - Mathieu, depois de ganhar posição a Higuaín que ia isolado, desentende-se com o Guaita permitindo a Higuaín finalizar já sem guarda-redes na baliza.
38' - Benzema entra no corredor central, vindo da esquerda, e abre para o Higuaín do lado direito que de primeira cruza rasteiro para o meio onde Kaká finaliza.
41' - Granero com um passe em profundidade isola Kaká que descaído para o lado direito, já na grande área, cruza rasteiro para Higuaín que finaliza facilmente.
52' -Num ataque rápido, Kaká recebe a bola do lado esquerdo, ultrapassa Miguel e cruza rasteiro para o meio onde aparece Higuaín vindo da direita para encostar para a baliza.
59' - Jonas faz uma excelente recepção orientada para a linha de fundo, isolando-se e cruzando para Soldado que finaliza junto à baliza.
61' - Benzema joga atrasado para Kaká que faz um túnel a um defesa isolando-se e finalizando facilmente ao 2º poste.
80' - Joaquín joga para Mata, este devolve de primeira para Jonas que coloca a bola rasteira ao 1º poste.
84' - Mata pica a bola por cima da defesa onde aparece Jordi Alba isolado para marcar o golo.

Valencia
Guaita
Miguel
Stankevicius
Ricardo Costa
Mathieu (81' - Jordi Alba)
Topal
Banega
Maduro (58' - Jonas)
Pablo Hernández (58' - Joaquín)
Mata
Soldado

Real Madrid
Casillas
Albiol
Garay (74' - Pedro León)
Ricardo Carvalho
Nacho
Lass Diarra
Granero
Canales (62' - Xabi Alonso)
Kaká
Benzema
Higuaín (66' - Cristiano Ronaldo)

Cartões Amarelos: Jonas (89')

Assistência: 45000

Clima: Céu limpo (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário