quarta-feira, 27 de abril de 2011

Champions League - Real Madrid x Barcelona (Meia Final - 1ª Mão)


Contexto
Este vai ser o 4º jogo entre as duas equipas na época 2010/2011. O Real Madrid não pode contar com Khedira (lesionado) e Ricardo Carvalho (suspenso), sendo que este último assume um papel muito influente na defesa do Real. O Barcelona tem todos os laterais esquerdos indisponíveis (Maxwell, Adriano e Abidal), tal como Andrés Iniesta que tem um papel fundamental no meio-campo. Apesar das lesões, ambas as equipas se apresentam em boas condições porque tanto José Mourinho como Pep Guardiola optaram por poupar esforços no jogo anterior para a Liga BBVA (e ambos venceram).

Ambas as equipas entraram em campo com uma postura mais defensiva. O Real Madrid não apresentou muitas surpresas perante aquilo que foram os últimos jogos frente ao Barcelona. Os laterais não subiram (ou não subiram tanto, no caso de Marcelo) não dando espaços nas suas costas para serem explorados por David Villa e Pedro. Tanto Özil numa fase inicial, Ronaldo depois, não defenderam tão colados à linha, aproveitando o facto de Puyol não estar a subir muito no terreno para pressionar os médios que caíam naquela zona ou tentar impedir as subidas de Piqué. Os médios centro tiveram um papel importatíssimo a fechar o corredor central, onde habitualmente o Barcelona causa mais perigo. Tanto Xabi Alonso como Pepe ocuparam frequentemente a posição mais recuada do meio-campo mas as suas posições adaptavam-se ao posicionamento dos jogadores do Barcelona, onde a principal preocupação era não dar espaço para que estes se virassem para a baliza de Casillas. O jogador mais pressionado foi claramente Xavi, jogador este que esteve sempre debaixo de olho dos médios do Real Madrid que tinham como preocupação desencorajar os adversários a passar-lhe a bola.

O Barcelona, com Puyol do lado esquerdo, já se esperava que não atacasse tanto por esse corredor mas a posição de Daniel Alves surpreendeu. Apesar de jogar a lateral direito como costume, habitualmente acaba por jogar mais como médio ala devido ao ataque posicional do Barcelona mas hoje actuou verdadeiramente como defesa direito, subindo no terreno muito raramente. Por vezes o Barcelona abdicou da 2ª fase de construção para colocar a bola directamente no ataque através da defesa, quase sempre através de Piqué. O Messi manteve a sua forma de jogar, um ponta de lança que não é ponta de lança, nem extremo, nem médio centro. É aquilo que o jogo precisar. Deslocava-se em função do espaço, procurando sempre receber a bola fosse em que zona fosse. Devido às características de Messi, não é preciso muito espaço para que ele crie desequilíbrios, sendo que é uma arma temível em qualquer parte do campo.

Na 2ª parte, tudo começou da mesma forma apesar da substituição e da troca posicional de Pedro por David Villa. As coisas apenas se alteraram aos 60', depois da expulsão de Pepe. O Real Madrid começou a jogar com apenas 2 jogadores no centro do terreno, Lass Diarra e Xabi Alonso, sendo que este último não é um jogador que esteja habituado a pressionar da forma a que foi obrigado a partir daquele momento, tendo de correr muito mais do que tinha feito até então e apesar de Di María e Cristiano Ronaldo fecharem mais no corredor central, a superioridade numérica dos jogadores do Barcelona foi notória. A partir deste momento, também Daniel Alves começou a subir no terreno como é habitual e o Real Madrid limitou-se a tentar controlar o espaço dentro da medida do possível, tentando minimizar os danos. Depois do primeiro golo do Barcelona, Ronaldo passou para o lado esquerdo, talvez uma forma de aproveitar a subida de Daniel Alves mas o Real Madrid mostrou-se impotente perante o domínio do Barcelona.

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Xabi Alonso e Pepe foram dos jogadores mais importantes no processo defensivo, anulando quase por completo a construção de jogo do Barcelona pelo centro do terreno.
No Barcelona, Messi voltou a ser o homem do jogo com 2 golos. Cada vez que recebia a bola criava perigo.

Substituições
Int - Entra Adebayor por Özil. Troca directa, entrando um jogador mais esforçado e fresco, com o objectivo de dar mais trabalho à linha defensiva do Barcelona.
71' - Entra Afellay por Pedro. Troca directa. Entra um jogador muito rápido para refrescar o corredor direito.
90' - Entra Sergi Roberto por David Villa. Troca directa para queimar tempo e dar oportunidade a um jovem de se estrear num jogo grande da Champions League.

Golos
76' - Xavi recupera a bola junto à entrada da grande área adversária, procura espaço sobre pressão, consegue abrir na direita em Afellay que dribla Marcelo e após ganhar a linha de fundo cruza para o meio onde aparece Messi entre os centrais para encostar para a baliza.
87' - Messi recebe um passe curto perto do meio campo, dribla 3 jogadores a caminho da baliza e isolado frente a Casillas coloca a bola no poste mais distante com o pé direito.

Real Madrid
Casillas
Arbeloa
Sérgio Ramos
Albiol
Marcelo
Xabi Alonso
Lass Diarra
Pepe
Özil (Adebayor - Int)
Di María
Cristiano Ronaldo

Barcelona
Víctor Valdés
Daniel Alves
Mascherano
Piqué
Carles Puyol
Sergio Busquets
Xavi
Keita
David Villa (Sergi Roberto - 90')
Pedro (Afellay - 71')
Messi

Cartões Amarelos: Arbeloa (39'), Daniel Alves (44'), Sergio Ramos (53'), Mascherano (57'), Adebayor (83').

Cartões Vermelhos: José Manuel Pinto (45+3'), Pepe (60')

Assistência: (Desconhecido)

Clima: Céu limpo (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário