quarta-feira, 18 de maio de 2011

Europa League - Porto x Braga (Final)

Contexto
Esta foi a primeira final europeia disputada entre duas equipas portuguesas.

O Porto, campeão da Liga Zon Sagres com 21 pontos de diferença para o 2º classificado, tem feito uma época absolutamente brilhante. Vem de uma vitória fora, frente ao Marítimo (14 de Maio) para a última jornada da Liga Zon Sagres e tem ainda pela frente mais uma final, da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães (22 de Maio). Kieszek e Mariano González ficaram de fora por não estarem inscritos nas competições europeias, enquanto que Fucile, Cristián Rodríguez e Rafa ficaram de fora por lesão.

O Braga, 4º classificado da Liga Zon Sagres, a 38 pontos do Porto, fez uma época algo irregular nas competições internas mas tem estado em evidência nas competições europeias. Na Champions League venceu equipas como o Sevilla e Arsenal e ficou em 3ºlugar na fase de grupos. Vem de uma derrota, frente ao Sporting (14 de Maio) para a última jornada da Liga Zon Sagres sendo que este é o último jogo da sua época desportiva. Domingos convocou nada menos que 28 jogadores (todo o plantel mais alguns jogadores que actuaram regularmente no Vizela, clube satélite do Braga).

1ª Parte: O Porto entrou mais sereno no jogo, utilizando o habitual ataque posicional com Fernando a recuar para entre os centrais e os médios interiores (Guarín e Moutinho) a caírem muitas vezes nos corredores laterais, fazendo com que os laterais subissem mais no terreno dando mais amplitude ao ataque. Apesar disso, o Porto utilizou muitas vezes o lançamento longo para o ataque, principalmente para os corredores laterais, aproveitando a supremacia dos seus extremos, em termos técnicos e atléticos em relação aos laterais do Braga. Viu-se também muitas vezes, em ataque posicional, o Porto a explorar os cruzamentos para a área à procura do jogo aéreo de Falcao.
O Braga a apostar claramente no contra-ataque, não se preocupava em pressionar a linha defensiva, deixando Rolando e Otamendi jogarem à vontade. Lima preocupava-se em pressionar Fernando, o médio defensivo do Porto, que era o jogador por onde passava grande parte das vezes a 2ª fase de construção. Hugo Viana, apesar de jogar como médio ofensivo, não ocupava uma posição muito avançada no centro, procurando jogar mais próximo de Vandinho e Custódio para dar mais consistência ao meio-campo. Era notória a preocupação do meio-campo do Braga em não deixar nenhum jogador do Porto, nessa zona, receber a bola à vontade algo que também foi responsável pelo Porto utilizar muito os corredores laterais para atacar.

2ª Parte: Em termos estruturais tudo se manteve idêntico, mesmo apesar das substituições que foram todas trocas directas. O Braga entrou naturalmente com uma mentalidade mais ofensiva que aquela que demonstrou na primeira parte mas utilizando o mesmo método de jogo. Nos últimos minutos do jogo, Paulão passou a jogar a ponta de lança ao lado de Meyong com Vandinho responsável pela posição deixada vaga no eixo da defesa.

Jogadores-Chave
No Porto, é preciso referir Falcao que é sempre perigosíssimo no jogo aéreo e mais uma vez conseguiu demonstrá-lo nesta final. De resto, todo o colectivo cumpriu a sua missão e o Braga pouco conseguiu fazer perante o domínio do Porto.
No Braga, Paulão foi claramente o melhor jogador em campo, fazendo um jogo muito bom com bastantes intercepções.

Substituições
Int: Entra Kaká para o lugar de Rodríguez. Troca directa, possivelmente por lesão.
Int: Entra Mossoró por Hugo Viana. Talvez fosse intenção do Domingos dar mais irreverência ao meio-campo pois Mossoró é um jogador com tendências mais ofensivas e mais à vontade na condução de bola.
65' - Entra Meyong por Lima. Troca directa entre 2 jogadores com características ligeiramente diferentes. O Braga ganha mais poder no jogo aéreo e numa altura em que o avançado deve pressionar mais a linha defensiva adversária, um jogador acabado de entrar é sempre uma boa aposta.
72' - Entra Belluschi por Guarín. Troca directa. Belluschi é um jogador muito tecnicista, muito bom com a bola nos pés. Uma forma de promover a manutenção da posse da bola.
78' - Entra James Rodríguez por Varela. Sai um destro e entra um esquerdino, não alterações no sistema táctico mas talvez seja uma forma de aumentar o número de cruzamentos para a grande área onde aparecerão 2 grandes finalizadores (Falcao e Hulk).

Golos
43' - Rodríguez tenta uma penetração pelo corredor central mas a sua bola é interceptada por Guarín que inicia de imediato um contra-ataque pelo corredor lateral direito onde, à entrada do último terço ofensivo, faz um cruzamento para a grande área onde Falcao aparece sozinho a cabecear para a baliza, não dando hipóteses a Artur Moraes.

Porto
Helton
Sapunaru
Rolando
Otamendi
Álvaro Pereira
Fernando
Guarín (Belluschi - 72')
João Moutinho
Hulk
Varela (James Rodríguez - 78')
Falcao

Braga
Artur Moraes
Miguel Garcia
Paulão
Rodríguez (Kaká - Int.)
Sílvio
Custódio
Vandinho
Hugo Viana (Mossoró - Int.)
Alan
Paulo César
Lima (Meyong - 65')

Cartões Amarelos: Hugo Viana (23'), Sílvio (29'), Sapunaru (59'), Miguel Garcia (54'), Mossoró (58'), Kaká (79')

Assistência: 45000

Clima: Céu pouco nublado, 13ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário