domingo, 22 de maio de 2011

Taça de Portugal - Vitória de Guimarães x Porto (Final)

Contexto
O Vitória de Guimarães vai tentar conquistar a sua primeira Taça de Portugal apesar de já ter estado presente em algumas finais no passado. Acabou a Liga Zon Sagres em 5º lugar e fez o seu último jogo no dia 14 de Maio com uma vitória por 3-0 frente à Naval, na Figueira da Foz.
O Porto está a uma vitória de conseguir o seu 4º título esta época, depois de ter vencido a Supertaça, a Liga Zon Sagres e a UEFA Europa League. Em competições nacionais apenas perdeu 2 jogos, com o Nacional (Bwin Cup) e Benfica (Taça de Portugal). O seu último jogo foi no dia 18 de Maio, frente ao Braga, que terminou com uma vitória por 1-0 na final da UEFA Europa League.

1ª Parte: O Vitória de Guimarães utilizou o ataque posicional como método de jogo ofensivo. Apesar de ter utilizado algumas vezes o corredor lateral direito com algum perigo, tentavam muitas vezes as bolas colocadas nas costas da defesa tentando surpreender o Porto. Devido à enorme pressão dos jogadores do Porto sobre o portador da bola, os jogadores do Vitória de Guimarães viram-se obrigados a optar muitas vezes pelo passe longo para procurarem zonas de menor pressão. Defensivamente, utilizavam a marcação homem-a-homem nos esquemas tácticos e em várias situações pontuais no meio campo. Tentaram 'encaixar' com os jogadores do meio-campo do Porto de forma a reduzir o espaço dos mesmos para jogar.
O Porto jogou sem a sua maior referência do ataque, Falcao, jogando Hulk no centro do ataque com características muito diferentes do primeiro. Desta forma, o ataque do Porto apresentou uma estrutura mais móvel que o habitual com Hulk a cair frequentemente nos corredores laterais para receber a bola, principalmente nos lances de contra-ataque. De resto, a forma de jogar do Porto manteve-se semelhante àquela apresentada nos últimos jogos, atacando em ataque posicional dando preferência ao contra-ataque caso as condições sejam favoráveis. Defenderam à zona.

2ª Parte: Ambas as equipas entraram no jogo da mesma forma que saíram, apesar das substituições. Aos 55' dá-se a principal alteração no jogo com a alteração do 1-4-2-3-1 do Vitória de Guimarães para um 1-4-4-2. A alteração do sistema táctico acabou por não resultar num aumento de oportunidades de golo até porque o vencedor, face ao resultado, já estava praticamente definido e o Porto jogava com muita tranquilidade não facilitando defensivamente e criando algumas boas oportunidades para aumentar a vantagem, conseguindo ainda um golo.

Jogadores-Chave
No Vitória de Guimarães é difícil eleger um jogador de destaque mas ainda assim pode-se referir o nome de Anderson Santana que está na origem dos dois golos através de um livre lateral e de um canto.
No Porto, James Rodríguez conseguiu um hat-trick e foi marcante no jogo. Também Hulk foi muito importante nas movimentações ofensivas do Porto. Beto também tem de ser referido pois defendeu o penalti que daria ao Vitória de Guimarães o resultado de 3-4 e voltaria a equilibrar o jogo.

Substituições
Int - Entra João Alves para o lugar de Renan Silva. Troca directa.
Int - Entra Guarín para o lugar de Fernando. Guarín ocupa o lugar de Fernando, sendo um jogador forte fisicamente mas com mais tendências ofensivas. A substituição poderá ter-se devido ao facto de Fernando já ter o cartão amarelo apesar de Fernando não ter feito um jogo brilhante, cometendo alguns erros no processo ofensivo.
55' - Entra Jorge Ribeiro para o lugar de Tiago Targino. Na alteração para o sistema 1-4-4-2, Jorge Ribeiro está mais rotinado para a posição de médio interior esquerdo.
55' - Entra Marcelo Toscano para o lugar de Cléber. Na alteração para o sistema de 1-4-4-2, Marcelo Toscano ocupa a posição de médio interior direito, passando João Alves para médio defensivo e Rui Alves continua como médio ofensivo. Edgar Silva e Faouzi jogam como avançados.
61' - Entra Souza para o lugar de Belluschi. Souza passa a jogar a médio defensivo, subindo Guarín para o lugar que era ocupado por Belluschi. O Porto volta assim a jogar com um médio defensivo de raíz, ficando Guarín com maior liberdade ofensiva, algo que respeita mais as suas características.
75' - Entra Mariano González para o lugar de Varela. Troca directa para assinalar a eventual despedida de Mariano que está em final de contracto e é um dos capitães do Porto, numa altura em que o Porto já fazia a festa devido ao resultado.

Golos
2' - Hulk trabalha a bola dentro da área e, reodeado de adversários, joga a bola atrasada para o remate de Belluschi que ressalta da defesa do Vitória e sobra para James Rodríguez que, isolado, faz facilmente o golo.
19' - Livre lateral do lado direito do ataque do Vitória de Guimarães, marcado por Anderson Santana para o interior da área, onde Rolando desvia na direcção da baliza e Álvaro Pereira, tentando impedir que a bola entre, acaba por colocar a bola na baliza.
20' - James Rodríguez no lado esquerdo do ataque, roda para se enquadrar com o corredor central, cruza ao 2º poste onde aparece Varela a rematar de primeira para a baliza fazendo o golo.
22' - Canto do lado direito do ataque do Vitória de Guimarães marcado por Anderson Santana para fora da zona da defesa do Porto onde aparece Edgar Silva para cabecear para a baliza, sem qualquer marcação.
34' - Livre lateral do lado esquerdo do ataque do Porto marcado ao 2º poste onde Maicon cabeceia à barra e Rolando confirma empurrando para a baliza.
41' - Canto do lado direito do ataque do Porto, marcado directamente à baliza por Hulk com Nilson a ser mal batido e a bola a entrar para o 1º poste.
45'+1' - Hulk conduz um contra-ataque pelo corredor lateral esquerdo cruzando largo e rasteiro para o 2º poste onde aparece James Rodríguez que recebe orientado para o lado esquerdo deixando Nilson fora da jogada e coloca a bola facilmente dentro da baliza.
72' - Álvaro Pereira coloca uma bola longa nas costas da defesa, lançando Varela num contra-ataque pelo lado esquerdo. Varela sem hipóteses de prosseguir, faz um passe em diagonal para o lado direito à procura de Hulk que já dentro da área, cruza ao 2º poste e James Rodríguez mergulha para cabecear facilmente para a baliza.

Vitória de Guimarães
Nilson
Alex
Leandro Freire
João Paulo
Anderson Santana
Renan Silva (João Alves - Int)
Cléber (Marcelo Toscano - 55')
Rui Miguel
Tiago Targino (Jorge Ribeiro - 55')
Faouzi
Edgar Silva

Porto
Beto
Sapunaru
Rolando
Maicon
Álvaro Pereira
Fernando (Guarín - Int)
Belluschi (Souza - 61')
João Moutinho
Varela (Mariano González - 75')
James Rodríguez
Hulk

Cartões Amarelos: Hulk (29'), Fernando (44'), Souza (73').

Assistência: 41000

Clima: Céu limpo (26ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário