sexta-feira, 27 de maio de 2011

Champions League (Feminino) - Lyon x Turbine Potsdam (Final)

Contexto
Esta é uma reedição da final da Champions League da época passada, onde o Turbine Potsdam venceu apenas nas grandes penalidades. Ambas as equipas são vencedoras dos respectivos campeonatos domésticos apesar de o Lyon ainda não ter jogado a última jornada que será no dia 29 (apenas para cumprir calendário).

1ª Parte
O Lyon entrou desde o início determinado a fazer uma pressão sobre a portadora da bola em zonas altas, principalmente nos corredores laterais com Thomis e Necib muitas vezes a ajudarem as laterais a fechar o espaço. O método de jogo ofensivo era o ataque posicional onde procurarem sempre chegar ao ataque através de um futebol apoiado em passes curtos.
O Turbine Potsdam que habitualmente actua em 1-4-3-3 entrou no jogo com um 1-3-4-1-2 sendo que as centrais que jogavam mais perto do corredor lateral, em fase ofensiva, actuavam praticamente como laterais deixando apenas 2 jogadoras a fechar o corredor central. A grande referência desta equipa é Lira Bajramaj que actuou como número 10 tendo liberdade para se movimentar a toda a largura do terreno, sendo claramente a jogadora mais solicitada pelas colegas para organizar o ataque. No processo defensivo, a médio ala do lado por onde o Lyon ataca tem a preocupação de recuar para proteger o seu corredor lateral, no entanto, essas zonas ficavam muito expostas nas transições defensivas onde Thomis e Necib (do Lyon) tinham muito espaço para jogar. No processo ofensivo, o Potsdam apostava muitas vezes no lançamento longo das centrais para o ataque, sendo que poucas vezes se viu a 2ª fase de construção (do sector defensivo para o sector médio).

2ª Parte
Ambas as equipas começaram a 2ª parte da mesma forma como terminaram a 1ª. Continuou-se a ver um Lyon mais dominante, com maior critério na construção do ataque e um Turbine Potsdam muito dependente da Lira Bajramaj para criar perigo no ataque, jogadora esta que a meio da 2ª parte já começava a ter de descer muito no terreno para segurar no jogo pois a sua equipa estava a ter muitas dificuldades em construir jogo desde o sector defensivo. O Lyon continuou também com uma pressão muito alta sobre a equipa adversária não deixando o Turbine Potsdam construir jogo e anulando por completo os seus maiores argumentos, nomeadamente a capacidade ofensiva da Lara Bajramaj.

Jogadoras-Chave
No Lyon, Élodie Thomis assumiu um papel preponderante nas transições ofensivas enquanto esteve em campo. Criou muito perigo no corredor lateral direito e a equipa do Turbine Potsdam teve muitas dificuldades em lidar com ela. Lotta Schelin também foi muito importante no equilíbrio ofensivo com movimentações muito coerentes a nível da ocupação racional do espaço e teve sempre muita calma quando tinha a bola. De resto, toda a equipa fez um jogo muito bom.
No Turbine Potsdam, por força da corrente do jogo, Babett Peter, defesa central, esteve muito em jogo com várias intervenções importantes a nível defensivo. Lira Bajramaj era claramente a jogadora mais perigosa e tomava quase sempre boas decisões quando tinha a bola mas infelizmente o estilo de jogo da sua equipa não permitiu que fizesse mais no jogo.

Substituições
54' - Entra Lara Dicknmann para o lugar de Louisa Necib.Troca directa.
72' - Entra Eugénie Le Sommer para o lugar de Élodie Thomis. Troca directa. Substituição para refrescar o flanco direito, zona onde o Lyon tem criado mais perigo durante todo o jogo.

Golos
26' - Canto marcado por Sonia Bompastor, no lado direito do ataque do Lyon, ao 2º poste, Amandine Henry cabeceia para o meio, Lotta Schelin remata à baliza com a guarda-redes Anna Sarholz a defender para a frente e Wendie Renard a aproveitar a sobra e a rematar para a baliza e fazer o golo
84' - Eugénie Le Sommer recupera uma bola no corredor direito e avança sem oposição, já perto da área, cruza ao 2º poste onde Lara Dicknmann recebe muito bem a bola e com o pé esquerdo remata cruzado não dando hipóteses a Anna Sarholz.

Lyon
26 - Sarah Bouhaddi
3 - Wendie Renard
5 - Laura Georges
20 - Sabrina Viguier
18 - Sonia Bompastor
6 - Amandine Henry
11 - Shirley Cruz Trana
23 - Camille Abily
12 - Élodie Thomis (72' - 9 - Eugénie Le Sommer)
10 - Louisa Necib (54' - 21 - Lara Dicknmann)
8 - Lotta Schelin

Turbine Postdam
24 - Anna Sarholz
15 - Inka Wesely
4 - Babett Peter
8 - Josephine Henning
20 - Bianca Schmidt
16 - Viola Odebrecht
14 - Jennifer Zietz
21 - Tabea Kemme
10 - Lira Bajramaj
7 - Isabel Kerschowski
31 - Anja Mittag

Cartões Amarelos: Camille Abily (59')

Assistência: 14303

Clima: Céu nublado

Sem comentários:

Enviar um comentário