sábado, 28 de maio de 2011

Champions League - Barcelona x Manchester United (Final)

Contexto
Vão estar na final 2 equipas que venceram os respectivos campeonatos. O Barcelona, pela espectacularidade do seu futebol, é considerado o favorito à vitória. Jogaram o último jogo no dia 21 de Maio, com o Málaga, fora, onde ganharam 3-1. O Manchester United fez o seu último jogo oficial no dia 22 de Maio, em casa, frente ao Blackpool vencendo por 4-2

1ª Parte
O Barcelona entrou igual a si próprio. Procurou muito a posse da bola e pressionou sempre o portador da bola adversário durante o processo defensivo. Não houve grandes surpresas no 11 inicial (excepto a ausência de Puyol). David Villa que actualmente joga do lado esquerdo do ataque, apareceu hoje no lado direito trocando com Pedro.
O Manchester United entrou muito pressionante nos primeiros minutos, causando várias perdas de bola dos jogadores do Barcelona mas depois dos 10' ou 15' começou a ficar patente as dificuldades em pressionar os jogadores do Barcelona, muito devido à constante inferioridade numérica dos jogadores do Manchester United no meio-campo, sendo que Giggs não tinha capacidade física para pressionar a bola que estava em constante movimento a toda a largura do campo e Carrick estava a pressionar sozinho, contanto por vezes com o auxílio de Park que vinha do seu corredor para fechar o corredor central e Rooney que se viu igualmente obrigado a abandonar a sua zona para pressionar o pivôt defensivo. O Barcelona tinha nessa zona Busquets, Xavi, Iniesta e Messi que estavam em constante movimentação. Em termos ofensivos, o Manchester United optou claramente pelo jogo directo para tentar aproveitar a velocidade de Chicharito de forma bater a linha defensiva do Barcelona que está, por defeito, bastante adiantada.

2ª Parte
No início da 2ª parte tudo permaneceu igual mas passados alguns minutos, viu-se Giggs a passar para o lado esquerdo trocando com Park. Eram notórias as dificuldades que o Manchester United sentia no corredor central e era preciso mais espírito de sacrifício para tentar reduzir o espaço disponível para os médios do Barcelona. Apesar da excelente capacidade técnica e inteligência de Ryan Giggs, ficou a clara ideia de que este não estava a conseguir lidar com o jogo a nível defensivo e parece que Alex Fergunson quis manter-se leal ao Giggs, mantendo-o em campo quando estava Anderson no banco. Nada mudou em termos de tendências de jogo com as substituições,  excepto o facto de que o Barcelona tinha cada vez mais espaço para jogar devido ao cansaço dos jogadores do Manchester United e o vencedor estava praticamente definido ainda antes do 3º golo dos catalães.

Jogadores-Chave
No Barcelona, o inevitável Messi voltou a destacar-se no meio de toda a genialidade da equipa. Ele conseguiu desequilibrar a equipa do Manchester United cada vez que teve a bola nos pés.
No Manchester United, Vidic fez uma exibição segura, com intervenções muito importantes. Rooney e Park também foram incansáveis na luta contra a superioridade numérica do Barcelona em todos os sectores.

Substituições
68' - Entra Nani para o lugar de Fábio. Valencia passa a jogar a lateral direito e Nani fica a médio ala direito. O Manchester United ganha assim mais criatividade naquele corredor.
75' - Entra Paul Scholes para o lugar de Michael Carrick. Troca directa, provavelmente para refrescar o meio-campo.
85' - Entra Keita para o lugar de David Villa. Andrés Iniesta passa para o lugar de David Villa e Keita passa a jogar no meio-campo.
87' - Entra Carles Puyol para o lugar de Daniel Alves. Troca directa, entrando um jogador com características mais defensivas. Pode também ter sido uma substituição para homenagear o capitão do Barcelona, Puyol, numa altura que o jogo estava praticamente decidido.
90'+1' - Entra Afellay para o lugar de Pedro. Troca directa.

Golos
26' - No meio campo, Iniesta faz um passe curto em profundidade para Xavi que conduz a bola na direcção da baliza e antes de chegar à entrada da área, abre na direita para Pedro que remata para fazer o golo.
33' - Fábio recupera a bola depois de um lançamento de Abidal. Joga curto para Rooney que faz uma combinação directa com Carrick tirando um adversário do caminho, conduz a bola na direcção da baliza e antes de chegar à área faz nova combinação directa com Giggs e depois Rooney remata cruzado para a baliza não dando hipóteses a Valdés.
53' - Xavi e Iniesta trocam a bola à entrada da área do Manchester United, este último faz um passe lateral para Messi que está descaído para o lado direito. Messi puxa a bola para o meio e remata de fora da área para fazer o golo.
68' - No lado direito do ataque do Barcelona, Messi dribla Nani e entra na grande área, tenta jogar atrasado e após alguns ressaltos de bola e a ineficácia da defesa do Manchester United para tirar a mesma da zona de perigo, é David Villa que acaba por recebê-la à entrada da área rematando em arco e não dando hipóteses a van der Sar.

Barcelona
1 - Víctor Valdés
2 - Daniel Alves (5 - Carles Puyol)
14 - Javier Mascherano
3 - Gerard Piqué
22 - Éric Abidal
16 - Sergio Busquets
6 - Xavi
8 - Andrés Iniesta
7 - David Villa (15 - Keita)
17 - Pedro (20 - Afellay)
10 - Lionel Messi

Manchester United
1 - Edwin van der Sar
20 - Fábio (17 - Nani)
5 - Rio Ferdinand
15 - Nemanja Vidic
3 - Patrice Evra
25 - Luís Valencia
16 - Michael Carrick (18 - Paul Scholes)
11 - Ryan Giggs
13 - Park Ji-Sung
10 - Wayne Rooney
14 - Chicharito

Cartões Amarelos: Daniel Alves (59'), Michael Carrick (60'), Luís Valencia (79'), Víctor Valdés (84')

Assistência: 87695

Clima: Céu limpo (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário