domingo, 5 de junho de 2011

Euro 2012 Fase de Qualificação (Grupo H) - Portugal x Noruega (5ª Jornada)

Contexto
À partida para este jogo, Portugal era 2º classificado do grupo a 3 pontos da Noruega e com os mesmo pontos da Dinamarca. Só a vitória interessava para conquistar o 1º lugar. A Noruega conseguia permanecer no topo da classificação com apenas um empate. Lembro que o 1º classificado tem apuramento directo para o Euro 2012 e o 2º classificado tem de realizar um playoff de acesso com outro 2º classificado de outro grupo.

1ª Parte
Portugal entrou a atacar declaradamente em ataque posicional, privilegiando a posse da bola em detrimento do jogo directo. Ao atacar pelos corredores laterais, usou muito o overlap dos laterais sobre os extremos, sendo que tanto João Pereira como Fábio Coentrão subiram muito no terreno. Pelo corredor central, utilizavam várias combinações de forma a conseguir espaço para o remate de Carlos Martins ou para um passe a rasgar a defesa para Hélder Postiga ou para um dos extremos. Devido ao método de jogo da Noruega, Portugal esteve pouco tempo em fase defensiva e quando esteve, era em transição defensiva onde os jogadores mais recuados eram normalmente os 2 centrais e Raul Meireles.
A Noruega jogou claramente em contra-ataque, onde os médios ala Erik Huseklepp e Mortem Gamst Pederson abriram muito nos corredores laterais, sendo eles grande parte das vezes os jogadores-alvo dos passes longos vindos do sector defensivo e médio. No processo defensivo, eram claras 2 linhas defensivas (4 defesas e 5 médios) sendo que na linha média, um dos médios mais próximos do portador da bola subia para importunar o adversário, tentando reduzir-lhe o espaço para jogar e todos os outros ficavam na cobertura defensiva a esse jogador. A Noruega jogou com um bloco muito recuado, dando muito espaço a Portugal para poder trocar a bola. Foi assim que criaram as maiores situações perigos pois a predisposição ofensiva de Portugal fez com que deixassem poucos jogadores atrás e quase foram surpreendidos algumas vezes por perigosos contra-ataques noruegueses.

2ª Parte
Tudo se manteve igual (Moutinho trocou apenas com Carlos Martins), com ambas as equipas a manterem as suas formas de actuar com Portugal sempre perto da baliza adversária e a Noruega a conseguir o empate que era suficiente para as suas aspirações. Depois do golo, viu-se a linha média da Noruega a subir um pouco mais mas a manter a mesma postura, apostando no contra-ataque. Viu-se uma Noruega com bastantes dificuldades para actuar em ataque posicional pois não era preciso uma pressão muito grande dos portugueses para que perdessem a bola.

Jogadores-Chave
Em Portugal, Hélder Postiga esteve em destaque pelas suas movimentações sem bola abrindo espaços na compacta defesa da Noruega, tanto para proveito próprio como para a entrada dos companheiros. Também jogou muito bem como apoio nas combinações directas.

Substituições
60' - Entra Mohammed Abdellaoue para o lugar de John Carew. Troca directa.
69' - Entra Rúben Micael para o lugar de Carlos Martins. Troca directa, saindo um jogador com tendência para jogar longo e rematar de meia-distância, entrando um jogador habituado a um futebol mais apoiado e portanto, mais seguro.
73' - Entra Sílvio para o lugar de João Pereira. Troca directa.
75' - Entra Daniel Braaten para o lugar de Erik Huseklepp. Troca directa.
83' - Entra Markus Henriksen para o lugar de Christian Grindheim. Troca directa.
86' - Entra Varela para o lugar de Nani. Troca directa.

Golos
52' - Nani, no corredor lateral direito, ganhou espaço para fazer o cruzamento junto à área, que foi finalizado por Hélder Postiga que se antecipou ao seu adversário directo para desviar a bola para a baliza.

Portugal
1 - Eduardo
21 - João Pereira (18 - Sílvio)
3 - Pepe
2 - Bruno Alves
5 - Fábio Coentrão
16 - Raúl Meireles
20 - Carlos Martins (15 - Rúben Micael)
8 - João Moutinho
17 - Nani (19 - Varela)
7 - Cristiano Ronaldo
23 - Hélder Postiga

Noruega
1 - Rune Jarstein
2 - Tom Høgli
5 - Brede Hangeland
4 - Vadim Demidov
6 - John Arne Riise
7 - Bjørn Helge Riise
8 - Henning Hauger
16 - Christian Grindheim (17 - Markus Henriksen)
18 - Erik Huseklepp (21 - Daniel Braaten)
11 - Mortem Gamst Pederson
10 - John Carew (9 - Mohammed Abdellaoue)

Assistência: 47829

Clima: Céu limpo (23ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário