quinta-feira, 23 de junho de 2011

Copa Santander Libertadores - Santos x Peñarol (Final - 2ª Mão)

Contexto
Numa final jogada a 2 mãos, as equipas empataram 0-0 na 1ª mão, no Uruguai. Isto significa que o empate com golo dá a vitória ao Peñarol pelo que o Santos terá de vencer o jogo para conquistar a Copa Libertadores ou empatar a 0-0 e confiar na marcação de grandes penalidades. O Santos conta ainda com o factor casa.

1ª Parte
O Santos entrou mais dominador, com um jogo mais técnico. Jogaram em ataque posicional optando regularmente pelo ataque nos corredores laterais por intermédio de Léo e Neymar do lado esquerdo e Elano e Zé Eduardo do lado direito (ambos os avançados caíam regularmente nos corredores laterais para receberem a bola), apesar de serem algo lentos a soltar a bola permitindo a reorganização defensiva dos adversários. Na transição defensiva eram rápidos a pressionar a bola e fecharam muito bem os espaços aos jogadores do Peñarol.
Os jogadores do Peñarol não mostraram uma grande mobilidade e quando tinham a bola, normalmente acabavam por ficar sem opções. Tiveram de recorrer muitas vezes ao passe longo para um dos avançados, de forma a conseguirem chegar ao último terço ofensivo. Jogaram com um bloco baixo, dando a iniciativa ao Santos. Desta forma conseguiram retirar o espaço nas costas da defesa que poderia ser facilmente aproveitado pela velocidade de Neymar e Zé Eduardo.

2ª Parte
O Santos manteve a mesma postura e sistema, conseguindo um golo logo no início da 2ª parte.
O Peñarol insistia cada vez mais no jogo directo para os 2 avançados e só depois do 2º golo do Santos é que começou a controlar mais o jogo, tirando proveito de uma maior complacência de alguns jogadores do Santos. A entrada de Urreta deu outra dinâmica à equipa, apesar de não ter estado brilhante ao perder várias bolas. Ao entrar Fabián Estoyanoff, o Peñarol contou com mais jogadores no ataque e ainda criou algumas situações perigosas mas o Santos também soube aproveitar o contra-ataque com Neymar e Zé Eduardo a desperdiçarem a hipótese de fazer o 3º golo.

Jogadores-Chave
No Santos, Elano esteve muito bem na distribuição de jogo e Neymar foi sempre muito perigoso com bola, criando facilmente desequilíbrios na equipa adversária. Arouca foi importantíssimo no processo defensivo, com várias recuperações de bola e boas penetrações.
No Peñarol, Sebastián Sosa pode ter sido o elemento com mais destaque ao fazer algumas boas defesas. De resto, não houve ninguém que se destacasse.

Substituições
37' - Entra Emiliano Albín para o lugar de Alejandro González. Troca directa por lesão causada por Neymar.
62' -  Entra Urreta para o lugar de Matías Mier. Troca directa. Mier teve muito pouca influência no jogo, Urreta foi uma solução para explorar uma maior criatividade e velocidade no ataque.
67' - Entra Alex Sandro para o lugar de Léo. Troca directa para refrescar o lado esquerdo da defesa do Santos, entrando um jogador mais consistente defensivamente.
78' - Entra Fabián Estoyanoff para o lugar de Emiliano Albín. O Peñarol abdica do lateral direito para colocar mais um avançado em campo. Matías Corujo passa a fazer todo o corredor lateral direito.
85' - Entra Pará para o lugar de Ganso. Ganso não é um jogador de características defensivas e já mostrava alguma complacência. Entrou mais um defesa.

Golos
46' - Arouca conduz a bola desde o seu meio campo, combina com Ganso já perto da área e conduz a bola para o lado esquerdo, joga curto em Neymar e este de primeira remata ao 1º poste fazendo o golo.
68' - Elano conduz a bola pelo meio, abre na direita para Danilo que dribla para o corredor central e de pé esquerdo, coloca a bola cruzada ao 2º poste não dando hipóteses ao guarda-redes.
79' - Depois de uma boa troca de bola, Urreta, que está no corredor central descaído para o lado direito, passa rasteiro em profundidade para Fabián Estoyanoff que cruza para a área, cruzamento que é interceptado por Durval que coloca a bola dentro da própria baliza.

Santos
1 - Rafael
22 - Danilo
2 - Edu Dracena
6 - Durval
3 - Léo (16 - Alex Sandro)
5 - Arouca
15 - Adriano
8 - Elano
10 - Ganso (21 - Pará)
11 - Neymar
20 - Zé Eduardo

Peñarol
1 - Sebastián Sosa
4 - Alejandro González (24 - Emiliano Albín) (11 - Fabián Estoyanoff)
23 - Carlos Valdez
6 - Guillermo Rodríguez
22 - Darío Rodríguez
15 - Matías Corujo
5 - Nicolás Freitas
14 - Luís Aguiar
18 - Matías Mier (17 - Urreta)
10 - Alejandro Martnuccio
19 - Juan Olivera

Cartões Amarelos: Alejandro González (30'), Neymar (34'), Matías Corujo (51'), Zé Eduardo (57'), Nicolás Freitas (73')

Assistência: 40157

Clima: Céu muito nublado (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário