sábado, 2 de julho de 2011

FIFA Women's World Cup 2011 (Grupo B) - Japão x México (2ª Jornada)

Contexto
Este jogo pertence à 2ª jornada do Grupo B do Mundial. O Japão tem 3 pontos depois de vencer a Nova Zelândia por 2-1, o México tem apenas 1 depois do empate com a Inglaterra (1-1).

1ª Parte
O Japão utilizou o ataque posicional com muita eficácia, com as jogadoras a ocuparem os espaços de forma fantástica, dando muita dinâmica ao jogo pois havia sempre linhas de passe seguras à portadora da bola. Apesar da hipotética inferioridade numérica no meio campo, devido ao seu sistema, as jogadoras fecharam os espaços muito bem em fase defensiva, não permitindo o México explorar os passes entre-linhas.
O México também utilizou o ataque posicional mas as jogadoras tinham uma maior tendência para conduzir a bola em vez de a fazer progredir através do passe. Isto fez com que a equipa adversária tivesse tempo de se reorganizar nas transições defensivas. Optaram por atacar muitas vezes pelos corredores laterais, não aproveitando o maior número de jogadoras no corredor central, o que facilitou bastante o processo defensivo do Japão.

2ª Parte
O Japão manteve a mesma postura com que saiu na 1ª parte. O México, com a entrada de Mercado, fez Garza recuar ligeiramente jogando com duas médias mais recuadas e Perez numa posição mais avançada no meio campo. Todas as alterações estratégicas que decorreram após as substituições não surtiram grandes efeitos práticos num jogo em que o Japão foi sempre superior ao México.

Jogadoras-Chave
No Japão, Sawa tem de ser referenciada pelos 3 golos que marcou e também pela inteligência do seu jogo no meio campo. Miyama foi também muito importante, principalmente pela sua capacidade de passe tanto com bola corrida como nas bolas paradas, não tendo problemas em usar ambos os pés e quase sempre com a mesma eficácia.
No México não houve uma jogadora que se destacasse, sendo que a eficácia do seu jogo acabou por ser muito reduzida, muito por culpa das suas adversárias.

Substituições
Int - Entra Liliana Mercado para o lugar de Nayeli Rangel. Mercado é uma jogadora com tendências mais ofensivas, assumindo muitas vezes a penetração pelo corredor central.
61' - Entra Kenti Robles para o lugar de  Maribel Dominguez. Robles passa para extremo direito, com Mayor a passar para a posição 10, Perez a ir para o lado esquerdo e Ocampo a ocupar a frente de ataque.
67' - Entra Nahomi Kawasumi para o lugar de Shinobu Ohno. Kawasumi fica a jogar a médio centro.
67' - Entra Mana Iwabuchi para o lugar de Kozue Ando. Iwabuchi vai jogar para médio ala esquerda com Miyama a mudar de flanco para o lugar deixado pela Ohno. O Japão passa a jogar em 1-4-1-4-1, um sistema mais defensivo apostando na segurança do resultado.
78' - Entra Teresa Noyola para o lugar de Veronica Perez. O México passa a jogar basicamente com 3 defesas, aumentando o número de jogadoras no meio campo.
82' - Entra Rumi Utsugi para o lugar de Homare Sawa. Troca directa, provavelmente para homenagiar Sawa pelo grande jogo que fez.

Golos
12' - Miyama marca um livre, no corredor lateral esquerdo, ao 2º poste onde aparece Sawa a cabecear para o golo.
14' - Iwashimizu recupera a bola no meio campo e joga longo e cruzado para o lado esquerdo, à entrada da área onde Nagasato recebe a bola, dribla para o meio e passa curto para Ohno que finta duas adversárias de uma vez e remata forte para o golo já dentro da área.
38' - Miyama marca um canto, no lado esquerdo, ao 1º poste onde aparece Sawa a desviar para o golo.
79' - Kinga conduz a bola pelo corredor lateral direito, corta para dentro, faz 2 combinações directas com duas colegas antes de ganhar a linha de fundo e cruzar atrasado para Sawa que remata cruzado não dando quaisquer hipóteses a Santiago.

Japão
21 - Ayumi Kaihori
2 - Yukari Kinga
3 - Azusa Iwashimizu
4 - Saki Kumagai
15 - Aya Sameshima
11 - Shinobu Ohno (9 - Nahomi Kawasumi)
6 - Mizuho Sakaguchi
10 - Homare Sawa (13 - Rumi Utsugi)
8 - Aya Miyama
7 - Kozue Ando (20 - Mana Iwabuchi)
17 - Yuki Nagasato

México
20 - Cecilia Santiago
5 - Natalie Vinti
6 - Natalie García
4 - Alina Garciamendez
15 - Luz Saucedo
11 - Nayeli Rangel (13 - Liliana Mercado)
10 - Dinora Garza
18 - Veronica Perez (17 - Teresa Noyola)
21 - Stephany Mayor
19 - Monica Ocampo
9 - Maribel Dominguez (2 - Kenti Robles)

Assistência: 22291

Clima: Céu limpo (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário