sábado, 24 de março de 2012

Barclays Premier League - Chelsea x Tottenham (30ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
3º Arsenal (55 pontos)
Tottenham (54 pontos)
Chelsea (49 pontos)
6º Newcastle (47 pontos)

1ª Parte
O Chelsea usou um sistema táctico que não lhe é estranho, no entanto o posicionamento mostra algumas alterações ao normal, principalmente a colocação de Ramires a extremo direito e Sturridge a extremo esquerdo. Como do lado esquerdo do Tottenham costuma jogar Gareth Bale, o jogador mais influente da equipa, a colocação de Ramires nesse flanco poderá ter sido uma forma de consolidar defensivamente esse corredor, visto que Bosingwa não é um lateral que defende tão bem como Ivanovic, que se encontra lesionado. Defensivamente notou-se uma preocupação em não deixar os jogadores do corredor central (excepto os centrais) receber a bola à vontade o que dificultou muito a construção de jogo do Tottenham.
Habituados a jogar em 1-4-4-2, o Tottenham jogou numa espécie de 1-4-5-1, com 3 médios no corredor central para evitar uma grande inferioridade numérica nessa zona. Ainda assim, devido à forte pressão do Chelsea nesse corredor, só conseguiram levar a bola para o última terço através dos corredores laterais. Tiveram mais espaço no corredor lateral direito onde Sturridge não investia muito em movimentos defensivos mas Van der Vaart tinha a tendência para explorar zonas mais interiores e naturalmente, a equipa tentava procurar Bale sempre que possível colocando o jogo mais vezes no corredor contrário.

2ª Parte
Apesar de nenhuma equipa ter alterado do seu sistema táctico, o Tottenham começou a ter um ligeiro domínio do jogo, ao contrário do que aconteceu na 1ª parte. No geral, os segundos 45' foram mal jogados e excepto três situações de bola corrida em que o Tottenham poderia ter marcado golo (duas delas negadas por Cahill), praticamente todas as situações de perigo surgiram através de lances de bola parada. Com o decorrer do jogo, ambas as equipas iam aumentando a percentagem de ataques através de jogo directo para os homens da frente com o Chelsea a não conseguir construir jogo devido à elevada concentração de jogadores do Tottenham no seu meio campo defensivo, e estes últimos por começar a apostar no contra-ataque mostrando que se sentiam confortáveis com o empate que lhes permitia cumprir o objectivo classificativo de não perder pontos para o Chelsea.

Jogadores-Chave
No Chelsea, Gary Cahill destacou-se ao salvar a equipa 2 vezes em lances claros de golo para o Tottenham.
No Tottenham, Gareth Bale criou algumas situações de perigo para a sua equipa e era muitas vezes solicitado pelos seus colegas.

Substituições
60' - Entra David Luiz para o lugar de José Bosingwa. Troca directa, talvez para dar mais consistência defensiva ao corredor de forma a limitar a acção de Gareth Bale.
76' - Entra Fernando Torres para o lugar de Michael Essien. Torres fica a jogar a extremo direito e Ramires a médio centro. Uma substituição mais ofensiva com Ramires a conseguir cobrir uma maior área do campo no meio, ficando o Chelsea com um extremo direito com maior capacidade de finalização.
76' - Entra Louis Saha para o lugar de Rafael Van der Vaart. Troca directa. Van der Vaart teve pouca influência jogo jogo.
77' - Entra Jake Livermore para o lugar de Sandro. Troca directa.
89' - Entra Salomon Kalou para o lugar de Daniel Sturridge. Troca directa.

Golos
(Não houve)

Chelsea
1 - Petr Cech
3 - Ashley Cole
5 - Michael Essien (9 - Fernando Torres)
7 - Ramires
8 - Frank Lampard
10 - Juan Mata
11 - Didier Drogba
17 - José Bosingwa (4 - David Luiz)
23 - Daniel Sturridge (21 - Salomon Kalou)
24 - Gary Cahill
26 - John Terry

Tottenham
24 - Brad Friedel
3 - Gareth Bale
4 - Younes Kaboul
8 - Scott Parker 
10 - Emmanuel Adebayor
11 - Rafael Van der Vaart (15 - Louis Saha)
13 - William Gallas 
14 - Luka Modric
28 - Kyle Walker
30 - Sandro (29 - Jake Livermore)
32 - Benoit Assou-Ekotto

Cartões Amarelos: Michael Essien (50'), Benoit Assou-Ekotto (64') e Sandro (66')

Assistência: 41830 (Stamford Bridge)

Clima: Céu limpo (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário