sábado, 31 de março de 2012

Liga Zon Sagres - Benfica x Braga (25ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Porto (60 pontos) 25 jogos
Braga (58 pontos) 24 jogos
Benfica (56 pontos) 24 jogos
4º Marítimo (48 pontos) 25 jogos

1ª Parte
O Benfica jogou em ataque posicional, aproveitando o facto do Braga descer muito no processo defensivo para poder trocar a bola com calma. Os laterais Maxi e Capdevila assumiam um posicionamento mais interior com os extremos a abrirem nos corredores laterais. Isto fez com que o Benfica conseguisse uma superioridade numérica no meio campo, aproveitando o facto de Mossoró não priorizar as acções defensivas. Para equilibrar defensivamente, Javi García descia por vezes para o centro da defesa, colocando-se entre os dois centrais. Na transição defensiva notou-se uma grande preocupação por parte dos jogadores do Benfica em pressionar rapidamente o portador da bola para retardar a transição ofensiva do Braga que é claramente o seu ponto forte.
Sem bola, o Braga defendia com duas linhas de 4 jogadores, muito recuadas e compactas com o objectivo de oferecer consistência e solidez defensiva à equipa, dificultando o ataque posicional do Benfica. Apenas Lima e Mossoró ficavam mais adiantados para pressionarem a linha defensiva do Benfica. Nas transições, um dos elementos mais importantes do Braga era Mossoró, quer pela capacidade de conduzir a bola em velocidade, quer pela sua inteligência para encontrar espaços vazios para receber a mesma, aparecendo muitas vezes entre o central e o lateral adversário, como forma de fugir à zona de acção de Javi García. Nas transições ofensivas, os extremos Hélder Barbosa e Alan também subiam rapidamente (apesar de raramente o fazerem ao mesmo tempo), dando largura ao ataque e procurando abrir espaços para serem explorados por Mossoró e Lima.
Não houve grandes oportunidades de golo, onde apesar do domínio do Benfica, a melhor oportunidade surgiu para o Braga com Alan a cruzar atrasado para a desmarcação de Mossoró que rematou para a defesa de Artur.

2ª Parte
O Braga começou a abrir mais a sua equipa e com isso começaram a surgir oportunidades de finalização, através de transições ofensivas, de ambos os lados, com o Benfica a ser mais perigoso. Apenas depois do 1º golo o Benfica altera o seu sistema táctico para 1-4-2-3-1 de forma a dar mais consistência defensiva, no entanto essa alteração foi efémera pois o Braga conseguiu o golo 4' depois e voltou tudo ao que estava. Antes do golo do empate, o Braga tinha colocado mais um atacante jogando praticamente com dois pontas de lança mas essa alteração táctica também foi desfeita 4' depois. Estas alterações mostravam que o Braga se conformava com o empate e o Benfica queria a vitória.

Jogadores-Chave
No Benfica, Gaitán teve um sucesso considerável nos desequilíbrios com bola, e num deles fez a assistência para o golo da vitória.
No Braga, Mossoró foi o jogador mais influente conduzindo praticamente todas as transições ofensivas.

Substituições
63' - Entra Nelson Oliveira para o lugar de Óscar Cardozo. Troca directa.
68' - Entra Nemanja Matic para o lugar de Miguel Vítor. O central saiu lesionado, para a sua posição foi Javi García com Matic a ficar como médio defensivo.
79' - Entra Paulo César para o lugar de Alan. Troca directa. Alan vem de lesão e poderia não estar nas melhores condições.
79' - Entra Nolito para o lugar de Rodrigo. Nolito vai para o lado esquerdo, Bruno César fica como médio ofensivo, Gaitán vai para o lado direito e Witsel desce no terreno, ficando o Benfica a jogar em 1-4-2-3-1.
82' - Entra Nuno Gomes para o lugar de Hélder Barbosa. Paulo César vai para o lado esquerdo, Nuno Gomes fica a ponta de lança e Lima mantém a posição com responsabilidades para descair para o lado direito.
86' - Entra Luis Alberto para o lugar de Mossoró. Hugo Viana fica a médio mais adiantado, Luiz Alberto faz dupla com Custódio a médio defensivo. O Braga volta a equilibrar a equipa no meio campo.

Golos
78' - Penalti marcado por Witsel para o lado direito com Quim a cair para o lado contrário.
82' - Livre no corredor lateral direito marcado directamente à baliza por Hugo Viana com Artur a defender para o lado e Elderson de primeira aproveita a recarga para encostar para o golo.
92' - Gaitán dribla um adversário pelo lado direito, já dentro da área, vindo para o meio e cruzando atrasado para Bruno César que remata rasteiro ao 2º poste para o golo.

Benfica
1 - Artur Moraes
4 - Luisão
6 - Javi García
7 - Óscar Cardozo (16 - Nelson Oliveira)
8 - Bruno César
14 - Maxi Pereira
19 - Rodrigo (9 - Nolito)
20 - Nicolás Gaitán
27 - Miguel Vítor (21 - Nemanja Matic)
28 - Axel Witsel
38 - Joan Capdevila

Braga
1 - Quim
4 - Nuno André Coelho
8 - Mossoró (88 - Luis Alberto)
10 - Hélder Barbosa (21 - Nuno Gomes)
13 - Miguel Lopes
18 - Lima
20 - Elderson
27 - Custódio
30 - Alan (9 - Paulo César)
44 - Douglão
45 - Hugo Viana

Cartões Amarelos: Douglão (13'), Miguel Vítor (31') e Luisão (65').

Assistência: Desconhecido (Estádio do Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Chuva (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário