quinta-feira, 15 de março de 2012

Europa League - Manchester City x Sporting (Oitavos de Final - 2ª Mão)

Resultado na 1ª Mão

1ª Parte
O Manchester City costuma trocar muito a bola à procura de um espaço livre para na 2ª fase de construção jogar no pé de um dos jogadores criativos (preferencialmente David Silva) e criar desequilíbrios a partir daí, no entanto, devido à forte coesão e proximidade dos sectores médio e defensivo do Sporting, os jogadores do City tiveram muitas dificuldades em receber a bola entre linhas. A consequência foi um elevado número de bolas longas à procura do espaço nas costas da defesa. Isto fazia com que a defesa do Sporting descesse no terreno e aumentasse assim o espaço entre os sectores.
O Sporting deu logicamente preferência às acções de contra-ataque mas não se limitou aos passes longos, tentando sempre ganhar vantagem espacial através de um jogo o mais directo possível mas sempre de forma a que houvessem hipóteses de ser bem sucedido. Quando tal não era possível, guardavam a bola e esperavam por uma nova oportunidade. Defensivamente jogaram muito fechados, anulando o jogo entre linhas do City. 

2ª Parte
A precisar de marcar 4 golos para seguir em frente na eliminatória, o City tinha de começar a arriscar mais e foi colocando mais jogadores no meio campo ofensivo. Tanto Kolarov como Richards começaram a jogar muito subidos, permitindo que os extremos explorassem posições mais interiores. No entanto, este aglomerado de jogadores do City fez com que o Sporting também concentrasse mais jogadores no meio campo defensivo e acabou por haver muito pouco espaço para jogar. A meio da 2ª parte, o Sporting abdica de Matías Fernández que tem pouca capacidade defensiva para colocar Renato Neto e vincava a sua intenção de apostar quase exclusivamente no processo defensivo para manter a vantagem. As oportunidades foram-se acumulando para o Manchester City e o Sporting foi defendendo como podia. O City ficou perto de ganhar a eliminatória, após um final de jogo emocionante, onde Rui Patrício negou o golo de Joe Hart no último segundo do jogo.

Jogadores-Chave
No Manchester City, Agüero tem de ser destacado pelos 2 golos que marcou, mostrando-se muito objectivo nas acções ofensivas.
No Sporting, Rui Patrício tem de ser destacado por ter salvo a equipa no último minuto.

Substituições
Int - Entra Nigel de Jong para o lugar de Adam Johnson. De Jong fica a jogar como médio defensivo ao lado de Pizarro, Balotelli joga a extremo esquerdo e Silva a extremo direito e Yaya Touré a 10. Johnson estava a ter pouco impacto no jogo.
55' - Entra Edin Dzeko para o lugar de David Pizarro. Dzeko vai para ponta de lança e Yaya Touré fica a jogar a médio defensivo.
64' - Entra Jeffrén Suárez para o lugar de Diego Capel. Troca directa.
64' - Entra Renato Neto para o lugar de Matías Fernández. Schaars fica a jogar a 10 apesar de ter funções mais defensivas e Renato Neto joga ao lado de Carriço como médio defensivo.
66' - Entra Samir Nasri para o lugar de David Silva. Troca directa.
68' - Entra André Carrillo para o lugar de Ricky van Wolfswinkel. Troca directa. Com o Sporting a apostar pouco no ataque, sai o único jogador que estava em risco de exclusão para o próximo jogo.

Golos
33' - Livre directo marcado do lado esquerdo do ataque do Sporting, perto da entrada da área, por Matías Fernández ao 2º poste com Joe Hart a não conseguir defender.
40' - Izmailov recebe um passe em profundidade e sem oposição cruza rasteiro para as costas da defesa do City onde aparece Wolfswinkel a encostar para o golo.
60' - Yaya Touré, junto à entrada da área, passa em profundidade para Agüero que isolado remata forte para o golo.
75' - Balotelli marca o penalti para o lado direito e Rui Patrício fica no centro da baliza.
82' - Canto do lado esquerdo marcado por Kolarov para a entrada da pequena área, um jogador do City cabeceia e a bola sobra para Agüero que sozinho remata de primeira para a baliza.

Manchester City
25 - Joe Hart
2 - Micah Richards
8 - David Pizarro (10 - Edin Dzeko)
11 - Adam Johnson (34 - Nigel de Jong)
13 - Aleksandar Kolarov
15 - Stefan Savic
16 - Kun Agüero
21 - David Silva (19 - Samir Nasri)
28 - Kolo Touré
42 - Yaya Touré
45 - Mario Balotelli

Sporting
1 - Rui Patrício
3 - Daniel Carriço
4 - Anderson Polga
8 - Stijn Schaars
9 - Ricky van Wolfswinkel (18 - André Carrillo)
10 - Marat Izmailov
11 - Diego Capel (17 - Jeffrén Suárez)
14 - Matías Fernández (31 - Renato Neto)
25 - Bruno Pereirinha
48 - Emiliano Insúa
93 - Xandão

Cartões Amarelos: Yaya Touré (13'), Aleksandar Kolarov (22'), Matías Fernández (26'), Daniel Carriço (62'), Stefan Savic (73'), Mario Balotelli (91'), Anderson Polga (91')

Assistência: 38021 (Ettihad)

Clima: Céu nublado (5ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário