quinta-feira, 8 de março de 2012

Europa League - Sporting x Manchester City (Oitavos de Final - 1ª Mão)

1ª Parte
O Sporting entrou com um sistema um pouco diferente do habitual, com 2 médios mais posicionais (Schaars e Carriço) e Matías Fernández como 10, atrás de Wolfswinkel. Como era esperado, teve menos tempo a bola em sua posse ao longo da 1ª parte mas não caiu na tentação de jogar apenas em contra-ataque, optando raramente pelos lançamentos longos para a frente de ataque. Jogou em ataque rápido mas optando sempre por um jogo apoiado para chegar à baliza do City. Os extremos não tiveram muitas oportunidades de desequilibrar mas Matías teve um papel preponderante mostrando uma grande mobilidade e sendo um dos principais jogadores na transição ofensiva.
O Manchester City entrou em campo como é habitual, sendo que a alteração mais significativa na equipa foi a actuação de Clichy no lado direito. Mostrou-se muito mais paciente que o Sporting no processo ofensivo, com a bola a circular bastante pela linha defensiva e pelos 2 médios centro antes de chegar aos jogadores mais adiantados. O período entre a 2ª e 3ª fase de construção do City era caracterizada por uma grande mobilidade dos extremos e Agüero, com várias trocas posicionais entre os jogadores. David Silva mostrava mais mobilidade que qualquer outro jogador, vindo muito para o centro do terreno, fazendo com que Agüero tivesse de fugir para o corredor esquerdo para procurar o espaço vazio. Ainda assim estava movimentação padrão poderia ter sido mais aproveitada por Kolarov que acabou por não ter muita influência no ataque. O empate justifica-se com ambas as equipas a terem um par de oportunidades para marcar.

2ª Parte
Não havia motivos para alterações ao intervalo e portanto tudo se manteve na mesma. Num jogo que continuava equilibrado, o desequilíbrio apareceu através de um lance de bola parada. A partir daqui, Mancini viu-se obrigado a fazer alterações com vista ao aumento de situações de desequilíbrios para a defesa do Sporting mas apenas aos 70', com a entrada de Balotelli, é que o Manchester City começou a destacar-se do Sporting no número de oportunidades. Dzeko pouco conseguiu fazer pois não conseguiu receber a bola nos pés, muito graças ao excelente posicionamento defensivo da equipa do Sporting onde os médios mais defensivos foram incansáveis na protecção do corredor central, nem pelo ar, até porque essa não era uma opção frequente da equipa do City. Mancini optou por explorar ao máximo a maior criatividade e talento da sua equipa. Apesar de as substituições do Sporting terem sido forçadas por eventuais problemas físicos dos seus jogadores, as substituições de Sá Pinto foram felizes, reforçando o meio campo defensivo e refrescando os corredores para manter viva a possibilidade de contra-ataque. Na parte final do jogo valeu um grande espírito de sacrifício e de luta dos jogadores do Sporting para travar a força ofensivo do Manchester City.

Jogadores-Chave
No Sporting, Matías Fernández teve um papel muito importante na manobra ofensiva do Sporting, para além de indirectamente ter feito a assistência para o golo.
No Manchester City foi Balotelli quem mais mexeu com o jogo, fazendo uso da sua enorme capacidade técnica para criar desequilíbrios à defesa do Sporting.

Substituições
11' - Entra Lescott para o lugar de Vicent Kompany. Troca directa com Kompany a sair lesionado.
58' - Entra Samir Nasri para o lugar de Gareth Barry. Nasri vai jogar para o lado direito e Milner vem para médio centro, ao lado de De Jong. Uma opção mais ofensiva, sendo Nasri um jogador mais criativo.
58' - Entra Bruno Pereirinha para o lugar de Marat Izmailov. Troca directa. Izmailov já tinha um cartão amarelo, pelo seu historial requer cuidado a nível físico e Pereirinha vem dar mais consistência defensiva.
68' - Entra Renato Neto para o lugar de Matías Fernández. Schaars sobe no terreno e Renato joga ao lado de Carriço. Mais uma substituição com maior pendor defensivo, facilitada pelos problemas físicos de Matías.
70' - Entra Mario Balotelli para o lugar de Edin Dzeko. Balotelli vai para o lado esquerdo, Agüero fica como ponta de lança e Silva como 10. Dzeko pouco conseguiu fazer ao longo do jogo.
74' - Entra André Carrillo para o lugar de Diego Capel. Troca directa.


Golos
50' - Livre directo do lado esquerdo marcado por Matías Fernández ao 2º poste com Hart a defender e Xandão à 2ª, na recarga, a marcar golo de calcanhar.

Sporting
1 - Rui Patrício
3 - Daniel Carriço
4 - Anderson Polga
8 - Stijn Schaars
9 - Ricky van Wolfswinkel
10 - Marat Izmailov (25 - Bruno Pereirinha)
11 - Diego Capel (18 - André Carrillo)
14 - Matías Fernández (31 - Renato Neto)
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa
93 - Xandão

Manchester City
25 - Joe Hart
4 - Vicent Kompany (6 - Lescott)
7 - James Milner
10 - Edin Dzeko (45 - Mario Balotelli)
13 - Aleksandar Kolarov
16 - Kun Agüero
18 - Gareth Barry (19 - Samir Nasri)
21 - David Silva
22 - Gaël Clichy
28 - Kolo Touré 
34 - Nigel de Jong

Cartões Amarelos: Marat Izmailov (44'), Nigel de Jong (45'), Anderson Polga (77'), João Pereira (80'), Renato Neto (83') e Aleksandar Kolarov (93').

Assistência: 34371 (Estádio José Alvalade)

Clima: Céu limpo (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário