quinta-feira, 8 de março de 2012

Copa Libertadores (Grupo 4) - Boca Juniores x Fluminense (2ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Fluminense (3 pontos)
Boca Juniores (1 ponto)
3º Zamora (1 ponto)
4º Arsenal de Sarandí (0 pontos)

1ª Parte
Apesar da vantagem do Fluminense (num lance de bola parada), foi o Boca Juniores quem teve mais controlo no jogo apesar de ter muitas dificuldades em chegar à baliza. Os laterais do Fluminense quase que não subiram e os 2 médios mais recuados (Valencia e Diguinho) conseguiram segurar bem o meio campo do Boca Juniores onde, principalmente Riquelme e Erviti tinham normalmente um posicionamento mais central com Riquelme a cair algumas vezes no corredor lateral esquerdo. O Boca usou um sistema táctico algo assimétrico com o Clemente Rodríguez a fazer normalmente todo o corredor lateral esquerdo e Roncaglia a subir raramente com Rivera e Mouche a aproveitar os espaços no corredor lateral direito. Com pouco espaço para jogar e poucos desdobramentos ofensivos por parte dos seus jogadores mais recuados, o Fluminense jogou basicamente à base de lançamentos longos para os seus homens adiantados, tentando aproveitar a criatividade dos seus jogadores para criar desequilíbrios no último terço do campo. 

2ª Parte
A 2ª parte começou praticamente com o golo do empate por parte de Somoza mas o jogo não se alterou. O Boca continuou a ter a bola por mais tempo e o Fluminense a tentar contra-atacar sempre que possível e foi num contra-ataque que fez o 1-2, num lance em que Deco aparece sozinho ao 2º poste (lado direito do ataque). Curiosamente, durante todo o jogo, o Fluminense raramente aproveitou o facto de Clemente subir regularmente no terreno durante o processo ofensivo com Thiago Neves e mais tarde Sóbis a jogarem em posições muito interiores. Não houve grandes mudanças com as substituições, sendo que a maior delas foi a entrada de Lugo que se posicionou junto à linha do lado direito dando mais amplitude ao ataque do Boca. A partir daqui viu-se um jogo intenso mas sem grandes surpresas, com ambas as equipas a equilibrarem bem o jogo.

Jogadores-Chave
No Boca Juniores, é inquestionável a influência de Riquelme no jogo. Não só é um perigo real nos esquemas tácticos mas também a sua criatividade e capacidade de passe marcam a diferença. Também o lateral Clemente foi muito importante no processo ofensivo dando largura ao corredor lateral esquerdo.
O guarda-redes Diego Cavalieri fez uma grande exibição impedindo por várias vezes que o Boca marcassem em situações claras de golo. Sempre que solicitado, Wellington Nem foi muito perigoso do lado esquerdo do ataque.

Substituições
63' - Entra Cristian Chavez para o lugar de Diego Rivero. Troca directa com Rivero a ser dos jogadores de menor rendimento até esta altura.
67' - Entra Jean para o lugar de Bruno Vieira. Troca directa.
70' - Entra Orlando Gaona Lugo para o lugar de Walter Erviti. Chavez joga agora numa posição mais central e Lugo vai para o lado direito.
72' - Entra Rafael Sóbis para o lugar de Thiago Neves. Troca directa.
81' - Entra Edinho para o lugar de Deco. Troca directa. Deco saiu aparentemente lesionado, entrou um jogador com características mais defensivas.
83' - Entra Sergio Araujo para o lugar de Pablo Mouche. Troca directa.

Golos
9' - Livre marcado por Deco para o centro da área com a bola a ser desviada de cabeça por Fred que faz o golo.
46' - Riquelme marca um livre perto da entrada da grande área, a bola vai ao poste e Somoza na recarga faz o golo.
54' - Wellington Nem dribla um adversário no corredor lateral esquerdo e cruza largo ao 2º poste onde aparece Deco a rematar de primeira para o golo.

Boca Juniores
1 - Agustín Orión
3 - Clemente Rodríguez
6 - Matías Caruzzo
7 - Pablo Mouche (24 - Sergio Araujo)
8 - Diego Rivero (21 - Cristian Chavez)
10 - Juan Ramón Riquelme
11 - Walter Erviti (9 - Orlando Gaona Lugo)
18 - Leandro Somoza 
19 - Santiago Silva
23 - Facundo Roncaglia
29 - Juan Insaurralde
 
Fluminense
12 - Diego Cavalieri
2 - Bruno Vieira (28 - Jean)
6 - Carlinhos
7 - Thiago Neves (23 - Rafael Sóbis)
8 - Diguinho
9 - Fred
13 - Digão
15 - Anderson
17 - Edwin Valencia
18 - Wellington Nem
20 - Deco (5 - Edinho)

Cartões Amarelos: Diguinho (30'), Juan Insaurralde (42'), Facundo Roncaglia (84') e Juan Ramón Riquelme (85').

Sem comentários:

Enviar um comentário