sábado, 21 de abril de 2012

Liga BBVA - Barcelona x Real Madrid (35ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Real Madrid (85 pontos) 33 jogos
Barcelona (81 pontos) 33 jogos
3º Valência (52 pontos) 33 jogos

1ª Parte
O Barcelona entrou em campo com o seu sistema de 1-3-4-3, com a forma habitual de jogar privilegiando a posse da bola e procurando várias vezes os passes de ruptura para criar situações de finalização atrás das costas da defesa adversária. Na fase inicial do jogo, o Barcelona falhou vários passes, com os jogadores a procurarem passes mais longos em detrimento do habitual jogo curto, tendo sido nessa fase que o Real Madrid marcou o golo. Depois, aproveitando o recuo do Real Madrid, o Barcelona gozou de mais espaço para trocar a bola e conseguiu impor o seu domínio, jogando mais próximo da baliza de Casillas. Apesar de jogar com 3 centrais, nas primeiras fases de construção Busquets descia sempre para a zona central da defesa de forma a dar mais segurança à troca de bola e permitir uma maior amplitude por parte de Adriano e Puyol que abriam no corredor.
O Real Madrid entrou da forma habitual, sem denunciar uma postura mais defensiva como seria esperado. Reconhecendo a forma de jogar do Barcelona, o Real não tentou impor o seu domínio no jogo, procurando sempre que possível tirar vantagem da velocidade das transições ofensivas. Após o golo, o Real Madrid desceu mais as suas linhas, também por influência do melhor jogo do Barcelona nessa fase do jogo, e teve uma abordagem mais cautelosa ao jogo. Estiveram muito equilibrados defensivamente e as maiores dificuldades surgiram dos lances individuais dos jogadores do Barcelona com Messi a ser o principal desequilibrador.

2ª Parte
Não houve alterações nas equipas, até porque não se justificava porque o Real tinha o resultado a seu favor e o Barcelona tinha o domínio do jogo. Como seria de esperar, o Barcelona foi a primeira equipa a fazer alterações ao colocar Alexis Sánchez em jogo, recuando Messi para o meio campo (ainda que em posições mais avançadas). A ideia seria provavelmente fazer com que Messi pudesse fazer um transporte da bola mais eficaz, tendo mais um jogador na linha ofensiva para fazer a desmarcação nas costas da defesa. Não se pode dizer que a substituição tenha resultado ou não porque apesar de o Barcelona ter empatado logo a seguir pelo próprio Alexis, o Real Madrid voltou a marcar 3' depois. Com o resultado em 1-2 ambos os treinadores mudam, com Mourinho a colocar Granero na posição 10 (um jogador mais defensivo que Özil apesar de ser um jogador criativo) e Guardiola coloca Pedro por Adriano, descendo Daniel Alves para a defesa, ele que tinha sido inconsequente no ataque. Até ao fim, nenhuma das alterações resultou numa mudança do sistema táctico e não houve mais situações claras de golo.

Jogadores-Chave
No Barcelona, Messi foi o jogador mais desequilibrador a fazer valer a sua capacidade técnica para através do drible criar espaços e lançar os seus colegas no último terço ofensivo, no entanto não foi eficiente. Xavi também esteve muito bem no seu envolvimento ofensivo.
No Real Madrid, Özil foi muito perigoso nas transições ofensivas devido à sua qualidade de passe. Ronaldo foi um dos homens do jogo pelo golo da vitória.

Golos
16' - Canto marcado do lado direito por Di María ao 2º poste, Pepe cabeceia com Valdés a defender e na recarga Khedira faz o golo.
70' - Tello remata do lado esquerdo, Casillas defende para a frente com a bola a sobrar para Adriano que remata de fora da área e depois de um ressalto e uma defesa de Casillas, a bola sobra para Alexis Sánchez que faz o golo.
73' - Di María abre na direita para Özil que lança Ronaldo em profundidade que com a recepção coloca Valdés fora da jogada e depois remata para o golo.

Substituições
69' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de Xavi. Alexis vai para ponta de lança e Messi desce ligeiramente no terreno actuando como 10.
73' - Entra Esteban Granero para o lugar de Ángel Di María. Granero fica na posição 10 com Özil a passar para extremo direito.
74' - Entra Pedro Rodríguez para o lugar de Adriano. Pedro fica a jogar a extremo direito com Puyol a passar para o lado esquerdo do trio defensivo e Daniel Alves a descer para o lado direito.
81' - Entra Cesc Fàbregas para o lugar de Cristian Tello. Iniesta passa para extremo esquerdo e Fàbregas joga como médio centro.
89' - Entra Callejón para o lugar de Mesut Özil. Troca directa.
93' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Karim Benzema. Troca directa para queimar tempo e quebrar o ritmo de jogo.

Barcelona
1 - Víctor Valdés
2 - Daniel Alves
5 - Carles Puyol
6 - Xavi (9 - Alexis Sánchez)
8 - Andrés Iniesta
10 - Lionel Messi
11 - Thiago Alcântara
14 - Javier Mascherano
16 - Sergio Busquets
21 - Adriano (17 - Pedro Rodríguez)
37 - Cristian Tello (4 - Cesc Fàbregas)

Real Madrid
1 - Iker Casillas
3 - Pepe
4 - Sergio Ramos
6 - Sami Khedira
7 - Cristiano Ronaldo
9 - Karim Benzema (20 - Gonzalo Higuaín)
10 - Mesut Özil (21 - Callejón)
14 - Xabi Alonso
15 - Fábio Coentrão
17 - Álvaro Arbeloa
22 - Ángel Di María (11 - Esteban Granero)

Cartões Amarelos: Sergio Busquets (15'), Pepe (43'), Xabi Alonso (47'), Mesut Özil (77'), Esteban Granero (78') e Javier Mascherano (84').

Assistência: Desconhecido (Camp Nou)

Clima: Chuva (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário