domingo, 22 de abril de 2012

Liga Zon Sagres - Nacional x Sporting (27ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
3º Braga (59 pontos) 27 jogos
Sporting (50 pontos) 26 jogos
5º Marítimo (48 pontos) 27 jogos
6º Vitória de Guimarães (42 pontos) 27 jogos
Nacional (35 pontos) 26 jogos
8º Vitória de Setúbal (30 pontos) 27 jogos

1ª Parte
Ambas as equipas utilizaram o mesmo sistema de jogo. O Nacional jogou em ataque posicional, procurando sempre atacar pelos corredores laterais com um grande envolvimento dos defesas laterais na fase ofensiva. A subida dos laterais permitia que os extremos cortassem para dentro de forma a explorar zonas centrais de finalização. Diego Barcellos tinha grande mobilidade movimentando-se em função da bola a toda a largura.
O Sporting teve algumas dificuldades em construir jogo, com dois médios defensivos habituados a terem funções mais defensivas e que mostram dificuldades em dar o melhor seguimento à bola, principalmente Renato Neto. A opção de ataque passou muitas vezes pelo ataque rápido mas sem bater a bola para a frente, até porque o ataque do Sporting dificilmente conseguiria ganhar as costas da defesa do Nacional.

2ª Parte
Ao intervalo, o Sá Pinto colocou Schaars de forma a poder ter mais algum controlo sobre a bola, no entanto, esta 2ª parte ficou marcada pela expulsão de Rubio que originou várias alterações no jogo. Wolfswinkel entrou para garantir uma referência no ataque, abdicando do elo de transição André Martins. O Nacional coloca primeiro Skolnik com Claudemir, um jogador confortável a subir no terreno a passar para lateral direito e mais tarde Keita para a frente de ataque, retirando um médio defensivo, com este a marcar o golo do empate após a sua entrada. A partir daqui, o Sporting aposta claramente no contra-ataque, colocando um jogador rápido e forte tecnicamente no lado direito (Jeffrén) e foi numa jogada de contra-ataque que o Sporting conseguiu ganhar o penalti que deu origem ao 3º golo. O Sporting fez o que lhe competia de forma a fechar os espaços no seu terço defensivo para tentar dificultar a progressão no terreno da equipa do Nacional que mostrou um futebol de posse com muito critério e que com um jogador a mais, mostrava-se muito perigoso e esteve perto do golo em algumas situações.

Jogadores-Chave
No Nacional, Candeias foi um jogador muito solicitado com uma grande capacidade de desequilibrar com a bola nos pés.
No Sporting, Marcelo Boeck fez um bom jogo com algumas defesas fundamentais com um elevado grau de dificuldade.

Golos
12' - André Martins marca um livre contra a barreira, sobra para um jogador do Sporting que remata de fora da área, a bola bate num defesa do Nacional e fica à frente de Rubio que dentro da área remata para o golo.
31' - Renato Neto recebe uma bola na área frontal à grande área e remata forte e colocado junto ao poste marcado o golo.
34' - Do lado direito, Candeias cruza com o pé esquerdo para o 2º poste onde Mateus recebe nas costas do defesa do Sporting e remata forte para o golo.
74' - Depois de um mau alívio de Pereirinha, a bola sobra para Keita que à entrada da área remata para a baliza fazendo um bom golo.
77' - Ricky van Wolfswinkel marca o penalti para o lado esquerdo a meia altura com Valverde a não conseguir chegar à bola.

Substituições
Int - Entra Stijn Schaars para o lugar de Renato Neto. Troca directa. Uma troca para dar melhor qualidade técnica em detrimento da segurança defensiva de Neto.
61' - Entra Ricky van Wolfswinkel para o lugar de André Martins. Wolfeswinkel vai para ponta de lança, o Sporting deixa de jogar com a posição 10.
61' - Entra Dejan Skolnik para o lugar de João Aurélio. Claudemir passa para lateral direito e Skolnik fica a médio centro, ao lado de Moreno.
65' - Entra Jeffrén para o lugar de Santiago Arias. Pereirinha passa para lateral direito e Jeffrén joga a extremo direito.
73' - Entra Keita para o lugar de Moreno. Keita vai jogar como ponta de lança com Skolnik a jogar sozinho como médio defensivo.
88' - Entra Márcio Madeira para o lugar de Mário Rondón. Márcio vai para o lado esquerdo e Mateus fica a jogar ao lado de Keita na frente de ataque. Rondón não teve influência no ataque do Nacional.

Nacional
12 - Marcelo Valverde
2 - Claudemir
4 - Danielson
9 - Mateus
10 - Diego Barcellos
11 - Candeias
18 - Mário Rondón (29 - Márcio Madeira)
22 - João Aurélio (8 - Dejan Skolnik)
30 - Moreno (99 - Keita)
33 - Luís Neto
50 - Marçal

Sporting
12 - Marcelo Boeck
3 - Daniel Carriço
5 - Oguchi Onyewu
6 - Evaldo
18 - André Carrillo
19 - Santiago Arias (17 - Jeffrén)
25 - Bruno Pereirinha
28 - André Martins (9 - Ricky van Wolfswinkel)
31 - Renato Neto (8 - Stijn Schaars)
33 - Diego Rubio
93 - Xandão

Cartões Amarelos: Diego Rubio (36' e 59'), João Aurélio (45'), Mário Rondón (70'), Marcelo Valverde (76'), Candeias (83') e Marcelo Boeck (93').

Cartão Vermelho: Diego Rubio (59').

Assistência: Desconhecido (Estádio da Madeira)

Clima: Céu pouco nublado (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário