quinta-feira, 26 de abril de 2012

Europa League - Athletic Bilbao x Sporting (Meia-Final - 2ª Mão)

Resultado da 1ª Mão
Sporting 2 x 1 Athletic Bilbao

1ª Parte
O Athletic jogou em ataque posicional, com grande mobilidade dos sectores médio e ofensivo. Após cada combinação, o jogador que devolve a bola procura de imediato uma desmarcação com outro jogador a ocupar o espaço que foi deixado vago. Desta forma, qualquer tentativa de marcação individual aos jogadores do Athletic resulta em aberturas de espaço em zonas críticas do meio campo. Mostraram claramente uma enorme tendência em procurar zonas laterais do último terço ofensivo para poderem cruzar para a área, à procura da maior referência ofensiva Llorente, sendo que estas zonas eram ocupadas pelos extremos, laterais ou médios interiores que em função das circulações tácticas utilizadas, apareceria sempre um destes jogadores em profundidade. Sem bola, o jogador do Athletic mais perto da bola pressionava rapidamente o adversário de forma a condicionar a sua acção. Llorente era dos jogadores mais assertivos nesta acção, não permitindo que os centrais do Sporting tivessem a bola por muito tempo.
O Sporting entrou em jogo em vantagem na eliminatória e portanto optou por jogar compacto na acção defensiva, procurando o contra-ataque quando possível. Van Wolfswinkel e Matías Fernández formavam uma primeira linha defensiva, sempre que um destes dois, quando a bola estava nos centrais adversário, ficava na zona de acção do médio defensivo Iturraspe, dificultando os ataques pelo corredor central, uma vez que este era um dos principais elementos da 2ª fase de construção. Ofensivamente, o Sporting explorou muito os lances individuais para criar desequilíbrios. Os laterais subiram muito pouco, preferindo assegurar a sua acção defensiva uma vez que o Athletic ataca muito pelos corredores laterais.

2ª Parte
À entrada do segundo tempo, Carriço substituiu Matías Fernández, uma forma de reforçar defensivamente o meio campo e ganhar algum poder aéreo nas disputas de bola corrida e nos esquemas tácticos. Capel trocou de corredor com Pereirinha mas ambos tiveram mais preocupações defensivas ajudando os respectivos laterais a fechar os corredores laterais, de forma a tentar impedir as saídas de cruzamentos para Llorente. O Sporting não abdicava de tentar criar situações de contra-ataque, ocasionalmente viram-se os laterais a subir mais no terreno mas à medida que o jogo foi avançado, foi-se conformando com o resultado e pareciam esperar pelo prolongamento. O Athletic foi jogando da mesma forma mas também foi sendo mais cauteloso, consciente que um golo sofrido poderia ditar o afastamento da competição. Num bom lance individual de Ibai Gómez e finalização de Llorente, o Athletic chega à vantagem perto do fim do jogo e Bielsa aproveita o facto de não ter feito qualquer substituição para gastá-las no tempo de compensação, quebrando o ritmo e reduzindo o tempo útil, dificultando as hipóteses do Sporting ganhar a eliminatória. Nestes momentos finais, Carriço vai para central, Carrillo desce ligeiramente no terreno e Xandão sobre para ponta de lança, com o Sporting a jogar directo para o central de forma a conseguir chegar à baliza adversária.

Jogadores-Chave
No Athletic, Fernando Llorent é o jogador mais influente no ataque, com quase todas as acções de bola corrida a serem-lhe dirigidas.
No Sporting, Polga fez um bom jogo defensivamente com vários desarmes e intercepções importantes apesar de ter algumas responsabilidades no último golo do jogo. Ofensivamente, Capel foi muito perigoso na 1ª parte, na 2ª parte perdeu protagonismo no lado direito do ataque e com maiores responsabilidades defensivas.

Golos
17' - Herrera ganha a bola no lado direito, abre em profundidade para Muniain que cruza para Llorente, este amortece a bola para o remate de Susaeta para o golo.
44' - No seguimento de um canto, André Martins aproveita uma sobra fora da área para rematar à baliza, a bola bate em Xandão e Wolfswinkel na recarga remata para o golo.
45'+1 - Llorente recebe uma bola à entrada da área e consegue tirar um defesa do Sporting do caminho e abrir na esquerda para Ibai Gómez que na frente de Rui Patrício não tem problemas em fazer o golo.
88' - Ibai Gómez recebe a bola na esquerda, com um drible tira do lance João Pereira e cruza tenso para o centro da pequena área onde Llorente desvia para o golo.

Substituições
Int - Entra Daniel Carriço para o lugar de Matías Fernández. Carriço vai jogar para a posição de André Martins com este a subir para a posição deixada livre por Matías.
63' - Entra Jeffrén para o lugar de Bruno Pereirinha. Troca directa.
84' - Entra André Carrillo para o lugar de André Martins. Troca directa.
90' - Entra Borja Ekiza para o lugar de Óscar Muniain. Sai um médio e entra um defesa.
93' - Entra Gaizka Toquero para o lugar de Ibai Gómez. Substituição para queimar tempo.
94' - Entra Iñigo Pérez para o lugar de Ander Herrera. Substituição para queimar tempo.

Athletic Bilbao
1 - Gorka Iraizoz
3 - Jon Aurtenetxe
5 - Fernando Amorebieta
8 - Ander Iturraspe
9 - Fernando Llorente
14 - Markel Susaeta
15 - Andoni Iraola
19 - Óscar Muniain (23 - Borja Ekiza)
21 - Ander Herrera (17 - Iñigo Pérez)
24 - Javi Martínez
28 - Ibai Gómez (2 - Gaizka Toquero)

Sporting
1 - Rui Patrício
4 - Anderson Polga
8 - Stijn Schaars
9 - Ricky van Wolfswinkel
11 - Diego Capel
14 - Matías Fernández (3 - Daniel Carriço)
25 - Bruno Pereirinha (17 - Jeffrén)
28 - André Martins (18 - André Carrillo)
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa
93 - Xandão

Cartões Amarelos: Ricky van Wolfswinkel (10'), Fernando Amorebieta (54'), Daniel Carriço (59'), Ibai Gómez (76') e Xandão (94').

Assistência: 37000 (San Mamés)

Clima: Céu nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário