sábado, 28 de abril de 2012

Liga Zon Sagres - Marítimo x Porto (28ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Porto (66 pontos) 27 jogos
2º Benfica (62 pontos) 27 jogos
(...)
4º Sporting (53 pontos) 27 jogos
Marítimo (48 pontos) 27 jogos
6º Vitória de Guimarães (42 pontos) 28 jogos

1ª Parte
O Marítimo começou o jogo com grandes dificuldades em manter a posse da bola, muito por culpa da acção defensiva do Porto. Uma das razões terá sido o Marítimo não ter começado com nenhum médio defensivo de raiz, com Olberdam a jogar nessa posição durante metade dos 45'. Já depois do golo do Porto, Rafael Miranda passa para médio defensivo e o Marítimo conseguiu outra tranquilidade na construção do jogo, com uma melhor ocupação do espaço por parte do pivot defensivo. Procuraram jogar em ataque posicional com os laterais bem subidos de forma a dar uma maior amplitude e largura à equipa, com Rafael Miranda a ter uma função de equilíbrio muito importante. Apesar disso não conseguiram criar perigo à defesa do Porto durante a 1ª parte.
O Porto jogou como de costume mas apresentou o Hulk como ponta de lança o que significou uma maior mobilidade dos atacantes. Hulk raramente se limitava à posição central e descaia com frequência para os corredores laterais com o respectivo extremo a ocupar a sua posição central. Esta movimentação permitia a criação de espaços na zona entre o central e lateral ou mesmo nas costas do lateral. A acção defensiva do Porto foi muito importante porque a sua pressão ao portador da bola no momento da transição defensiva impediu que o Marítimo pudesse explorar situações de contra-ataque.

2ª Parte
Pedro Martins procurou uma maior dinâmida no ataque ao colocar Héldon e passar Danilo Dias para médio interior. A vantagem interessava muito ao Porto pela situação classificativa e com o decorrer da 2ª parte foi dada cada vez mais importância à fase defensiva. A entrada de Benachour no jogo deu uma nova cara ao ataque e a sua capacidade técnica marcou a viragem do jogo a favor do Marítimo que criou boas oportunidades para empatar o jogo. Vítor Pereira sentiu-se na obrigação de reforçar a equipa a nível defensivo, tirando o ponta de lança e deixando o seu ataque à mercê das acções individuais de Djalma e Hulk. O Marítimo ainda tira um central para colocar um ponta de lança, tentando arriscar tudo para chegar ao ponta de lança mas já perto dos 90', entra Rolando pelo Lucho e a equipa do Porto encosta à sua linha defensiva e o Marítimo pouco mais pode fazer que jogar directo para o seu ataque. Num contra-ataque, o Porto ainda consegue ganhar mais um penalti matando o jogo com o segundo golo.

Jogadores-Chave
No Porto, Hulk, independentemente dos 2 golos, é o jogador mais perigoso no ataque. Moutinho também assumiu uma importância muito grande na qualidade que colocou na manutenção da posse de bola como nas acções defensivas pressionando muito bem e mostrando uma cultura táctica brilhante.
No Marítimo, Rafael Miranda foi muito importante neste jogo, conseguindo equilibrar a equipa na fase ofensiva e defensiva. Benachour foi muito importante no plano ofensivo, antes do Porto aumentar a densidade defensiva.

Golos
16' - Hulk marca o penalti para o lado direito com Salin a não chegar à bola.
89' - Hulk marca o penalti para o lado esquerdo com Salin a não chegar à bola.

Substituições
Int - Entra Héldon para o lugar de João Luiz. Héldon vai para extremo direito e Danilo Dias baixa para médio interior.
62' - Entra Benachour para o lugar de Danilo Dias. Troca directa.
63' - Entra Djalma para o lugar de Silvestre Varela. Troca directa. Varela fez um jogo muito discreto.
75' - Entra Steven Defour para o lugar de James Rodríguez. O Porto abdica do ponta de lança, actuando numa espécie de 1-4-4-2 losango mas em vez de 2 pontas de lança, jogou com 2 extremos com Hulk a ir para extremo direito. Lucho ficou responsável por ocupar a zona central do ataque.
81' - Entra Pouga para o lugar de Roberge. Sai um central e entra um ponta de lança.
88' - Entra Rolando para o lugar de Lucho González. Sai um médio ofensivo e entra um central.

Marítimo
77 - Romain Salin
3 - Robson
13 - Olberdam
16 - Roberge (10 - Pouga)
17 - Leocísio Sami
21 - Briguel
25 - Rafael Miranda
28 - João Luiz (20 - Héldon)
30 - Danilo Dias (81 - Benachour)
35 - Fidélis
41 - Rúben Ferreira

Porto
1 - Helton
3 - Lucho González (14 - Rolando)
4 - Maicon
8 - João Moutinho
12 - Hulk
17 - Silvestre Varela (20 - Djalma)
19 - James Rodríguez (35 - Steven Defour)
21 - Cristian Sapunaru
25 - Fernando
26 - Alex Sandro
30 - Nicolás Otamendi

Cartões Amarelos: Rafael Miranda (20' e 89'), Rúben Ferreira (31'), Robson (48'), Alex Sandro (55'), Benachour (67'), Olberdam (69'), Hulk (74') e Héldon (84').

Cartão Vermelho: Rafael Miranda (89').

Assistência: Desconhecido (Barreiros)

Clima: Céu nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário