segunda-feira, 30 de abril de 2012

Barclays Premier League - Manchester City x Manchester United (36ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Manchester United (83 pontos) 35 jogos
Manchester City (80 pontos) 35 jogos
3º Arsenal (66 pontos) 36 jogos
(...)

1ª Parte
O Manchester City jogou em ataque posicional, preveligiando a posse da bola de forma a procurar linhas de passe que coloquem um atacante em situação clara de finalização ou procurando o cruzamento de um corredor lateral, sendo este o último recurso. Durante o processo ofensivo, o City colocava 7 a 8 homens no último terço, ficando atrás apenas os centrais e um médio centro. Os laterais subiam bastante para dar largura ao ataque e permitir que os extremos procurasse zonas mais interiores, zona onde se sentem confortáveis devido às suas origens (nenhum é extremo de raiz). Os extremos e número 10 mostraram muita mobilidade entre si, trocando de posições com naturalidade (pouco depois do início, Tevez passou para o lado esquerdo, Silva ficou no meio e Nasri foi para o lado direito). Defensivamente, devido à quantidade de jogadores que têm à frente no momento da transição defensiva, pressionam com alguma facilidade e assertividade os jogadores do United, o que lhes permitiu ter o domínio do jogo.
O Manchester United adoptou um posicionamento geral mais cauteloso, recuando as linhas durante o processo defensivo e não se esgotando em acções de pressão para recuperar a bola, preferindo esperar por um erro dos adversários. Devido à pressão do City, tiveram muitas dificuldades em jogar em ataque posicional e muitas vezes viram-se obrigados e dar preferência a acções de contra-ataque para poderem chegar à baliza do City, aproveitando o facto de este ter poucas unidades em zonas mais recuadas aquando o momento da perda da bola.

2ª Parte
As equipas entraram em campo da mesma forma que começaram o jogo. Com o jogo a manter-se com a mesma tendência, foi Fergunson que se viu obrigado a mexer na equipa. Colocando Welbeck por Park, fez com que mantivesse a velocidade na frente de ataque, fazendo descer Rooney para uma posição a que está rotinado dando uma maior qualidade à circulação da bola. Em resposta, Mancini tira Tevez e coloca De Jong o que fez subir Touré para a posição 10. Isto fez com que ganha-se maior força física na frente e deu também uma maior consistência defensiva à equipa. A próxima substituição do United foi a colocação de Valencia por Scholes para dar mais velocidade aos corredores (Giggs passara para médio centro) e mais tarde Young substituiu Nani para refrescar o corredor. No entanto, esta aposta na velocidade surtiu pouco efeito pois o City já havia descido as suas linhas e Mancini já havia colocado mais um central (Richards) em campo para segurar o resultado. Foi uma boa gestão de Mancini que anulou as ameaças do United, respondendo sempre à altura às substituições de Alex Fergunson.

Jogadores-Chave
No Manchester City, Yaya Touré teve um papel muito importante no meio campo, respondendo sempre da melhor maneira ao que o jogo pedia. Agüero também esteve bem no ataque, mantendo-se sempre activo na procura de oportunidades.
No Manchester United, por força do jogo mais defensivo, não há grandes destaques individuais.

Golos
45'+1 - Canto marcado do lado direito por Silva para a entrada da pequena área onde Kompany salta sozinho e cabeceia para o golo.

Substituições
58' - Entra Danny Welbeck para o lugar de Park Ji-Sung. Welbeck vai jogar para ponta de lança e Rooney desce para as suas costas..
68' - Entra Nigel de Jong para o lugar de Carlos Tevez. De Jong vai para médio defensivo e Touré sobe para a posição 10.
78' - Entra Luís Valencia para o lugar de Paul Scholes. Giggs passa para médio centro, Nani vai para o lado esquerdo e Valencia fica do lado direito.
83' - Entra Micah Richards para o lugar de David Silva. Richards vai jogar para central e o City fica a jogar com dois jogadores atrás do ponta de lança, e três centrais.
83' - Entra Ashley Young para o lugar de Nani. Troca directa.
93' - Entra James Milner para o lugar de Nasri. Troca directa.

Manchester City
25 - Joe Hart
4 - Vicent Kompany
5 - Pablo Zabaleta
6 - Joleon Lescott
16 - Kun Agüero
18 - Gareth Barry
19 - Samir Nasri (7 - James Milner)
21 - David Silva (2 - Micah Richards)
22 - Gaël Clichy
32 - Carlos Tevez (34 - Nigel de Jong)
42 - Yaya Touré

Manchester United
1 - David De Gea
3 - Patrice Evra
4 - Phil Jones
5 - Rio Ferdinand
10 - Wayne Rooney
11 - Ryan Giggs
12 - Chris Smalling
13 - Park Ji-Sung (19 - Danny Welbeck)
16 - Michael Carrick
17 - Nani (18 - Ashley Young)
22 - Paul Scholes (25 - Luís Valencia)

Cartões Amarelos: Vicent Kompany (19'), Yaya Touré (53'), Phil Jones (69'), Nigel de Jong (76') e Michael Carrick (78').

Assistência: 47259 (Ettihad)

Clima: Céu limpo (14ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário