sábado, 5 de maio de 2012

The FA Cup - Chelsea x Liverpool (Final)

1ª Parte
O Chelsea entrou em jogo com uma postura muito cautelosa, apostando em criar desequilíbrios através das transições ofensivas, colocando para isso dois jogadores muito rápidos nos corredores laterais (Ramires e Kalou). Foi mesmo através de um contra-ataque que Ramires fez o golo. Defensivamente, esperavam pelo Liverpool no seu meio campo, sem intenções de criar grandes transtornos ao adversário na 1ª e 2ª fase de construção. Estiveram muito bem na ocupação dos espaços defensivos, não dando ao Liverpool grandes oportunidades de criar oportunidades no último terço ofensivo.
O Liverpool entrou um pouco mais pressionante que o Chelsea, tentando impedir a 1ª fase de construção, obrigando frequentemente Petr Cech a bater directamente para o meio campo. Esta pressão era mais visível em acções de transição defensiva, sendo que em ataque organizado do adversário, também priorizavam o equilíbrio defensivo, tentando apenas criar dificuldades na 2ª fase de construção do Chelsea com Henderson e Gerrard a pressionarem os jogadores do meio campo adversário que recebiam a bola. O Liverpool optava poucas vezes pelo jogo directo, preferindo trocar a bola entre os jogadores mais recuados, à procura de espaços no meio campo. Para criarem espaços, os 3 médios centro trocavam várias vezes de posição com Spearing a correr em profundidade e Henderson e Gerrard a virem buscar jogo. Estas movimentações tiravam frequentemente Juan Mata da jogada mas Obi Mikel e Lampard estiveram muito bem a fechar o corredor central.
Tacticamente este jogo não teve muito interesse, com o Chelsea a conseguir o seu objectivo relativamente cedo e o Liverpool a não conseguir encontrar soluções para bater a defesa adversária.

2ª Parte
O Chelsea conseguiu logo aos 7' da 2ª parte fazer o 2-0 e só depois se viram as primeiras alterações tácticas no jogo. Primeiro, a mudança do Liverpool para 1-4-4-2 onde se procurou constantemente colocar bolas nos corredores laterais para se fazer o cruzamento para a área onde Andy Carrol era a principal referência, servindo muitas vezes de apoio para os jogadores circundantes ou procurando ele mesmo a finalização. Esta foi mesmo a substituição mais importante, virando o jogo a favor do Liverpool. Com dois pontas de lança na área, os laterais do Chelsea fechavam no corredor central para ajudar na marcação o que abriu mais espaços no corredor lateral e facilitava o aparecimento de vários cruzamentos para a área. Para dificultar os cruzamentos do Liverpool, os extremos do Chelsea tinham de fechar o corredor lateral no seu terço defensivo e assim a estratégia montada em torno da velocidade dos extremos e das saídas para contra-ataque ficavam comprometidas. Foi assim que o Liverpool teve o maior ascendente no jogo, criando várias situações de finalização que não foram aproveitadas. O Chelsea voltou a equilibrar o jogo com a entrada de Meireles e consequente alteração do sistema táctico para 1-4-3-3, ganhando mais homens no meio campo e conseguindo uma maior eficácia na ocupação dos espaços defensivos.

Jogadores-Chave
No Chelsea, não houve nenhum jogador que se destacasse em demasia, viram-se sim vários jogadores importantes no jogo como Drogba, Lampard e Ramires.
No Liverpool, Andy Carrol foi o jogador mais marcante da partida, marcando um golo e criando várias dificuldades à defesa do Chelsea, ganhando várias bolas no último terço ofensivo.

Golos
11' - Numa transição ofensiva, Juan Mata conduz a bola no meio campo e lança Ramires em profundidade que consegue passar em velocidade pelo seu adversário directo e isolado remata para o golo já dentro da área.
52' - Lampard consegue driblar um adversário no meio campo e lançar Drogba que se desmarca entre o central e o lateral direito, enquadra-se com a baliza e remata cruzado com o pé esquerdo fazendo o golo.
64' - Andy Carrol recebe uma bola proveniente de um mau alívio e depois de driblar Terry dentro da área, remata forte para o golo.

Substituições
55' - Entra Andy Carrol para o lugar de Jay Spearing. O Liverpool passa a jogar em 1-4-4-2 com Carrol a jogar na frente de ataque ao lado de Suárez.
77' - Entra Raul Meireles para o lugar de Ramires. Chelsea muda para 1-4-3-3 com Meireles a jogar a interior direito, Lampard a interior esquerdo, Mata vai para o corredor lateral esquerdo e Kalou para o lado direito.
79' - Entra Dirk Kuyt para o lugar de Craig Bellamy. Troca directa.
91' - Entra Florent Malouda para o lugar de Juan Mata. Troca directa.

Chelsea
1 - Petr Cech
2 - Branislav Ivanovic
3 - Ashley Cole
7 - Ramires (16 - Raul Meireles)
8 - Frank Lampard
10 - Juan Mata (15 - Florent Malouda)
11 - Didier Drogba
12 - John Obi Mikel
17 - José Bosingwa
21 - Salomon Kalou
26 - John Terry

Liverpool
25 - Pepe Reina
2 - Glen Johnson
3 - José Enrique
5 - Daniel Agger
7 - Luis Suárez
8 - Steven Gerrard
14 - Jordan Henderson
19 - Stewart Downing
20 - Jay Spearing (9 - Andy Carrol)
37 - Martin Skrtel
39 - Craig Bellamy (18 - Dirk Kuyt)

Cartões Amarelos: John Obi Mikel (38'), Daniel Agger (45') e Luis Suárez (83').

Assistência: 89102 (New Wembley Stadium)

Clima: Céu nublado (9ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário