segunda-feira, 9 de abril de 2012

Liga Zon Sagres - Sporting x Benfica (26ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Porto (63 pontos) 26 jogos
Benfica (59 pontos) 25 jogos
3º Braga (58 pontos) 26 jogos
4º Marítimo (48 pontos) 26 jogos
Sporting (47 pontos) 25 jogos
6º Vit. Guimarães (39 pontos) 26 jogos

1ª Parte
O Sporting teve uma postura muito inteligente neste jogo, um pouco à imagem do que aconteceu contra o Metalist para a Liga Europa. Foram pacientes defensivamente, esperando a equipa do Benfica no seu meio campo, jogando com os sectores médio e defensivo muito próximos de forma a não dar espaço entre linhas ao adversário e com Van Wolfswinkel e Matías Fernández a fechar o corredor central de forma a impedir que o Benfica jogasse pelos médios centro na 2ª fase de construção. Isto fez com que o Benfica não tivesse espaço para as transições ofensivas. Ao recuperar a bola, o Sporting tentava sempre o contra-ataque, explorando a subida dos laterais do Benfica para colocar os extremos em profundidade ou aproveitando a desmarcação de Van Wolfswinkel para o espaço entre o lateral e central.
O Benfica optou por usar apenas um médio defensivo, no sistema de 1-4-1-3-2. Teoricamente, e sendo já previsível que o Sporting iria jogar com dois médios de contenção, seria uma forma acertada de encarar o jogo, no entanto, o facto de o Benfica promover a subida de ambos os laterais, nas transições defensivas ficaram algumas vezes em situações de igualdade numérica, sofrendo vários desequilíbrios.

2ª Parte
O Benfica alterou o seu sistema para 1-4-2-3-1 com a entrada de Yannick Djaló para o corredor lateral direito, com uma tentativa de dar mais velocidade à equipa naquele flanco uma vez que Bruno César não teve capacidade de desequilibrar em lances individuais nem no aproveitamento dos espaços. A alteração do sistema também veio acompanhada de uma maior tendência ofensiva dos laterais com a equipa a abrir mais no processo ofensivo. 16' depois, voltou à forma inicial com a entrada de Nelson Oliveira mas a tendência do jogo mantinha-se com o Sporting a fazer um excelente trabalho defensivo e mostrando-se sempre muito perigoso no contra-ataque aproveitando bem a velocidade dos extremos. Aos 65' o Sporting alterou o seu sistema para 1-4-3-3 com Matías a descer no terreno e a fechar o corredor central juntamente com Elias e Carriço a actuar como médio defensivo. Esta foi a única alteração defensiva que Sá Pinto fez, sendo que as outras duas visaram trocas directas para refrescar o ataque e manter opções válidas de contra-ataque para responder ao domínio de jogo do Benfica na 2ª parte.

Jogadores-Chave
O Sporting valeu pela sua acção como equipa na sua fase defensiva e é difícil destacar alguém.
No Benfica, Artur Moraes foi claramente o melhor jogador em campo impedindo o golo em algumas situações claras de finalização do Sporting.

Golos
18' - Van Wolfswinkel, de penalti, remata rasteiro para o lado direito com Artur a cair para o lado contrário.

Substituições
Int - Entra Yannick Djaló para o lugar de Rodrigo. Djaló vai para o lado direito, Bruno César fica como médio ofensivo e Witsel ao lado de Javi. Ficam a jogar em 1-4-2-3-1.
61' - Entra Nelson Oliveira para o lugar de Javi García. Nelson vai para ponta de lança e Witsel fica como médio mais defensivo. Voltam a jogar em 1-4-1-3-2.
65' - Entra Daniel Carriço para o lugar de Stijn Schaars. Carriço fica como médio defensivo com o Sporting a alterar o sistema táctico para 1-4-3-3.
73' - Entra Diego Rubio para o lugar de Ricky van Wolfswinkel. Troca directa.
73' - Entra Nolito para o lugar de Nicolás Gaitán. Troca directa.
90' - Entra André Carrillo para o lugar de Diego Capel. Troca directa.

Sporting
1 - Rui Patrício
4 - Anderson Polga
8 - Stijn Schaars (3 - Daniel Carriço)
9 - Ricky van Wolfswinkel (33 - Diego Rubio)
10 - Marat Izmailov
11 - Diego Capel (18 - André Carrillo)
14 - Matías Fernández
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa
77 - Elias
93 - Xandão

Benfica
1 - Artur Moraes
3 - Emerson
4 - Luisão
6 - Javi García (16 - Nelson Oliveira)
7 - Óscar Cardozo
8 - Bruno César
14 - Maxi Pereira
19 - Rodrigo (12 - Yannick Djaló)
20 - Nicolás Gaitán (9 - Nolito)
24 - Ezequiel Garay
28 - Axel Witsel

Cartões Amarelos: Luisão (17' e 91'), Javi García (27'), Stijn Schaars (40'), Xandão (45'), Nelson Oliveira (64'), João Pereira (64'), Anderson Polga (69'), Nolito (76'), Axel Witsel (80'), Daniel Carriço (80'), Elias (81').

Cartões Vermelhos: Luisão (91').

Assistência: Desconhecido (Estádio José Alvalade)

Clima: Céu limpo (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário