sábado, 14 de abril de 2012

Taça da Liga - Benfica x Gil Vicente (Final)

1ª Parte
O Benfica entrou em campo com uma espécie de 1-4-2-3-1, apesar de Witsel, um dos médios centro a par de Matic, não se esgotar em acções defensivas, privilegiando as acções de transição ofensiva e de apoio no processo ofensivo. Com bola, optaram por utilizar o corredor central para criar perigo através de várias combinações entre os médios e os extremos que faziam várias movimentações interiores.
O Gil Vicente defendeu com as linhas próximas mas tendo uma acção pro-activa na procura da posse da bola, com Hugo Vieira muito activo na pressão à linha defensiva e com os médios interiores preocupados e não dar espaço aos adversários com bola no corredor central, pressionando-os logo após a recepção da bola. Ainda na primeira metade dos 45', Luis Carlos trocou de flanco com Richard apesar não haver alterações tácticas. Provavelmente deveu-se a Luis Carlos ser mais participativo no processo defensivo que Richard e Capdevila participou menos nas acções ofensivas que Maxi Pereira. Ofensivamente, o jogador mais influente era claramente Hugo Vieira que, ao receber a bola, costumava tentar sozinho criar desequilíbrios no corredor central com relativa eficácia. O Gil Vicente conseguiu criar algumas oportunidades mas o Benfica dominou praticamente todo o jogo e mereceu chegar ao intervalo com o resultado em 1-0.

2ª Parte
O Benfica colocou em campo Gaitán por Nelson Oliveira, que aparentemente jogou apenas devido à obrigação da utilização de um número mínimo de jogadores nacionais mas manteve o sistema táctico. O Gil Vicente voltou apenas a colocar Richard do lado esquerdo, tendo claramente mais preocupações defensivas para tentar controlar as subidas de Maxi Pereira. Tudo se manteve na mesma praticamente na mesma altura, ambas as equipas alteraram os seus sistemas tácticos com o Gil Vicente a mudar para 1-4-2-3-1 e o Benfica a fixar o seu habitual 1-4-1-3-2. Apesar das mudanças tácticas, a tendência do jogo não se alterou. Apesar disso, quando Jorge Jesus se preparava para colocar Javi García para ajudar a defender o resultado, o Gil Vicente faz o golo do empate e entre Saviola em vez do Javi. Curiosamente, é o mesmo Saviola que no seguimento de um lançamento lateral faz o golo da vitória.

Jogadores-Chave
No Benfica, Witsel foi considerado o melhor jogador em campo com uma exibição muito consistente, dando muita segurança à circulação da bola.
No Gil Vicente, Adriano fez uma boa exibição com algumas defesas importantes. Zé Luís também foi muito influente no processo ofensivo durante o tempo que esteve em jogo.

Golos
30' - Bruno César ganha a bola no corredor lateral esquerdo e avança no terreno, cruzando largo ao 2º porte onde aparece Rodrigo a encostar para o golo.
78' - No seguimento de um canto do lado direito, André Cunha recebe a bola no corredor lateral do mesmo lado sem nenhum adversário por perto, cruza atrasado para João Vilela que falha o remate mas a bola sobra para Zé Luís que à meia volta remata para o golo.
83' - Lançamento longo de Maxi Pereira para a área e depois de alguns cabeceamentos a bola sobra para Witsel que remata para a defesa de Adriano e na recarga, Saviola remata para o golo.

Substituições
Int - Entra Nicolás Gaitán para o lugar de Nelson Oliveira. Rodrigo fica como ponta de lança e Gaitán como extremo direito.
56' - Entra Zé Luís para o lugar de Luís Manuel. Zé Luís fica a jogar como ponta de lança com Hugo Vieira a passar para extremo direito, Luis Carlos para extremo esquerdo e Richard a 10. O Gil Vicente passa a jogar em 1-4-2-3-1.
62' - Entra Óscar Cardozo para o lugar de Pablo Aimar. O Benica define o seu sistema de 1-4-1-3-2 com Cardozo e Rodrigo como jogadores mais adiantados com Witsel a jogar como médio ofensivo.
67' - Entra Guilherme para o lugar de Luis Carlos. Troca directa.
76' - Entra João Vilela para o lugar de Richard. Troca directa.
82' - Entra Javier Saviola para o lugar de Rodrigo. Troca directa.

Benfica
47 - Eduardo
8 - Bruno César
10 - Pablo Aimar (7 - Óscar Cardozo)
14 - Maxi Pereira
16 - Nelson Oliveira (20 - Nicolás Gaitán)
19 - Rodrigo (30' - Javier Saviola)
21 - Nemanja Matic
24 - Ezequiel Garay
28 - Axel Witsel
33 - Jardel
38 - Joan Capdevila

Gil Vicente
1 - Adriano Facchini
2 - Rodrigo Galo
10 - André Cunha
25 - César Peixoto
44 - Cláudio
54 - Halisson
58 - Luis Carlos (40 - Guilherme)
66 - Luís Manuel (99 - Zé Luís)
70 - Hugo Vieira
80 - Júnior Caiçara
89 - Richard (77 - João Vilela)

Cartões Amarelos: Luís Manuel (50'), Nicolás Gaitán (81'), Javier Saviola (86'), Cláudio (86') e Bruno César (86').

Assistência: 23452 (Estádio Cidade de Coimbra)

Clima: Céu nublado (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário