domingo, 13 de maio de 2012

Taça de Portugal (Feminino) - 1º Dezembro x Clube Albergaria (Final)

1ª Parte
O 1º Dezembro mostrou-se uma equipa mais forte a todos os níveis fazendo uma boa alternância entre o passe curto e longo, conseguindo com alguma eficácia criar espaços na defesa adversária. Ofensivamente, as maiores oportunidades apareceram por parte da Andreia Silva no lado direito, normalmente com bolas colocadas nas costas da lateral esquerda adversária. A velocidade de Andreia foi bastante aproveitada pela sua equipa e quase todas as bolas recuperadas no meio campo tinham com referência a extremo do 1º Dezembro. Filipa Galvão, a jogar no meio campo, teve um papel muito importante ao nível do passe longo, mostrando muita criatividade na exploração das movimentações das suas colegas.
O Albergaria não conseguiu criar muitas oportunidades de finalização no ataque mas notou-se que Jéssica e Tatiana (trocaram de corredor a meio da 1ª parte) eram as jogadoras mais perigosas e as principais referências nas manobras ofensivas da sua equipa. Defensivamente tiveram muitas dificuldades em lidar com a velocidade de Andreia Silva, nunca conseguindo ajustar a profundidade da linha defensiva para impedir que as bolas fossem colocadas nas suas costas. Junto à sua baliza, as jogadores tinham a tendência de marcar individualmente as suas adversárias o que fez com que as centro campistas adversárias tivessem bastante espaço para receber bolas atrasadas visto que o meio campo do Albergaria demorava algum tempo a descer no terreno em situações de contra-ataque adversário.

2ª Parte
Ambas as equipas entraram em campo da mesma forma como saíram. O Albergaria entrou em campo com outra atitude, subindo ligeiramente as laterais para conseguirem mais apoio no seu meio campo. Apesar disso, a profundidade da linha defensiva continuou a ser um problema no 3º golo do 1º Dezembro e a partir desse momento, já o jogo estava decidido com o Albergaria a mostrar pouco mais que uma possibilidade de conseguir reduzir o marcador. Apesar das alterações que houve no jogo, nenhuma das equipas mudou o seu sistema táctico e não houve grandes mudanças na forma de jogar. Mérito para a capacidade de circulação de bola do 1º Dezembro que foi superior em todos os aspectos.

Jogadoras-Chave
No 1º Dezembro, Andreia Silva foi a jogadora mais perigosa, utilizando a sua velocidade para criar várias situações de perigo. Filipa Galvão também foi fundamental, na distribuição de jogo mas principalmente nas bolas paradas.
No Clube Albergaria, tanto Jéssica como Tatiana foi muito perigosas com bola mostrando bons pormenores técnicos. Devemos também referir a Beatriz Alves que com apenas 14 anos, aproveitou a displicência da defesa adversária na sua marcação para conseguir criar algumas situações de perigo.

Golos
3' - Livre marcado por Filipa Galvão a meio do meio campo, descaído para o lado esquerdo, ao 2º poste com Paula Cristina a cabecear para o golo.
10' - Andreia Silva corre pelo lado direito com bola, corta para dentro e já dentro da área joga atrasado para Lara Matos que sozinha remata à vontade para o golo.
52' - Sílvia Brunheira ganha uma bola dividida no meio campo e depois de controlar a bola, faz um passe a rasgar a defesa adversária isolando a Patrícia Gouveia que faz facilmente o golo.
65' - Filipa Galvão marca um livre a meio do meio campo, descaído para o lado direito, directamente à baliza, a guarda-redes Ana Silva defende para a frente e na recarga, Filipa Patão remata para o golo.

Substituições
59' - Entra Beatriz Alves para o lugar de Ana Tavares. Beatriz vai jogar para extremo direito com Tatiana a passar para o meio campo.
61' - Entra Solange Carvalhas para o lugar de Sara Ribeiro. Troca directa.
62' - Entra Beta Caleja para o lugar de Lara Matos. Beta vai jogar para extremo esquerdo, a Patrícia Gouveia vem para interior direita e Filipa Galvão passa para ponta de lança.
74' - Entra Beatriz Fernandes para o lugar de Filipa Galvão. Troca directa.

1º Dezembro
24 - Patrícia Morais
2 - Sara Ribeiro (5 - Solange Carvalhas)
7 - Lara Matos (20 - Beta Caleja)
10 - Paula Cristina
13 - Mariana Cabral
14 - Patrícia Gouveia
15 - Filipa Galvão (19 - Beatriz Fernandes)
16 - Sílvia Brunheira
17 - Ana Sousa
18 - Andreia Silva
21 - Filipa Patão

Clube Albergaria
1 - Ana Silva
2 - Jéssica Silva
3 - Ana Carina Rodrigues
7 - Juliana Guedes
8 - Matilde Marques
9 - Mary Bento
10 - Sandra Coutinho
14 - Raquel Reis
17 - Tatiana Pinto
18 - Sara Granja
20 - Ana Tavares (13 - Beatriz Alves)

Cartões Amarelos: Mariana Cabral (36'), Sara Granja (77') e Beta Caleja (92')

Assistência: Desconhecido (Estádio Nacional)

Clima: Céu limpo (25ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário