quinta-feira, 10 de maio de 2012

Europa League - Atlético Madrid x Athletic Bilbao (Final)

1ª Parte
O Atlético Madrid jogou claramente em contra-ataque, apostando nestas situações sempre que possível. A primeira referência no ataque era Falcao que segurava a bola, conduzindo-a o mais possível para a frente, enquanto Diego e os extremos iam subindo no terreno, sendo que Adrián e Turan tinham responsabilidades defensivas e durante a fase defensiva adoptavam posições muito recuadas. Sem bola, jogavam fechados no seu meio campo, com apenas Falcao e Diego mais avançados. Quando a bola estava na linha defensiva do Bilbao, havia uma preocupação em dificultar a circulação de bola com Falcao a cortar a linha de passe entre os centrais, Diego e cortar linhas de passe interiores e os extremos a pressionarem os laterais. Esta pressão no corredor lateral não se verificava quando eram os centrais do Bilbao com bola nessas zonas, com os extremos do Atlético Madrid preocupados principalmente com os laterais adversários.
O Ahtletic Bilbao jogou como de costume, utilizando o ataque posicional com um jogo muito apoiado, jogando ocasionalmente directo com vários deslocamentos ofensivos dos médios interiores, extremos e laterais de forma a encontrar espaços para receber a bola em profundidade. Na 2ª fase de construção, os centrais abriam nos corredores laterais. O facto de o adversário não dar espaço aos laterais para receberem passes curtos, fez com que estes procurassem receber bolas em profundidade e foram os médios centro os principais jogadores nas transição da bola para o último terço.

2ª Parte
Bielsa foi o único treinador a fazer substtuições ao intervalo e apesar de não alterar o sistema táctico, fez algumas adaptações (já normais no Athletic) e tornou a equipa mais ofensiva. Colocou um médio centro a lateral esquerdo e Muniain passou para médio centro, sendo que este sector ganha mais velocidade e capacidade de penetração. Aos 63', com a entrada de Toquero, o Athletic aposta mais no jogo directo com Toquero, no processo ofensivo, subia para o último terço para ajudar Llorente no jogo aéreo. O Bilbao ainda conseguiu algumas boas oportunidades mas o Atlético de Madrid jogou muito recuado e Courtois mostrou-se muito importante ao ganhar muitas bolas colocadas na área. O Atlético Madrid nunca alterou o seu sistema e as substituições que fez foi apenas para refrescar o flanco direito e depois para queimar tempo, com duas alterações já para lá dos 90'.

Jogadores-Chave
No Atlético Madrid, o melhor jogador foi claramente Falcao que se mostrou muito eficaz dentro da área.
No Athletic Bilbao, Muniain foi incansável nas suas movimentações e conseguiu algumas vezes criar espaços no ataque.

Golos
7' - Diego lança Falcao em profundidade e este, já dentro da área descaído para o lado direito, trabalha bem a bola tirando o adversário do caminho e remata em arco ao 2º poste com a bola a entrar no ângulo.
34' - Depois de uma bola ganha pelo Atlético Madrid à entrada da área, Turan recebe a bola e correndo na direcção da linha de fundo, passa para Falcao que após uma simulação consegue espaço para rematar para o golo.
85' - Diego recebeu a bola no corredor central, evitou Toquero, driblou Amorebieta já dentro da área e rematou cruzado com o pé esquerdo para fazer o golo.

Substituições
Int - Entra Iñigo Pérez para o lugar de Ander Iturraspe. Iñigo Troca directa.
Int - Entra Ibai Gómez para o lugar de Jon Autenetxe. Ibai Gómez vai para extremo esquerdo com Muniain e jogar a interior direito, Herrera a interior esquerdo e De Marcos a lateral esquerdo.
63' -  Entra Gaizka Toquero para o lugar de Ander Herrera. Troca directa.
88' - Entra Salvio para o lugar de Adrián López. Troca directa.
90' - Entra Koke para o lugar de Diego. Troca directa.
90' + 3 - Entra Álvaro Domínguez para o lugar de Arda Turan. Troca directa.

Atlético Madrid
13 - Thibaut Courtois
2 - Diego Godín
4 - Mario Suárez
6 - Filipe Luís
7 - Adrián López (8 - Salvio)
9 - Falcao
11 - Arda Turan (18 - Álvaro Domínguez)
14 - Gabi
20 - Juanfran
22 - Diego (19 - Koke)
23 - Miranda

Athletic Bilbao
1 - Gorka Iraizoz
3 - Jon Autenetxe (28 - Ibai Gómez)
5 - Fernando Amorebieta
8 - Ander Iturraspe (17 - Iñigo Pérez)
9 - Fernando Llorente
10 - Óscar De Marcos
14 - Markel Susaeta
15 - Andoni Iraola
19 - Iker Muniain
21 - Ander Herrera (2 - Gaizka Toquero)
24 - Javi Martínez

Cartões Amarelos: Ander Herrera (22'), Falcao (26'), Fernando Amorebieta (65'), Iñigo Pérez (75') e Markel Susaeta (90'+1).

Assistência: 52347 (National Arena - Bucareste)

Clima: Céu nublado (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário