sábado, 9 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo B) - Alemanha x Portugal (1ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Dinamarca (3 pontos) 1 jogo
Alemanha (0 pontos) 0 jogos
Portugal (0 pontos) 0 jogos
4º Holanda (0 pontos) 1 jogo

1ª Parte
Defensivamente, a Alemanha mostrou sempre uma atitude pressionante no ataque, com os jogadores a pressionarem rapidamente o portador da bola aquando o momento de transição defensiva. Em organização defensiva, Özil e Gómez ficavam naturalmente em posições mais avançadas para dificultar a acção ofensiva com bola dos centrais adversários, com Gómez a mostrar-se muitas vezes assertivo na pressão ao portador da bola de forma a precipitar uma bola batida pelo central ou qualquer outro erro (note-se que os jogadores da Alemanha são significativamente mais altos que os de Portugal e teoricamente levam vantagem no jogo aéreo). Ofensivamente, mostraram uma boa circulação de bola, tentando-a fazer de forma rápida e eficaz, virando o centro de jogo várias vezes para conseguir encontrar espaços na defesa de Portugal. Os laterais subiam no terreno e os extremos costumavam procurar posições interiores quando isso acontecia. Apesar disso, a 2ª fase de construção acontecia geralmente através do corredor central, quer através da recepção de bola de um dos pivôts defensivos (Khedira ou Schweisteiger procuravam sempre espaço entre os médios interiores portugueses) ou no caso destes não conseguirem linhas de passe, através da penetração de um dos centrais (geralmente Hummels). Um dos maiores factores desequilibradores da Alemanha foram os dois pivôts defensivos que mostraram grande mobilidade e coordenação entre eles, com um dos dois a subir geralmente (com ou sem bola) de forma a desequilibrar a linha defensiva, aproveitando o facto de apenas Veloso estar a jogar entre linhas. Com bola jogavam praticamente em 1-4-3-3.
Portugal jogou muito recuado, respeitando a condição de favoritos da Alemanha e a sua forma de jogar. Ao recuar as linhas e aproximar os sectores, impediu que a Alemanha conseguisse criar perigo através das transições ofensivas mas teve muitas dificuldades em lidar com a mobilidade da equipa adversária. Tentavam sair em contra-ataque com Postiga a procurar muitas vezes a bola no corredor lateral, aproveitando a subida dos laterais adversários. Ainda assim, a melhor oportunidade ocorreu através de um canto. Os médios interiores Moutinho e Meireles não pressionavam muito à frente, privilegiando a sua estrutura defensiva mas tiveram algumas dificuldades a fechar as linhas de passe no corredor central, o que foi compensado com uma excelente coordenação da linha defensiva. Os extremos também tiveram um bom trabalho defensivo, principalmente Nani que descia bastante no corredor.

2ª Parte
Ambas as equipas entraram sem alterações mas Portugal melhorou bastante com grande responsabilidade para os médios Moutinho e Meireles que cumpriram muito melhor as suas funções de cobertura no meio campo, coordenando bem as suas acções com o ponta de lança. Paulo Bento lançou Nelson Oliveira, tendo ganho um maior potencial nas bolas em profundidade (partindo do princípio que a Alemanha ia abrir mais espaços para ir à procura do resultado) e também preveniu assim um eventual segundo cartão para Postiga. Apesar de um jogo mais equilibrado e um maior ascendente de Portugal, é a Alemanha a marcar o golo. A partir daí, a Alemanha desceu no terreno e procurou conservar o resultado. Portugal coloca Varela em campo, com Nani a passar para o corredor central (uma espécie de segundo avançado) e as oportunidades multiplicaram-se. Com Portugal a jogar a toda a largura e com Coentrão muito eficaz nas penetrações, a Alemanha teve dificuldades em fechar os espaços no seu terço defensivo e houve algumas oportunidades flagrantes para o golo do empate. A Alemanha limitou-se a realizar substituições defensivas com a entrada de Kroos e Bender.

Jogadores-Chave
Na Alemanha Khedira fez um jogo extraordinário, estando brilhante a jogar sem bola, criando espaços no meio campo e participando na 3ª fase de construção. Hummels também esteve muito bem na saída com bola, bem como nos lances aéreos defensivos.
Na equipa de Portugal, Coentrão fez um jogo muito bom a nível ofensivo, Nani também esteve bem tanto ofensiva como defensivamente. Defensivamente, Pepe esteve muito seguro e teve boas intervenções.

Golos
72' - Após uma boa circulação de bola, Khedira recebe do lado direito e cruza ao 2º poste onde Gómez cabeceia cruzado para o golo.

Substituições
70' - Entra Nelson Oliveira para o lugar de Hélder Postiga. Troca directa. 
80' - Entra Miroslav Klose para o lugar de Mario Gómez. Troca directa.
80' - Entra Silvestre Varela para o lugar de Raul Meireles. Varela para para extremo direito, Nani passa para a posição 10.
87' - Entra Toni Kroos para o lugar de Mesut Özil. Troca directa.
94' - Entra Lars Bender para o lugar de Thomas Müller. Entra um médio defensivo para o lugar de um extremo.

Alemanha
1 – Manuel Neuer
5 – Mats Hummels
6 – Sami Khedira
7 – Bastian Schweinsteiger
8 – Mesut Özil (18 – Toni Kroos)
10 – Lukas Podolski 
13 – Thomas Müller (15 – Lars Bender)
14 – Holger Badstuber
16 – Philipp Lahm
20 – Jérôme Boateng
23 – Mario Gomez (11 – Miroslav Klose)
Treinador: Joachim Löw

Portugal
12 – Rui Patrício
2 – Bruno Alves
3 – Pepe
4 – Miguel Veloso
5 – Fábio Coentrão
7 – Cristiano Ronaldo
8 – João Moutinho
16 – Raul Meireles (18 – Silvestre Varela)
17 – Nani
21 – João Pereira
23 – Hélder Postiga (11 – Nélson Oliveira)
Treinador: Paulo Bento

Árbitro: Stéphane Lannoy (França)

Cartões Amarelos: Hélder Postiga (13'), Holger Badstuber (43'), Fábio Coentrão (60') e Jérôme Boateng (69').

Assistência: 32990 (Arena Lviv - Ucrânia)

Clima: Céu nublado (22ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário