sexta-feira, 8 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo A) - Polónia x Grécia (1ª Jornada)

1ª Parte
A Polónia optou por esperar pela equipa da Grécia no seu próprio meio campo, apenas com Lewandowski e Obraniak a ocupar zonas mais avançadas à espera de um erro adversário mas sem se esgotarem em acções de pressão ao portador da bola. A primeira opção ao recuperar a bola era partir para contra-ataque, preferencialmente através do corredor lateral direito onde estavam dois dos jogadores mais perigosos (Blaszczykowski e Piszczek). O extremo esquerdo Rybus acabou por actuar durante grande parte da 1ª parte numa posição mais interior, de forma a explorar situações de finalização após cruzamentos da direita (foi numa acção combinada entre ele e Lewandowski que criaram o espaço na área para o golo).
A Grécia, devido à acção demasiado defensiva da Polónia, teve poucas oportunidades para partir para o ataque, preferindo trocar a bola em segurança de forma a procurar espaços na defesa adversária para poder explorar. Apesar de Ninis ser um extremo de raiz, a bola acabou por passar mais vezes por Samaras que jogou bem encostado à linha, procurando sempre espaços interiores quando tinha a bola apesar de não ter sido bem sucedido, muito por culpa da boa organização defensiva da Polónia. Depois da expulsão de Papastathopoulos, Katsouranis desceu para o centro da defesa e a Grécia jogou os minutos finais sem médio defensivo.

2ª Parte
A Polónia não fez alterações ao intervalo. Manteve-se pouco dinâmica e a mobilidade no ataque era muitas vezes assegurada com as movimentações de Obraniak para os corredores laterais onde fazia a permuta com o extremo desse lado. A Grécia manteve Katsouranis a central e trocou Karagounis de lado com Maniatis, talvez para dar mais segurança a nível posicional (Karagounis não subia tanto como Maniatis) após a entrada de Salpingidis que se mostrou mais ofensivo que o seu substituto Ninis, ficando a jogar em 1-4-4-1 com os dois extremos a fazerem uma linha de quatro com os médios centro quando não tinham a bola. Em organização ofensiva, Katsouranis subia ligeiramente no terreno ocupando o espaço entre linhas, em organização defensiva desciam muito as linhas, compactando o seu jogo e impedindo que a Polónia conseguisse entrar com a bola controlada através do corredor central. Na 2ª parte, a Grécia colocou em campo Fortounis (fez o passe que originou o penalti) e colocou Samaras na frente, possivelmente para dar mais segurança defensiva ao corredor lateral esquerdo e ficou com uma referência no ataque com grande capacidade para segurar a bola, o que fazia adivinhar um jogo mais directo. A única substituição da Polónia no jogo foi a entrada do guarda-redes Tyton (defendeu o penalti de Karagounis) após a expulsão de Szczesny, com o treinador a retirar de campo o extremo esquerdo Rybus. Previu-se a passagem de Obraniak para o lado esquerdo mas manteve-se a jogar no meio e Boenisch ficou encarregue de todo o corredor, contando apenas com o apoio de Murawski.

Jogadores-Chave
Na Polónia, Piszczek fez um bom jogo com incursões ofensivas muito importantes. Lewandowski teve algumas boas movimentações na área e fez o golo.
Na Grécia, Salpingidis foi o homem do jogo com um golo marcado e um penalti ganho (e consequente expulsão de Szczesny).

Golos
17' - Depois de uma recuperação de bola no corredor lateral direito por parte de Obraniak, este lança Blaszczykowski que ganha a linha de fundo e cruza ao 2º poste onde Lewandowski cabeceia para o golo depois de uma boa desmarcação.
51' - Torosidis cruza para a pequena área, Szczesny desentende-se com o defesa e Salpingidis aproveita a sobra para marcar o golo.

Substituições
37' - Entra Kyriakos Papadopoulos para o lugar de Avraam Papadopoulos. Troca directa com Kyriakos a ficar do lado direito do centro da defesa e Sokratis do lado esquerdo. Avraam sai lesionado.
Int - Entra Dimitris Salpingidis para o lugar de Sotiris Ninis. Troca directa. 
68' - Entra Kostas Fortounis para o lugar de Fanis Gekas. Samaras passa para ponta de lança e Fortounis fica como extremo esquerdo.
70' - Entra Przemyslaw Tyton para o lugar de Maciej Rybus. Ficam a jogar sem extremo esquerdo com Tyton a ir para guarda-redes.

Polónia
1 – Wojciech Szczesny
2 – Sebastian Boenisch
7 – Eugen Polanski
8 – Maciej Rybus (22 – Przemyslaw Tyton)
9 – Robert Lewandowski
10 – Ludovic Obraniak
11 – Rafal Murawski
13 – Marcin Wasilewski
15 – Damien Perquis
16 – Jakub Blaszczykowski
20 – Lukasz Piszczek
Treinador: Franciszek Smuda

Grécia
1 – Kostas Chalkias
2 – Giannis Maniatis
7 – Georgios Samaras
8 – Avraam Papadopoulos (5 – Kyriakos Papadopoulos)
10 – Georgios Karagounis
15 – Vassilis Torosidis
17 – Fanis Gekas (22 – Kostas Fortounis)
18 – Sotiris Ninis (14 – Dimitris Salpingidis)
19 – Sokratis Papastathopoulos
20 – José Holebas
21 – Kostas Katsouranis
Treinador: Fernando Santos

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)

Cartões Amarelos: Sokratis Papastathopoulos (35' e 44'), José Holebas (45'+2) e Georgios Karagounis (54').

Cartões Vermelhos: Sokratis Papastathopoulos (44') e Wojciech Szczesny (68').

Assistência: 56070 (Stadion Narodowy - Polónia)

Clima: Céu nublado (20ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário