domingo, 17 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo B) - Portugal x Holanda (3ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Alemanha (6 pontos) 2 jogos
Portugal (3 pontos) 2 jogos
3º Dinamarca (3 pontos) 2 jogos
Holanda (0 pontos) 2 jogos

1ª Parte
Sem bola, Portugal preocupa-se principalmente em fechar os espaços e não tanto em pressionar o portador da bola, com Postiga a fechar linhas de passe entre centrais e os médios a impedirem que os médios adversários tivessem tempo para decidir, caindo rapidamente em cima deles assim que recebiam a bola. Depois de sofrerem golo, assumem imediatamente uma postura mais pressionante, subindo as linhas, impedindo inclusive a 1ª fase de construção da Holanda. Com bola, tentaram várias bolas em profundidade aproveitando a desmarcação dos jogadores mais adiantados, jogando também curto e em ataque posicional quando a defesa adversária estava já organizada ou não havia possibilidades de desmarcação nas costas da defesa.
A Holanda jogou em ataque posicional e até ao golo marcado conseguiram assumir o domínio do jogo. Com os extremos a abrirem o jogo nas linhas laterais e Van der Vaart a subir no terreno para a zona de Veloso onde já se encontrava Van Persie, mostraram alguma facilidade em trocar a bola e abrir espaços no seu meio campo ofensivo. Depois do golo, com a subida do bloco de Portugal e uma maior pressão dos adversários, os jogadores começaram a cometer mais erros e se o aproveitamento dos avançados adversários fosse melhor, poderiam ter ido para o intervalo em desvantagem. Sem bola, apenas Van Persie e Huntelaar não desciam mas a equipa conseguia, por norma, pressionar bem o adversário de forma a recuperar a bola.

2ª Parte
Ao intervalo há alterações posicionais em ambas as equipas. Portugal troca os interiores com Moutinho a jogar descaído para o lado direito e Meireles para o lado esquerdo. A Holanda coloca Sneijder na posição dez, Robben a extremo esquerdo (talvez para promover mais cruzamentos para o jogo aéreo de Huntelaar) e Van Persie a extremo direito que era o flanco menos protegido por Portugal. Sem haver alterações nos sistemas de jogo, a Holanda sobe mais o seu bloco, pressionando em zonas mais avançadas e impedindo que Portugal conseguisse construir desde trás, tal como Portugal fez depois do golo sofrido. Aos 67', Van Marwijk altera o sistema táctico da sua equipa para 1-3-2-3-2 com três defesas (saiu Jetro Willems), dois médios mais defensivos embora Van der Vaart terá sempre a tendência de subir mais no terreno, dois extremos, dois pontas de lança e um jogador na posição dez. Esta alteração foi um risco pois colocou a sua defesa em igualdade numérica com o ataque de Portugal mas fez com que acontecesse o mesmo no sentido inverso. No entanto Paulo Bento inverteu o triângulo do meio campo com a entrada de Custódio (que jogou ao lado de Veloso) e isto condenou a estratégia holandesa pois entrou na equipa portuguesa um homem extra para tarefas defensivas enquanto a igualdade numérica na defesa holandesa se mantinha com a agravante que Moutinho estava agora mais liberto para ajudar Nelson Oliveira na pressão à linha defensiva, o que fez com que a Holanda fosse fustigada por contra-ataques perigosos até ao final do jogo, sendo que um deles resultou no golo da vitória portuguesa. No fim, Portugal coloca mais um central e acaba com as aspirações da Holanda, sobrepovoando a sua zona defensiva.

Jogadores-Chave
Na equipa de Portugal, Ronaldo foi claramente o jogador mais marcante pelos dois golos e oportunidades criadas. Pepe fez um jogo extraordinário na defesa e Nani foi sempre muito perigoso no ataque.
Na Holanda, Van der Vaart foi o jogador que mais perigo criou marcando um golo e estando muito próximo do segundo.

Golos
11' - Robben recebe a bola no lado direito e trás a bola para dentro junto à entrada da área, joga curto para Van der Vaart que ao segundo toque remata ao segundo poste, fazendo o golo. 
28' - No meio campo ofensivo, João Pereira recebe no corredor direito e arranca para o corredor central, fazendo depois um passe de ruptura de trivela onde aparece Ronaldo isolado para fazer o golo.
74' - Moutinho lança Nani em profundidade pelo lado direito numa situação de contra-ataque de 3x2, com Nani a avançar no terreno e a cruzar largo e rasteiro pelas costas da defesa para Ronaldo que já dentro da área recebe a bola e enquadra-se com a baliza para fazer o golo.

Substituições
64' - Entra Nelson Oliveira para o lugar de Hélder Postiga. Troca directa. 
67' - Entra Ibrahim Afellay para o lugar de Jetro Willems. Passam a jogar em 1-3-2-3-2 com Afellay a jogar a extremo direito, Robben a extremo esquerdo, Huntelaar na frente com Van Persie e Sneijder na posição dez.
72' - Entra Custódio para o lugar de Raul Meireles. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Custódio e Veloso a médios defensivos e Moutinho na posição dez.
87' - Entra Rolando para o lugar de Nani. Passam a jogar em 1-5-4-1 com Rolando a ser o terceiro central e Moutinho a fazer o lado esquerdo do meio campo.

Portugal
12 – Rui Patrício
2 – Bruno Alves
3 – Pepe
4 – Miguel Veloso
5 – Fábio Coentrão
7 – Cristiano Ronaldo
8 – João Moutinho
16 – Raul Meireles (6 – Custódio)
17 – Nani (14 – Rolando)
21 – João Pereira
23 – Hélder Postiga (11 – Nélson Oliveira)
Treinador: Paulo Bento

Holanda
1 – Maarten Stekelenburg
2 – Gregory van der Wiel
4 – Joris Mathijsen
8 – Nigel de Jong
9 – Klaas-Jan Huntelaar
10 – Wesley Sneijder
11 – Arjen Robben 
13 - Ron Vlaar
15 – Jetro Willems (20 – Ibrahim Afellay)
16 – Robin van Persie
23 – Rafael van der Vaart
Treinador: Bert van Marwijk

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Cartões Amarelos: Jetro Willems (51'), Robin van Persie (69') e João Pereira (90' + 2).

Assistência: 37445 (Oblast Sports Complex Metalist - Ucrânia)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário