sábado, 16 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo A) - Grécia x Rússia (3ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Rússia (4 pontos) 2 jogos
2º República Checa (3 pontos) 2 jogos
3º Polónia (2 pontos) 2 jogos
Grécia (1 ponto) 2 jogos

1ª Parte
A Grécia entrou bem no jogo, adoptando o ataque posicional para manter a bola em segurança antes de encontrar espaços para explorar no ataque mas perderam rapidamente o domínio do jogo, muito por culpa da acção defensiva do adversário e no resto do tempo foram obrigados a confiar apenas no contra-ataque para poderem chegar ao último terço. Sem bola desciam para o seu meio campo defensivo, onde eram tentaram ser assertivos na pressão ao portador da bola mas tiveram muitas dificuldades nesse aspecto devido à mobilidade dos jogadores adversários.
A Rússia jogou em ataque posicional, mostrando uma grande mobilidade dos seus jogadores do meio campo em acção ofensiva. Apesar de na teoria o sistema táctico dos russos ser 1-4-3-3, eles jogaram praticamente sem extremos com Dzagoev e Arshavin a terem um posicionamento muito interior onde juntamente com os médios interiores, faziam habitualmente várias permutas posicionais com o portador da bola a ter sempre opções válidas para fazer o passe. Apenas Denisov teve um posicionamento mais fixo, dando cobertura à defesa dado que os laterais tinham de subir no terreno para assegurar largura ao jogo da Rússia. Sem bola, subiam no terreno para tirar espaço ao adversário, tentando conduzir o jogo da Grécia para os corredores laterais onde depois o extremo saia na pressão ao portador da bola, o ponta de lança cortava a linha de passe para o central e o médio interior cobria eventuais linhas de passe interiores.

2ª Parte
A Grécia, em vantagem na partida, decide inverter o triângulo do meio campo com Maniatis a descer para o lado de Katsouranis, ficando Karagounis numa posição mais avançada mas ainda assim próxima da linha de quatro do meio campo (Samaras e Salpingidis com preocupações mais defensivas). Esta alteração fez com que a Rússia passasse a fazer a circulação da bola em zonas mais afastadas da baliza da Grécia pois a linha defensiva e do meio campo desceu no terreno e jogou muito próxima, anulando todos os espaços que a Rússia vinha criando nessa zona. Com o resultado a seu favor, a equipa Grega demorava mais tempo a colocar unidades no ataque no processo ofensivo pois este deixou de ser prioridade porque era necessário manter a coesão defensiva. A Rússia fez apenas uma substituição ao intervalo, trocando de avançado, retirando um que dava mais garantias na fluidez do jogo ofensivo da Rússia por um mais forte e pragmático, ainda assim com boa qualidade técnica. Esta foi uma alteração inteligente porque era evidente que a Grécia ia descer as linhas e Kerzhakov ia deixar de ter espaço para correr nas costas da defesa pelo que se pedia um jogador mais forte fisicamente para conseguir finalizar numa zona muito povoada. Fernando Santos foi muito claro nas suas substituições, com a entrada de Holebas para extremo (Samaras ficou como ponta de lança), um lateral ofensivo com melhor capacidade defensiva que Samaras, a entrada de Makos (médio defensivo) por Karagounis (médio ofensivo) onde voltou ao 1-4-3-3 com uma dupla de interiores com uma grande capacidade defensiva (Katsouranis e Maniatis) e por fim, a refrescar o corredor direito tirando Salpingidis (um extremo claramente ofensivo) para a entrada de Ninis que entrou com indicações para defender, nunca pondo de parte uma oportunidade para contra-atacar já que a Rússia já estava eliminada com aquele resultado e ia subir cada vez mais no terreno. Dick Advocaat ainda colocou um ponta de lança por um médio centro e um extremo por um lateral mas o melhor que conseguiu foi uma oportunidade através de um cabeceamento de Dzagoev.

Jogadores-Chave
Na Grécia, no meio de uma equipa que valeu pela excelente coordenação defensiva, destaca-se mesmo Karagounis pelo golo que lhes deu o apuramento.
Na Rússia, Shirokov destaca-se pelas suas movimentações de ruptura e compensação numa equipa que produziu muito no meio campo mas não foi capaz de ser eficiente na 3ª fase de construção.

Golos
45'+2 - Lançamento de linha lateral do lado direito do meio campo ofensivo onde o adversário defende mal o lance e permite Karagounis isolar-se e correr na direcção da baliza rematando dentro da área para o golo.

Substituições
Int - Entra Roman Pavlyuchenko para o lugar de Aleksandr Kerzhakov. Troca directa.
64' - Entra José Holebas para o lugar de Fanis Gekas. Samaras passa para ponta de lança com Holebas a ficar como extremo esquerdo.
67' - Entra Grigoris Makos para o lugar de Georgios Karagounis. Voltam a jogar em 1-4-3-3 (tinham passado para 1-4-2-3-1 ao intervalo) com Makos a médio defensivo e Katsouranis e Maniatis a médios interiores.
72' - Entra Pavel Pogrebnyak para o lugar de Denis Glushakov. Jogam agora em 1-4-4-2 ficando Denisov e Shirokov a médios centro e Pogrebnyak a jogar a ponta de lança.
81' - Entra Marat Izmailov para o lugar de Aleksandr Anyukov. Apesar de Izmailov ficar a jogar praticamente como extremo, acaba por ser uma troca directa com alteração da sua missão táctica já que era o mesmo Izmailov a defender o corredor direito quando necessário.
83' - Entra Sotiris Ninis para o lugar de Dimitris Salpingidis. Troca directa.

Grécia
13 – Michalis Sifakis
2 – Giannis Maniatis
3 – Georgios Tzavellas
5 – Kyriakos Papadopoulos
7 – Georgios Samaras
10 – Georgios Karagounis (6 – Grigoris Makos)
14 – Dimitris Salpingidis (18 – Sotiris Ninis)
15 – Vassilis Torosidis
17 – Fanis Gekas (20 – José Holebas)
19 – Sokratis Papastathopoulos
21 – Kostas Katsouranis
Treinador: Fernando Santos
 
Rússia
16 – Vyacheslav Malafeev
2 – Aleksandr Anyukov (9 – Marat Izmailov)
4 – Sergey Ignashevich
5 – Yuri Zhirkov
6 – Roman Shirokov
7 – Igor Denisov
10 – Andrey Arshavin
11 – Aleksandr Kerzhakov (14 – Roman Pavlyuchenko)
12 – Aleksey Berezutski
17 – Alan Dzagoev
22 – Denis Glushakov (20 – Pavel Pogrebnyak)
Treinador: Dick Advocaat

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)

Cartões Amarelos: Georgios Karagounis (61'), Aleksandr Anyukov (65'), Yuri Zhirkov (69'), Alan Dzagoev (70'), Pavel Pogrebnyak (90'+3) e José Holebas (90' + 4).

Assistência: 55614 (Narodowy - Polónia)

Clima: Céu pouco nublado (25ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário