sexta-feira, 15 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo C) - Espanha x República da Irlanda (2ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Croácia (4 pontos) 2 jogos
2º Itália (2 pontos) 1 jogo
Espanha (1 ponto) 1 jogo
República da Irlanda (0 pontos) 1 jogo 

1ª Parte
A Espanha jogou como é costume, em ataque posicional, trocando a bola com o objectivo de abrir espaços na defesa adversária, alternando o jogo pelos três corredores. Conseguiam sempre uma boa ocupação do espaço no ataque com a largura a ser assegurada pelos laterais que subiam bem pelos corredores laterais aproveitando os movimentos interiores dos dois extremos que tanto com bola como sem bola tinham a tendência de vir para o corredor central. Nas transições defensivas, tentavam sempre condicionar a acção do portador da bola com vista à rápida recuperação da bola ou ao impedimento da criação de uma eventual jogada de contra-ataque, de forma a esperar por mais elementos para efectuar uma pressão mais eficiente.
A República da Irlanda mostrou duas formas distintas de defender, em função da situação de jogo. Em organização defensiva, desciam as duas linhas de quatro jogadores para perto da sua área e tentaram assegurar uma maior coesão espacial para limitar o espaço de jogo dos adversários. Aqui, Cox era o avançado responsável por cobrir o espaço de acção de Busquets. Em situações de bola parada (principalmente nos pontapés de baliza e lançamentos de linha lateral) subiam bastante a sua equipa, obrigando a Espanha a bater a bola directamente para o ataque e a disputar a posse pelo ar, onde no ataque, apenas Torres tem essa capacidade. Com bola, os jogadores mostravam pouca mobilidade, procurando apenas acções simples. As suas opções passavam principalmente pela exploração de contra-ataques ou ataques rápidos (com jogo directo para os seus avançados) e pelos esquemas tácticos no meio campo ofensivo.

2ª Parte
Apenas a República da Irlanda fez alterações ao intervalo, fazendo uma troca directa no ataque. Os sistemas tácticos foram os mesmos e a tendência do jogo também. Houve apenas alguns pontos de destaque neste segundo tempo, sendo que um deles é o posicionamento defensivo dos jogadores da Espanha nos livres laterais. Os esquemas tácticos eram um dos pontos fortes da Irlanda e para tentar contrariar esse perigo, a Espanha defendia alguns metros à frente da linha da grande área, sendo que este posicionamento é perigoso pois não há uma referência para o posicionamento (seria a linha da grande área) e poderão haver falhas ao nível do fora de jogo, no entanto faz com que os jogadores adversários ataquem a bola muito longe da baliza relativizando o perigo dessas situações de finalização. De todas as substituições, uma que implicou uma alteração a nível dinâmico do jogo foi a de Javi Martínez que, dada a sua capacidade de jogar como central, deu alguma liberdade para os centrais saírem com bola para criar desequilíbrios (principalmente Sergio Ramos), colocando o sistema táctico da Espanha mais perto do 1-4-2-3-1 que do 1-4-3-3.

Jogadores-Chave
Na Espanha, Torres pelos dois golos marcados, Silva pelas três assistências e Xavi pela excelente capacidade de passe, fazendo a ligação do meio campo ao ataque.
Na República da Irlanda, apesar dos quatro golos sofridos, Shay Given foi dos melhores jogadores.

Golos
4' - Dunne demora para tirar a bola da área e Torres aparece por trás para roubar a bola, ainda passa por Ward e remata forte para o golo.
49' - David Silva recebe a bola dentro da área após uma defesa incompleta de Shay Given, faz duas simulações desequilibrando dois defesas e remata por entre as pernas de um terceiro colocando a bola rasteira ao 2º poste.
70' - Iniesta rouba uma bola no meio campo, esta sobra para Silva que isola Fernando Torres e este na frente de Given remata para o golo.
83' - Canto marcado do lado direito por Silva, rasteiro ao primeiro poste, onde aparece Fàbregas que tira um jogador do caminho e remata forte, já perto da baliza, para o golo.

Substituições
Int - Entra Jon Walters para o lugar de Simon Cox. Troca directa.
65' - Entra Javi Martínez para o lugar de Xabi Alonso. Troca directa.
74' - Entra Cesc Fàbregas para o lugar de Fernando Torres. Troca directa.
77' - Entra James McClean para o lugar de Damien Duff. McClean vai para o lado esquerdo e McGeady passa para o lado direito.
80' - Entra Santi Cazorla para o lugar de Andrés Iniesta. Troca directa.
80' - Entra Paul Green para o lugar de Glenn Whelan. Green fica como médio centro do lado direito e Andrews como médio centro do lado esquerdo.

Espanha
1 – Iker Casillas
3 – Gerard Piqué
6 – Andrés Iniesta (20 – Santi Cazorla)
8 – Xavi
9 – Fernando Torres (10 – Cesc Fàbregas)
14 – Xabi Alonso (4 – Javi Martínez)
15 – Sergio Ramos
16 – Sergio Busquets
17 – Álvaro Arbeloa
18 – Jordi Alba
21 – David Silva
Treinador: Vicente Del Bosque

República da Irlanda
1 – Shay Given
2 – Sean St. Ledger
3 – Stephen Ward
4 – John O’Shea
5 – Richard Dunne
6 – Glenn Whelan (21 – Paul Green)
7 – Aiden McGeady
8 – Keith Andrews
10 – Robbie Keane
11 – Damien Duff (22 – James McClean)
20 – Simon Cox (14 – Jon Walters)
Treinador: Giovanni Trapattoni

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Cartões AmarelosRobbie Keane (36'), Glenn Whelan (45'+1), Xabi Alonso (54'), Javi Martínez (76') e Sean St. Ledger (84').

Assistência: 39150 (PGE Arena Gdansk - Polónia)

Clima: Chuva (11ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário