quinta-feira, 14 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo B) - Holanda x Alemanha (2ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Alemanha (3 pontos) 1 jogo
2º Portugal (3 pontos) 2 jogos
3º Dinamarca (3 pontos) 2 jogos
Holanda (0 pontos) 1 jogo

1ª Parte
Na equipa da Holanda, jogando em ataque posicional, foi notória a quantidade de situações criadas pelo corredor central, através do movimento interior dos extremos, em que eram efectuados (apesar de com pouco sucesso) passes de ruptura entre a linha defensiva adversária. Ainda assim, as melhores oportunidades surgiram através de bolas altas para as costas da defesa aproveitando a desmarcação de Van Persie que era claramente o alvo principal das jogadas de ataque. Quando não tinham a bola, a Holanda preocupou-se demasiado com as marcações individuais e este aspecto criou-lhes bastantes dificuldades. Isto viu-se mais nos laterais que ao estarem preocupados com os extremos adversários, abriram muito espaço para o central, com os golos a surgirem de situações originadas pelo fraco posicionamento da defesa holandesa.
A Alemanha nunca foi muito assertiva na pressão ao portador da bola sendo que esperavam quase sempre que a bola caísse no corredor lateral do seu meio campo defensivo para pressionar o portador da bola. Um dos pontos em que estiveram muito bem foi na coordenação inter e intrasectorial, tanto no sector defensivo como médio, dificultando ao máximo a acção ofensiva da Holanda. Com bola, souberam ser pacientes, esperando sempre pelo momento certo para atacar a baliza. Fizeram a bola circular pelos três corredores, aproveitando a marcação individual adversária a seu favor, com Gómez a estar brilhante ao nível da desmarcação.

2ª Parte
A perder por 2-0, a Holanda retira um médio defensivo e coloca um médio de características ofensivas (Van der Vaart), colocando também mais um ponta de lança com Van Persie a cair para a linha. Passaram assim a jogar em 1-4-3-3. A Alemanha manteve sempre a mesmo jogo, tendo os devidos cuidados em função do resultado mas sem nunca alterar o seu sistema. A alteração da Holanda pareceu surtir efeito com Sneijder e Van der Vaart a serem muito mais eficientes ofensivamente que o meio campo da 1ª parte. O carácter mais ofensivo deste meio campo fez com que Khedira e Schweinsteiger não arriscassem tanto no ataque, dando um maior domínio à Holanda que aquele que tinham tido até então. Ao longo destes 45', Van Persie e Robben alteraram algumas vezes de corredor apesar de ter sido com o primeiro a extremo esquerdo que conseguiram marcar o 2-1. Nos últimos 10' mudaram para 1-4-4-2 com Van Persie e Huntelaar na frente, Robben (mais tarde Kuyt) num corredor e Sneijder no outro mas a alteração não surtiu efeito, com a Alemanha determinada a conservar o resultado.

Jogadores-Chave
Na Holanda, talvez Van Persie tenha sido o melhor elemento, tendo criado o golo praticamente sozinho.
Na Alemanha, a dupla Gómez e Schweinsteiger merece destaque por ter estado em ambos os golos. Özil é outro jogador que teve um desempenho muito bom, tendo sido muito inteligente nas movimentações com vista à criação de espaços.

Golos
24' - Schweinsteiger recebe a bola sozinho no corredor central e desmarca Gómez que no limite do fora de jogo recebe na direcção da baliza e faz o golo.
38' - Schweinsteiger volta a receber numa zona livre, após um passe de Özil, e dá de primeira para a desmarcação de Gómez que isola-se na área e remata cruzado com o pé direito para fazer o golo.
73' - Van Persie recebe a bola do lado esquerdo, roda para dentro e conduz até à entrada da área rematando de pé direito ao 2ª poste fazendo o golo.

Substituições
Int - Entra Klaas-Jan Huntelaar para o lugar de Ibrahim Afellay. Huntelaar fica a ponta de lança com Van Persie a passar para extremo esquerdo.
Int - Entra Rafael van der Vaart para o lugar de Mark van Bommel. Passando a jogar em 1-4-3-3, van der Vaart faz dupla de médios interiores com Sneijder (este último do lado esquerdo). 
72' - Entra Miroslav Klose para o lugar de Mario Gómez. Troca directa.
81' - Entra Toni Kroos para o lugar de Mesut Özil. Troca directa. 
83' - Entra Dirk Kuyt para o lugar de Arjen Robben. Troca directa.
92' - Entra Lars Bender para o lugar de Thomas Müller. Troca directa. 

Holanda
1 – Maarten Stekelenburg
2 – Gregory van der Wiel
3 – John Heitinga
4 – Joris Mathijsen
6 – Mark van Bommel (23 – Rafael van der Vaart)
8 – Nigel de Jong
10 – Wesley Sneijder
11 – Arjen Robben (7 – Dirk Kuyt)
15 – Jetro Willems
16 – Robin van Persie
20 – Ibrahim Afellay (9 – Klaas-Jan Huntelaar)
Treinador: Bert van Marwijk

Alemanha
1 – Manuel Neuer
5 – Mats Hummels
6 – Sami Khedira
7 – Bastian Schweinsteiger
8 – Mesut Özil (18 – Toni Kroos)
10 – Lukas Podolski
13 – Thomas Müller (15 – Lars Bender)
14 – Holger Badstuber
16 – Philipp Lahm
20 – Jérôme Boateng
23 – Mario Gómez (11 – Miroslav Klose)
Treinador: Joachim Löw

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia) 

Cartões Amarelos: Nigel de Jong (80'), Jérôme Boateng (87') e Jetro Willems (90').

Assistência: 37750 (Oblast Sports Complex Metalist - Ucrânia)

Clima: Céu limpo (29ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário