terça-feira, 12 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo A) - Polónia x Rússia (2ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
Rússia (3 pontos) 1 jogo
2º República Checa (3 pontos) 2 jogos
Polónia (1 ponto) 1 jogo
4º Grécia (1 ponto) 2 jogos

1ª Parte
A Polónia não limitou o seu jogo ofensivo ao contra-ataque, procurando sempre a melhor opção para chegar a zonas mais avançadas, sendo que esta opção, como aconteceu no último jogo, passa quase sempre pelo lado direito do ataque, quer pelo lateral como pelo extremo. Usando um sistema de 1-4-3-3, Obraniak passou de médio ofensivo para extremo esquerdo que apesar de ser uma posição que não lhe é estranha, acabou por passar muito ao lado do jogo pois a Polónia tem uma clara tendência para explorar o corredor contrário. Perdeu-se assim um dos jogadores mais criativos da Polónia. Defensivamente jogaram com duas linhas de quatro jogadores, com Dudka a jogar entre-linhas. Não recuaram muito os sectores mas também não pressionavam muito o adversário, esperando sempre por um erro ou por situações em que o adversário ficasse em clara inferioridade numérica.
A Rússia jogou em ataque posicional, trocando a bola com paciência e alternando o passe curto com o passe longo na variação do centro do jogo. Os dois extremos não são extremos de raiz e têm tendência para afunilarem o jogo, procurando o passe de ruptura por entre a linha defensiva. Esta tendência dos extremos criava o cenário ideal para laterais ofensivos que foi mais aproveitado por Zhirkov que por Anyukov. Sem bola, mostraram-se mais pressionantes que a Polónia mas não pressionaram muito em cima, fazendo o suficiente para assegurar o domínio do jogo.

2ª Parte
O jogo manteve-se da mesma forma, com a Polónia a começar a assumir um maior controlo do jogo, com Obraniak a ser mais solicitado (o golo da Polónia nasceu de um lance em que Obraniak aparece no corredor lateral direito para fazer a assistência). A primeira alteração táctica do jogo, que já era esperada ao intervalo, aconteceu aos 73' com a alteração para 1-4-2-3-1 e uma maior liberdade a Obraniak. A Polónia tinha anteriormente no meio campo três jogadores de processos simples, com pouca criatividade e esta mudança táctica deu um maior domínio do jogo à Polónia, com a equipa a trocar melhor a bola e a causar mais dificuldades à defesa da Rússia, tornando-se menos previsível do que era anteriormente. Até ao fim não houve mais alterações tácticas nem substituições que trouxessem algo de novo ao jogo.

Jogadores-Chave
Na Polónia, Blaszczykowski foi o melhor jogador, tendo marcado um dos melhores golos da competição.
Na Rússia, Arshavin fez uma primeira parte muito boa, criando vários desequilíbrios. Zhirkov também teve muita influência no jogo aparecendo muito bem em zonas mais ofensivas.

Golos
37' - Livre lateral do lado esquerdo, marcado por Arshavin para a entrada da pequena área onde aparece Dzagoev a desviar de cabeça para o golo. 
57' - Obraniak do lado direito desmarca Blaszczykowski que corta para dentro e à entrada da área remata ao 2º poste com o pé esquerdo não dando hipóteses de defesa a Malafeev.

Substituições
70' - Entra Roman Pavlyuchenko para o lugar de Aleksandr Kerzhakov. Troca directa.
73' - Entra Adrian Mierzejewski para o lugar de Dariusz Dudka. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Obraniak a dez, Mierzejewski a passar para extremo direito e Blaszczykowski muda para o lado esquerdo.
80' - Entra Marat Izmailov para o lugar de Alan Dzagoev. Troca directa. 
84' - Entra Adam Matuszczyk para o lugar de Eugen Polanski. Troca directa.
93' - Entra Pawel Brozek para o lugar de Ludovic Obraniak. Entra um ponta de lança para o último livre do jogo. 

Polónia
22 – Przemyslaw Tyton 
2 – Sebastian Boenisch
5 – Dariusz Dudka (18 – Adrian Mierzejewski)
7 – Eugen Polanski (6 – Adam Matuszczyk)
9 – Robert Lewandowski
10 – Ludovic Obraniak (23 – Pawel Brozek)
11 – Rafal Murawski
13 – Marcin Wasilewski 
15 – Damien Perquis
16 – Jakub Blaszczykowski
20 – Lukasz Piszczek
Treinador: Franciszek Smuda

Rússia
16 – Vyacheslav Malafeev
2 – Aleksandr Anyukov
4 – Sergey Ignashevich
5 – Yuri Zhirkov
6 – Roman Shirokov
7 – Igor Denisov
8 – Konstantin Zyryanov
10 – Andrey Arshavin
11 – Aleksandr Kerzhakov (14 – Roman Pavlyuchenko)
12 – Aleksey Berezutski
17 – Alan Dzagoev  (9 – Marat Izmailov)
Treinador: Dick Advocaat

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

Cartões Amarelos: Robert Lewandowski (59'), Igor Denisov (59'), Alan Dzagoev (75') e Eugen Polanski (81').

Assistência: 55920 (Stadion Narodowy - Polónia)

Clima: Pouco nublado (21ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário