segunda-feira, 11 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo D) - França x Inglaterra (1ª Jornada)

1ª Parte
A França defendeu em zonas altas, pressionando bastante os jogadores adversários em posse da bola. Ofensivamente, jogaram em ataque posicional, usando muito o passe curto para manter a posse da bola. Isto conferiu-lhes alguma segurança na circulação de bola mas também fez com que virassem o centro de jogo muito mais lentamente do que seria necessário para abrir espaços na equipa adversária. Os jogadores mais criativos encontravam-se nos corredores laterais e por várias vezes utilizaram o drible para criar desequilíbrios, fazendo-o geralmente com sucesso. A largura do seu jogo era muitas vezes conferida pelos laterais, pelo que os extremos vinham regularmente para zonas interiores e pareceram gozar de alguma liberdade pois foi possível em vários momentos distintos, encontrar os dois extremos no mesmo corredor lateral.
A Inglaterra defendeu muito recuada, com duas linhas de 4 jogadores muito próximas entre si, preocupando-se apenas em fechar os espaços e esperando por um erro adversário. Esta falta de pro-actividade deu alguma liberdade aos adversários para trocarem a bola e Young apenas ajudava defensivamente quando a bola recuava no terreno para os defesas ou médio defensivo. No ataque, tentavam quase sempre partir em contra-ataque através dos dois pontas de lança, que recebiam a bola tanto no corredor central e lateral.

2ª Parte
A França passou a defender mais atrás no reinício do jogo, esperando pela Inglaterra no seu meio campo quando eles se encontravam em organização ofensiva. De resto, tudo se manteve na mesma e o que se pôde ver foram duas equipas com mais preocupações em não sofrer golos que em marcar. A França continuou pouco objectiva nas acções ofensivas, onde apesar de ter uma maior percentagem de posse de bola, não conseguiu criar verdadeiras situações de golo com grande parte das oportunidades a surgirem através de remates de meia distância ou lances individuais. A Inglaterra fez um jogo típico de Roy Hodgon, um 1-4-4-2 conservador e pouco dinâmico, que dependia da velocidade e criatividade dos jogadores mais ofensivos para criar perigo através de contra-ataques ou através dos esquemas tácticos ofensivos onde Gerrard e Lescott eram armas a ter em conta.

Jogadores-Chave
Na França, Debuchy fez um jogo muito interessante, tendo criado muito perigo sempre que era solicitado no ataque.
Na Inglaterra, Joe Hart terá tido o maior destaque pelo número de defesas que fez.

Golos
30' - A meio do meio campo ofensivo, Gerrard marca um livre lateral do lado direito para a entrada da pequena área onde aparece Lescott a cabecear para o golo.
39' - Depois de algumas combinações, Nasri recebe a bola de frente de Ribéry, à entrada da grande área do lado esquerdo do ataque e remata forte e rasteiro ao 1º poste, fazendo assim o golo.

Substituições 
77' - Entra Jermain Defoe para o lugar de Alex Oxlade-Chamberlain. Young passa para o lado esquerdo e Defoe joga na posição que estava a ser ocupada por Young.
78' - Entra Jordan Henderson para o lugar de Scott Parker. Troca directa.
84' - Entra Hatem Ben Arfa para o lugar de Yohan Cabaye. Troca directa.
85' - Entra Marvin Martin para o lugar de Florent Malouda. Troca directa.
91' - Entra Theo Walcott para o lugar de Danny Welbeck. Troca directa.

França
1 – Hugo Lloris
2 – Mathieu Debuchy
3 – Patrice Evra
4 – Adil Rami
5 – Philippe Mexès
6 – Yohan Cabaye (20 - Hatem Ben Arfa)
7 – Franck Ribéry
10 – Karim Benzema
11 – Samir Nasri
15 – Florent Malouda (19 – Marvin Martin)
18 – Alou Diarra
Treinador: Laurent Blanc

Inglaterra
1 – Joe Hart
2 – Glen Johnson
3 – Ashley Cole
4 – Steven Gerrard
6 – John Terry
11 – Ashley Young
15 – Joleon Lescott
16 – James Milner
17 – Scott Parker (8 – Jordan Henderson)
20 – Alex Oxlade-Chamberlain (21 – Jermain Defoe)
22 – Danny Welbeck (7 – Theo Walcott)
Treinador: Roy Hodgson

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Cartões Amarelos: Alex Oxlade-Chamberlain (33') e Ashley Young (71')

Assistência: 47400 (Donbass Arena - Ucrânia)

Clima: Céu limpo (30ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário