terça-feira, 19 de junho de 2012

Euro 2012 (Grupo D) - Inglaterra x Ucrânia (3ª Jornada)

Relatório de Jogo
Classificação Antes do Jogo
1º França (4 pontos) 2 jogos
Inglaterra (4 pontos) 2 jogos
Ucrânia (3 pontos) 2 jogos
4º Suécia (0 pontos) 2 jogos

1ª Parte
A Inglaterra jogou em ataque posicional, usando na maior parte das vezes o passe curto nas combinações mas recorrendo por vezes ao passe longo para aumentar a velocidade da alternância do centro do jogo. A ideia principal do jogo ofensivo da Inglaterra era colocar a bola nos corredores laterais para poderem cruzar para a grande área. Sem bola, defenderam como de costume, com as duas linhas de quatro jogadores juntas e recuadas, tendo sempre uma postura conservadora sem investirem muito na pressão ao adversário com bola.
A Ucrânia precisava de vencer o jogo para se apurar e mostrou isso muito mesmo nos primeiros 10', entrando com um ritmo muito elevado, pressionando muito alto e sendo muito eficazes na transição defensiva, com vários jogadores a pressionarem o portador da bola e em grande parte das vezes, recuperando-a de imediato. Depois deste período, baixaram um pouco o ritmo, procurando defender no seu meio campo mas sempre com uma postura agressiva, sendo bem visível em alguns momentos a zona pressionante que faziam nos corredores laterais. Com bola, jogaram em ataque posicional, procurando muito os médios ala. Estes, apesar de estarem a jogar nas suas posições naturais (provavelmente mais adaptados a um sistema com extremos puros), jogavam com o pé contrário e portanto viram-se vários movimentos interiores de ambos. Ainda assim, devido à forte coesão defensiva da equipa adversária, não conseguiram aproveitar estes movimentos para fazer passes de ruptura sendo que acabavam quase sempre em combinações simples para continuarem com a posse da bola ou em remate.

2ª Parte
Logo aos 48' a Inglaterra faz o 1-0 e a partir daí, a Ucrânia precisa de marcar pelo menos dois golos para passar à próxima fase. Ambas as equipas mantém a sua estratégia e sistema táctico mas a Inglaterra expõe-se menos aos ataques adversários e vê-se uma Ucrânia a ter mais a bola. Walcott é o primeiro jogador a entrar, substituindo Milner que estava em risco de suspensão caso visse o cartão amarelo e não é tão rápido quanto o extremo do Arsenal. Era um sinal de que iam apostar mais no contra-ataque. A Ucrânia coloca Shevchenko, o melhor (e único) marcador da equipa no Euro e mais tarde coloca Butko, que permite Gusev, um extremo de raiz, subir no terreno e passa Yarmolenko para o ataque (uma posição que não lhe é estranha) e coloca Nazarenko por Garmash, sendo que o primeiro é mais ofensivo. A Ucrânia criou algumas oportunidades, entre elas um lance em que apesar da bola passar a linha de golo, o mesmo não é assinalado mas o marcador manteve-se e por esta altura já a França perdia, o que significava que a Inglaterra ainda podia sofrer um golo e manter-se em primeiro lugar do grupo (permitia evitar a Espanha nos quartos de final) o que fez com que se concentrassem mais nas acções defensivas sem terem a mesma pressão que a Ucrânia que enfrentava uma tarefa cada vez mais difícil à medida que o jogo ia avançando.

Jogadores-Chave
Na Inglaterra, a dulpa do meio campo esteve muito bem, destacando Gerrard ofensivamente e Parker defensivamente.
Na Ucrânia, Konoplyanka criou alguns lances perigosos em diagonais vindas da esquerda.

Golos
48' - Gerrard dribla um jogador no corredor lateral direito, num seguimento de um canto, cruza para dentro da pequena área onde o desvio de Welbeck faz com que o guarda-redes não consiga apanhar a bola e Rooney só tem de encostar de cabeça para a baliza.

Substituições
70' - Entra Theo Walcott para o lugar de James Milner. Troca directa.
70' - Entra Andriy Shevchenko para o lugar de Marko Devic. Troca directa.
77' - Entra Bogdan Butko para o lugar de Artem Milevskiy. Butko fica a jogar a lateral direito, Gusev sobe para extremo e Yarmolenko fica como segundo avançado nas costas de Shevchenko.
78' - Entra Serhiy Nazarenko para o lugar de Denys Garmash. Troca directa.
82' - Entra Andy Carroll para o lugar de Danny Welbeck. Troca directa.
87' - Entra Alex Oxlade-Chamberlain para o lugar de Wayne Rooney. Troca directa.

Inglaterra
1 – Joe Hart
2 – Glen Johnson
3 – Ashley Cole
4 – Steven Gerrard
6 – John Terry
10 – Wayne Rooney (20 – Alex Oxlade-Chamberlain)
11 – Ashley Young
15 – Joleon Lescott
16 – James Milner (7 – Theo Walcott)
17 – Scott Parker
22 – Danny Welbeck (9 – Andy Carroll)
Treinador: Roy Hodgson

Ucrânia
12 – Andriy Pyatov
2 – Yevhen Selin
3 – Yevhen Khacheridi
4 – Anatoliy Tymoshchuk
6 – Denys Garmash (18 – Serhiy Nazarenko)
9 – Oleh Gusev
11 – Andriy Yarmolenko
15 – Artem Milevskiy (21 – Bogdan Butko)
19 – Yevhen Konoplyanka
20 – Yaroslav Rakitskiy
22 – Marko Devic (7 – Andriy Shevchenko)
Treinador: Oleg Blokhin

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)

Cartões Amarelos: Anatoliy Tymoshchuk (63'), Steven Gerrard (73'), Yaroslav Rakitskiy (74'), Ashley Cole (78') e Andriy Shevchenko (86').

Assistência: 48700 (Donbass Arena - Ucrânia)

Clima: Céu limpo (23ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário