quinta-feira, 21 de junho de 2012

Euro 2012 - República Checa x Portugal (Quartos-de-Final)

1ª Parte
A República Checa defende de uma forma organizada a nível posicional mas é pouco assertiva na pressão ao adversário com bola, esperando normalmente pelo erro o que faz com que todos desçam quase sempre até ao seu meio campo defensivo quando não têm a bola. Com bola, tentaram várias vezes organizar o seu ataque através do ataque posicional mas mostraram muitas dificuldades a manter a bola em sua posse durante o tempo suficiente para criar perigo, ao falharem muitos passes. O seu ponto forte é claramente o corredor lateral direito onde o lateral Gebre Selassie e o extremo Jiracek se complementam muito bem com o primeiro a ser muito ofensivo e o último muito inteligente nas suas movimentações interiores e trabalhador em acção defensiva.
Portugal entrou em jogo mais pressionante e com o bloco mais subido que o habitual, não deixando o adversário trocar a bola livremente no próprio meio campo. Fábio Coentrão mostrou-se sempre muito atento defensivamente no seu corredor, contrariando a maior ameaça dos adversários. Pouco depois do início do jogo, Ronaldo chegou a estar algum tempo no corredor direito, trocando com Nani e parecia uma forma de dar mais segurança defensiva ao lado esquerdo mas minutos mais tarde a troca foi desfeita. Ofensivamente, jogaram claramente em ataque posicional, muito por culpa da acção do adversário que era muito rápido a descer os seus elementos nas transições defensivas. Ainda assim tentavam o contra-ataque sempre que o mesmo parecia viável. As maiores situações de perigo ocorreram quando havia um movimento de um jogador do corredor lateral para o central, com os defesas adversários a terem muitas dificuldades em lidar com mais que um jogador nessa zona.

2ª Parte
Não houve alterações ao intervalo e o jogo manteve-se com a mesma tendência, no entanto a República Checa ia-se resignando às acções defensivas mostrando que estavam à vontade para levar o jogo a prolongamento sendo que a primeira alteração feita foi a entrada de Rezek com o objectivo de mudar o jogador na posição dez, Darida, que não tinha tido quase nenhuma influência até então. As primeiras alterações tácticas ocorreram por parte de Portugal e só após o golo, com a habitual substituição quando se encontram em vantagem perto do fim do jogo, entrando Custódio para inverter o triângulo do meio campo dando assim mais consistência ofensiva. Teoricamente, o meio campo ofensivo da República Checa ficava assim em inferioridade numérica em 1x2 com Jiracek a ter dois jogadores adversários na sua área de acção. Bílek responde de imediato com a colocação de mais um ponta de lança, substituição precedida da entrada de mais um central para Portugal. A partir daí o jogo resumiu-se à República Checa a tentar bombear bolas para a área e Portugal a tentar manter a bola no meio campo ofensivo.

Jogadores-Chave
Na República Checa o destaque vai para Petr Cech que fez algumas boas defesas em boas situações de finalização do adversário. 
Na equipa de Portugal, Ronaldo foi o jogador mais perigoso no ataque, marcando um e estando muito perto de fazer mais golos.

Golos
79' - Moutinho recebe orientado para a linha de fundo um passe da direita de Nani e cruza para a entrada da pequena área onde Ronaldo aparece nas costas de Hugo Almeida a cabecear para o golo.

Substituições
40' - Entra Hugo Almeida para o lugar de Hélder Postiga. Troca directa com Postiga a sair lesionado.
61' - Entra Jan Rezek para o lugar de Vladimír Darida. Rezek fica a jogar a extremo esquerdo, Pilar passa para o lado direito e Jiracek fica na posição dez.
84' - Entra Custódio para o lugar de Nani. Passam a jogar em 1-4-2-3-1. Moutinho passa para o lado direito, Meireles fica na posição dez e Custódio fica a jogar ao lado de Miguel Veloso. 
86' - Entra Tomás Pekhart para o lugar de Tomás Hübschman. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Pekhart a jogar ao lado de Baros no ataque, Jiracek e Plasil como médios centro.
88' - Entra Rolando para o lugar de Raul Meireles. Passam a jogar em 1-5-3-2 com Rolando a ser o terceiro central, a jogar descaído para a direita, Ronaldo e Hugo Almeida no ataque e Moutinho a fechar no meio com Custódio e Veloso. 

República Checa
1 – Petr Cech
2 – Theodor Gebre Selassie
3 – Michal Kadlec
6 – Tomás Sivok
8 – David Limberský
13 – Jaroslav Plasil
14 – Václav Pilar
15 – Milan Baros
17 – Tomás Hübschman (20 – Tomás Pekhart)
19 – Petr Jirácek
22 – Vladimír Darida (9 – Jan Rezek)
Treinador: Michal Bílek

Portugal
12 – Rui Patrício
2 – Bruno Alves
3 – Pepe
4 – Miguel Veloso
5 – Fábio Coentrão
7 – Cristiano Ronaldo
8 – João Moutinho
16 – Raul Meireles (14 – Rolando)
17 – Nani (6 – Custódio)
21 – João Pereira
23 – Hélder Postiga (9 – Hugo Almeida)
Treinador: Paulo Bento

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

Cartões Amarelos: Nani (26'), Miguel Veloso (27') e David Limberský (89').

Assistência: 55590 (Narodowy - Polónia)

Clima: Pouco nublado (23ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário