domingo, 24 de junho de 2012

Euro 2012 - Inglaterra x Itália (Quartos-de-Final)

1ª Parte
Tal como em jogos anteriores, a Inglaterra deu preferência a uma estrutura sólida em fase defensiva, com as duas linhas de quatro jogadores a descerem rapidamente para o meio campo defensivo, apesar de nos momentos de transição defensiva, em zonas mais avançadas, mostraram por vezes uma postura mais assertiva mas foram pouco eficientes nestes momentos. Com bola, tiveram muitas dificuldades em entrar pelo corredor central, dado o posicionamento dos jogadores adversários. Optavam regularmente por levar as bolas para os corredores laterais, tentando aí os cruzamentos para a área, até porque eram as zonas do campo menos povoadas pelo adversário.
Pelo segundo jogo consecutivo, a Itália utiliza o 1-4-4-2 em losango, assegurando uma forte presença defensiva no corredor central, com Rossi a ser o interior que mais descia, juntando-se muitas vezes a Pirlo nas acções defensivas. Com bola, viram-se os jogadores mais recuados a tentarem vários bolas directas para os dois pontas de lança, apesar de não terem tido muito sucesso a fazê-lo. Devido ao maior povoamento da zona central do campo, aliando-se à pouca assertividade do adversário em fase defensiva, a Itália teve alguma facilidade na manutenção da posse da bola. A mobilidade de Montolivo e foi muito importante neste aspecto, saindo muitas vezes da sua posição para dar linhas de passe. O jogo lateral era assegurado quase sempre pelos dois laterais que subiam frequentemente pelos corredores laterais e pelos pontas de lança, em zonas mais avançadas, que apareciam muitas vezes nos corredores laterais para receber a bola. Os jogadores mais importantes na construção de jogadas ofensivas eram Pirlo e De Rossi que eram sempre os alvos da segunda fase de construção.

2ª Parte
Nada mudou ao intervalo e a Itália ia mantendo o domínio do jogo. A Inglaterra continuava a ignorar a acção ofensiva de Pirlo que gozou sempre de muito espaço para decidir, quando era por ele que passavam todas as jogadas de ataque. A pouca assertividade defensiva da Inglaterra fez com que a Itália raramente se sentisse em apuros. Apesar de nenhuma das equipas ter alterado o seu sistema táctico ao longo do jogo, ambas fizeram substituições ofensivas. A Inglaterra colocou Carroll e Walcott, dando mais objectividade ofensiva no corredor lateral direito e ganhando uma opção viável para jogar como jogador alvo no ataque. A Itália fez uma troca directa no ataque com a entrada de Diamanti e colocou Nocerino por De Rossi, para jogar na mesma posição sendo Nocerino um jogador que gosta de chegar a zonas mais ofensivas com mais frequência que De Rossi. Já perto do fim, entra Maggio por Abate, um lateral mais ofensivo que está habituado a jogar em sistemas tácticos com 3 centrais. A Inglaterra criou um par de boas oportunidades mas a Itália esteve sempre mais perto de chegar à vantagem.

Prolongamento 
A Itália com Nocerino em campo, passa a jogar numa espécie de 1-4-4-2 clássico com Montolivo a descer muitas vezes para o lado de Pirlo e Nocerino a jogar bem aberto na esquerda. Arriscavam cada vez menos, sendo que em processo defensivo desciam bastante as suas linhas assegurando uma estrutura sólida no seu meio campo defensivo. Ainda assim estiveram durante a maior parte do tempo com a bola em sua posse e foram claramente a equipa que mais procurou o golo, com a Inglaterra a mostrar-se contente em chegar ao fim do prolongamento em igualdade.

Penaltis
1 - Balotelli remata para o lado esquerdo com Joe Hart a não chegar à bola.
1 - Gerrard remata para o lado esquerdo com Buffon a não chegar à bola.
2 - Montolivo remata para o lado esquerdo com a bola a passar ao lado do poste.
2 - Rooney remata para o lado esquerdo com Buffon a cair para o lado contrário.
3 - Pirlo remata picado para o meio com Joe Hart a cair para o lado esquerdo.
3 - Young remata à trave com Buffon a cair para o lado direito.
4 - Nocerino remata para o lado esquerdo com Joe Hart a cair para o lado contrário.
4 - Ashley Cole remata para o lado direito com Buffon a defender a bola.
5 - Diamanti remata para o meio com Joe Hart a cair para o lado direito.

Jogadores-Chave
Na Inglaterra, não houve grandes destaques, com os centrais a fazerem uma exibição muito segura.
Na Itália, Pirlo foi o jogador mais influente nas acções ofensivas com todo o jogo a passar por ele.

Golos
(Não houve).

Substituições
60' - Entra Andy Carroll para o lugar de Danny Welbeck. Troca directa.
61' - Entra Theo Walcott para o lugar de James Milner. Troca directa.
78' - Entra Alessandro Diamanti para o lugar de Antonio Cassano. Troca directa. 
80' - Entra Antonio Nocerino para o lugar de Daniele De Rossi. Troca directa.
90'+1 - Entra Christian Maggio para o lugar de Ignazio Abate. Troca directa.
94' - Entra Jordan Henderson para o lugar de Scott Parker. Henderson passa a jogar do lado direito do centro do meio campo e Gerrard passa para o lado esquerdo.

Inglaterra
1 – Joe Hart
2 – Glen Johnson
3 – Ashley Cole
4 – Steven Gerrard
6 – John Terry
10 – Wayne Rooney
11 – Ashley Young
15 – Joleon Lescott
16 – James Milner (7 – Theo Walcott)
17 – Scott Parker (8 – Jordan Henderson)
22 – Danny Welbeck (9 – Andy Carroll)
Treinador: Roy Hodgson

Itália
1 – Gianluigi Buffon
6 – Federico Balzaretti
7 – Ignazio Abate (2 – Christian Maggio)
8 – Claudio Marchisio
9 – Mario Balotelli
10 – Antonio Cassano (22 – Alessandro Diamanti)
15 – Andrea Barzagli
16 – Daniele De Rossi (23 – Antonio Nocerino)
18 – Riccardo Montolivo
21 – Andrea Pirlo
Treinador: Cesare Prandelli

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Cartões Amarelos: Andrea Barzagli (82') e Christian Maggio (94').

Assistência: 64340 (Olimpiyskyi National Sports Complex - Ucrânia)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário