sábado, 23 de junho de 2012

Euro 2012 - Espanha x França (Quartos-de-Final)

1ª Parte
A Espanha, jogando em ataque posicional, gozou de um domínio de jogo durante toda a primeira parte, com os jogadores a mostrarem grande mobilidade, principalmente os médios centro e os extremos, a mudarem constantemente de posição de forma a dar sempre a melhor solução de passe ao colega e para abrir novos espaços para serem aproveitados por outros jogadores. Durante a manutenção da posse da bola, aproveitaram muitas vezes a capacidade de passe longo de Xabi Alonso para virar o centro do jogo para o corredor lateral contrário onde aparecia sempre o lateral Arbeloa ou Alba (dependendo do lado) sozinho sem nenhum jogador adversário num raio de 10 metros. Sem bola, foram sempre muito assertivos, com um ou dois jogadores na pressão ao portador da bola e com a preocupação de cortar as linhas de passe para precipitar um mau passe.
A França está habituada a jogar em ataque posicional, com o envolvimento de vários jogadores na troca de bola mas a acção defensiva dos adversários não possibilitaram que esse estilo de jogo fosse praticado e as suas acções ofensivas resumiram-se a ataques rápidos e contra-ataques. À parte de todos os problemas de balneário que possam ter acontecido, a verdade é que a França entrou em jogo com um onze mais defensivo que o habitual, talvez já prevendo que seria muito complicado jogar de igual para igual. Ainda assim, notou-se que em posse da bola, mostravam um posicionamento de uma equipa que joga em ataque posicional, com os centrais bem abertos no campo e os laterais a subirem ligeiramente. Sem bola, viram-se obrigados a defender no seu próprio meio campo, com Cabaye e Malouda a terem muitas dificuldades em pressionar os médios adversários.

2ª Parte 
Com a incapacidade da França criar perigo, Laurent Blanc colocou Ménez e Nasri em campo, com o primeiro a entrar por Debuchy, um lateral que jogou a extremo e Nasri entrou por Malouda, dando mais criatividade e pendor ofensivo ao meio campo Francês. A França ganhou uma maior capacidade para manter a bola e ganhou algum controlo do jogo, chegando mais vezes ao último terço ainda que criando poucas situações de perigo. A Espanha colocou Pedro na esquerda, dando mais verticalidade a esse corredor lateral e minutos mais tarde colocou Fernando Torres na frente de ataque, renunciando assim a um jogo de posse em detrimento de mais objectividade no ataque. A França foi subindo no jogo e aos 79' colocam mais um atacante em jogo, começando a procurar mais o jogo directo para o último terço, não trazendo grandes vantagens. O segundo golo nasceu de uma bola colocada em profundidade para Pedro, que ganha um penalti.

Jogadores-Chave
Na Espanha, Xabi Alonso foi o homem do jogo com os dois golos marcados e uma grande influência na circulação da bola.
Na França, Benzema foi o jogador mais influente no ataque, criando praticamente sozinho algumas situações de perigo.

Golos
19' - Iniesta desmarca Alba no corredor lateral esquerdo que ganha a linha de fundo e cruza ao segundo poste onde Xabi Alonso aparece no espaço vazio a cabecear para o golo.
91' - Xabi Alonso marca o penalti para o lado esquerdo com Lloris a cair para o lado contrário.

Substituições
64' - Entra Jérémy Menez para o lugar de Mathieu Debuchy. Troca directa.
65' - Entra Samir Nasri para o lugar de Florent Malouda. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Nasri na posição dez e Cabaye a médio defensivo com M'Vila.
65' - Entra Pedro Rodríguez para o lugar de David Silva. Pedro passa para extremo esquerdo e Iniesta para extremo direito.
67' - Entra Fernando Torres para o lugar de Cesc Fàbregas. Troca directa.
79' - Entra Olivier Giroud para o lugar de Yann M'Vila. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Giroud a jogar a ponta de lança ao lado de Benzema.
84' - Entra Santi Cazorla para o lugar de Andrés Iniesta. Troca directa.

Espanha
1 - Iker Casillas
3 - Gerard Piqué
6 - Andrés Iniesta (20 - Santi Cazorla)
8 -  Xavi
10 - Cesc Fàbregas (9 - Fernando Torres)
14 - Xabi Alonso
15 - Sergio Ramos
16 - Sergio Busquets
17 - Álvaro Arbeloa
18 - Jordi Alba
21 - David Silva (7 - Pedro Rodríguez)

França
1 - Hugo Lloris
2 - Mathieu Debuchy (14 - Jérémy Menez)
4 - Adil Rami
6 - Yohan Cabaye
7 - Franck Ribéry
10 - Karim Benzema
13 - Anthony Réveillère
15 - Florent Malouda (11 - Samir Nasri)
17 - Yann M'Vila (9 - Olivier Giroud)
21 - Laurent Koscielny
22 - Gaël Clichy

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Cartões Amarelos: Sergio Ramos (31'), Yohan Cabaye (42') e Jérémy Menez (76').

Assistência: 47000 (Donbass Arena - Ucrânia)

Clima: Céu pouco nublado (26ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário