quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jogos Olímpicos 2012 (Feminino) (Grupo G) - E.U.A. x França (1ª Jornada)

1ª Parte
Os Estados Unidos entraram muito pressionantes na fase defensiva, nunca dando espaços à portadora da bola adversária. Com bola, foram bastante objectivas, direccionando sempre o jogo para a baliza adversária o mais depressa possível. O contra-ataque e o ataque rápido eram os métodos de jogo ofensivos predominantes, com a bolas a serem muitas vezes colocadas directamente nas duas pontas de lança, procurando o poder físico de Wambach ou a velocidade de Alex Morgan. As médias alas ficaram muitas vezes encarregues de transportar a bola para a frente ou de dar linhas de passe seguras nos corredores laterais em zonas avançadas.
A França mostrou-se muito forte defensivamente, com uma pressão muito assertiva sobre a portadora da bola (excepto às centrais adversárias), principalmente nos corredores laterais onde criavam sempre superioridade numérica com a lateral, extremo e média interior do lado da bola a tentarem tirar tempo e espaço de acção à adversária. Em termos posicionais, foram muito eficientes na ocupação do espaço a nível defensivo. Com bola, jogaram em ataque posicional, trocando a bola em segurança apesar da dificuldade oferecida pela acção defensiva das adversárias.

2ª Parte
A única equipa a fazer alterações ao intervalo foi a França e apesar de manter o mesmo sistema táctico, a entrada de Le Sommer para a posição de extremo esquerdo fez com que a equipa ganhasse mais potencial ofensivo (é uma extremo que gosta de aparecer em zonas de finalização) mas perdeu alguma consistência defensiva. Esse foi aliás um aspecto visível em ambas as equipas que com o decorrer do jogo, foram mostrando menos assertividade nas acções defensivas de pressão, com a França a mostrar uma maior diferença a este nível. Com as jogadoras dos Estados Unidos a terem mais espaços para jogar, conseguiram assumir um controlo cada vez maior do jogo. Curiosamente, foi pelos corredores laterais que os Estados Unidos conseguiram chegar aos golos, zonas do campo em que a França esteve muito forte defensivamente na 1ª parte.

Jogadoras-Chave
Nos Estados Unidos, Morgan foi extremamente eficaz e mereceu os dois golos.
Na França, a velocidade de Thomis era uma solução muito procurada pela equipa em termos ofensivo.

Golos
12' - Thiney recupera uma bola a meio do meio campo ofensivo e avança para a entrada da área rematando cruzado, próximo do ângulo, não dando hipótese de defesa.
14' - Depois de uma série de ressaltos dentro da grande área, a bola sobra para Delie que remata forte para o golo.
19' - Canto marcado do lado esquerdo por Rapinoe ao segundo poste onde Wambach salta mais alto que a defesa adversária e cabeceia para o poste mais distante, fazendo o golo.
32' - Hope Solo bate directamente para as pontas de lança, Wambach não chega à bola e esta sobra para Morgan que isolada bate a bola por cima da guarda-redes, fazendo assim o golo.
56' - Rapinou leva a bola pelo lado direito, passa para o meio onde Lloyd, à entrada da área, remata cruzado a meia altura fazendo o golo.
66' - Heath recebe a bola sozinha no corredor esquerdo, entra na grande área e depois de ganhar a linha de fundo, cruza rasteiro ao segundo poste onde Morgan só tem de encostar para o golo.

Substituições
17' - Entra Carli Lloyd para o lugar de Shannon Boxx. Troca directa com Boxx a sair lesionada.
Int - Entra Laura Georges para o lugar de Ophélie Meilleroux. Troca directa.
Int - Entra Eugénie Le Sommer para o lugar de Louisa Necib. Le Sommer fica a extremo esquerdo e Thiney vai para a posição dez.
71' - Entra Sandrine Soubeyrand para o lugar de Camille Abily. Troca directa.
74' - Entra Amy Rodriguez para o lugar de Alex Morgan. Troca directa.
84' - Entra Sydney Leroux para o lugar de Megan Rapinou. Troca directa.


Árbitra: Sachiko Yamagishi (Japão)

Assistência: Desconhecido (Hampden Park)

Clima: Céu limpo (19ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário