quarta-feira, 11 de julho de 2012

Europeu Feminino Sub-19 2012 - Espanha x Portugal (Meia-Final)

1ª Parte
O estilo de jogo de Espanha é fiel à cultura do seu futebol, jogando sempre em ataque posicional e com uma grande facilidade na manutenção da posse da bola, jogando a toda a largura do campo rodando o jogo através de jogo apoiado. As laterais não subiam tanto quanto podiam e a largura era assegurada pelas extremos que partiam sempre da linha para o meio, muitas vezes sem bola para poderem abrir espaços para serem explorados por outras jogadoras. As extremos trocavam de lado frequentemente com ambas a mostrarem-se confortáveis a jogar do lado esquerdo. A ponta de lança Torrecilla descia frequentemente no terreno para vir buscar a bola com Calderón a aproveitar muito bem o espaço deixado vazio. Sem bola mostraram sempre uma pressão muito alta, não dando espaço à portadora da bola adversária, sempre com o objectivo de recuperar a bola o mais depressa e o mais à frente possível.
Portugal não teve quaisquer problemas em dar a iniciativa de jogo à Espanha, tendo perfeita noção do adversário que tinham pela frente. Em organização defensiva, todas as jogadoras defendiam no próprio meio campo, preocupando-se em não dar espaço às adversárias no corredor central. Quanto mais desciam no terreno mais se mostravam assertivas na pressão sobre a bola, sendo que esta pressão era mais visível nos corredores laterais, para onde as jogadoras tentavam direccionar o jogo adversário. Com bola, houve uma aposta clara no contra-ataque com o objectivo principal a ser servir a Mélissa, com esta a servir de imediato umas das extremos que tentavam aparecer nas costas da defesa adversária.

2ª Parte
Não houve alterações nos sistemas tácticos de ambas as equipas mas a Espanha ia subindo mais no terreno, tentando explorar mais as bolas colocadas nas costas da defesa para a entrada das três jogadoras mais avançadas. Na primeira substituição houve a entrada já esperada de Diana Silva para dar mais velocidade ao ataque de forma a explorar a natural subida no terreno da Espanha que tentava evitar o desempate nas grandes penalidades. A Espanha troca de ponta de lança apesar de a primeira se manter em campo numa posição mais recuada, uma clara intenção de tornar a equipa mais ofensiva. Por volta do minuto 80, Fátima Pinto refresca o meio campo que estava a ter um papel fundamental e muito desgastante na missão de fechar os espaços às adversárias e do lado da Espanha, Carreño entra para o lado direito da defesa, numa substituição inteligente com vista a refrescar também o lado direito onde Jéssica vinha ameaçando em algumas situações através de lances individuais. Já perto do fim, Stefanie Barcelos tem como prémio os seus primeiros minutos na competição e López entra para reforçar defensivamente a equipa espanhola, numa substituição que serviu também para queimar algum tempo. A Espanha teve durante todo o jogo o domínio da bola e criou muitas situações de perigo, apesar disso, Portugal conseguiu através de uma boa organização defensiva limitar tanto quanto possível a acção ofensiva da Espanha, nunca abdicando das suas acções ofensivas sendo que na fase final do jogo conseguiram algumas boas oportunidades de fazer uma surpresa na competição.

Jogadoras-Chave
Na Espanha, as extremos Sampedro e Putellas fizeram uma grande exibição, sendo as principais armas ofensivas da Espanha com a primeira em lances individuais e a segunda ao nível do passe e exploração dos espaços.
Na equipa de Portugal, apesar de ter havido várias exibições de destaque, principalmente a nível defensivo, Bárbara Santos tem de ser considerada uma das melhores jogadoras em campo fazendo várias defesas de grande nível e segurando o empate quase até ao fim do jogo.

Golos
87' - À entrada da área, do lado esquerdo, Sampedro faz um passe de ruptura para Putellas que ganha a linha e cruza rasteiro para a pequena área onde Pinel aparece sozinha a encostar para a baliza.

Substituições
55' - Entra Diana Silva para o lugar de Micas. Jéssica passa a jogar a extremo esquerdo e Diana a extremo direito.
67' - Entra Raquel Pinel para o lugar de Marina García. Torrecilla passa para o meio campo com Pinel a jogar a ponta de lança.
78' - Entra Fátima Pinto para o lugar de Rita Fontemanha. Troca directa.
81' - Entra Raquel Carreño para o lugar de Gema Gilli. Troyano passa para o meio campo com Carreño a jogar a lateral direita.
92' - Entra Stefanie Barcelos para o lugar de Mariane Amaro. Troca directa.
92' - Entra Paula López para o lugar de Nagore Calderón. Entra mais uma defesa para os instantes finais.

Árbitra: Riem Hussein (Alemanha)

Cartões Amarelos: Mónica Mendes (16'), Matilde Fidalgo (45'+2), Ana Troyano (77') e Amanda Sampedro (94').

Assistência: Desconhecido (Mardan Sport Complex - Turquia)

Clima: Céu limpo (30ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário